junho 05, 2025

RUAS DE PEDRAS POLIDAS





No domingo passado, durante a 16a Jornada Maçônica de Santos fui presenteado com vários livros, o melhor presente que um estudioso pode receber.
Um deles, interessantíssimo, foi uma cortesia do irmão e editor Cléber Bortolomasi, intitulado "Ruas de Pedras Polidas". É um livro com as biografias dos ilustres maçons, dos séculos 18 a 20, que contribuiram com a Ordem e a sociedade e dão nomes às ruas de Santos e região, e na verdade em todo o Brasil.
Os textos, bem documentados e redigidos, são de autoria de diversos membros da ARLS Amigos da Verdade.
Entre as inúmeras biografias e curiosidades estão personagens como Afonso Pena, Benjamin Constant, Carlos Gomes, Ruy Barbosa, Vicente de Carvalho e muitos outros.
Um livro delicioso de ler e com ele aprender. Muito obrigado.

TRAÇANDO PARALELO - Newton Agrella



A originalidade é uma expressão única e singular da capacidade humana de tornar absolutamente autêntica sua engenhosidade e seu processo de criatividade.

Particularmente no campo das Artes, da Música e da Literatura essa condição se torna evidente quando provoca reações que podem variar de humor conforme o perfil de seu ineditismo.

A originalidade está implicitamente associada ao modo de expressar-se, mas sobretudo à forma independente e individual de expor uma pintura, uma escultura, uma música ou uma obra literária. 

Ela se substancia a partir do momento que consiga traduzir "legitimamente" um novo conceito ou uma nova ideia que impacte o espectador, o ouvinte ou o leitor, e cuja essência seja capaz de convencê-los disso.

A originalidade remete-nos desde os textos bíblicos, quando a mesma se manifestava como inequívoco qualificativo do Pecado.

Sim, o Pecado Original, no universo cristão, dá conta sobre a autenticidade da imperfeição humana.

De qualquer forma é uma propriedade que traz consigo o caráter de ser genuína, inimitada e inteiramente própria em sua compleição.

No que diz respeito às peças literárias, o que mais se vê no dia a dia é o famoso "chupa e cola" ; 

Pois é, esse tal do "chupa e cola" ou a  desaforada "não citação de fontes e autores" de que se valem muitos dos que se atrevem a mergulhar no terreno da escrita são extremamente prejudiciais à saúde cultural.

Por mais infame que possa parecer, no ambiente maçônico é algo um tanto rotineiro, aventureiros travestidos de escritores procederem cópias fiéis de inúmeros textos, sem ao menos se preocuparem em dar um mínimo de caráter pessoal aos mesmos.

Imprescindível lembrar, que além de  indevido, este tipo de expediente em nada contribui para um suposto desenvolvimento intelectual do "pseudoautor".

Ainda no que tange à natureza da originalidade, espera-se de um artista, músico, escultor ou escritor  um mínimo de esforço, discernimento, reflexão e arbítrio para elaborar sua obra na esfera de sua verdadeira capacidade intelectual.

O pensamento e o raciocínio são os agentes transmissores desse exercício, os quais encerram em sí um caráter incomparável.

No que contempla a originalidade no campo literário, o texto deve possuir um mérito dialético e argumentativo, alicerçado antes de mais nada, pela ética, como diretriz pelos princípios que motivam e disciplinam o comportamento humano,   manifestando o respeito da essência das normas e valores, atinentes a qualquer realidade social.



OFÍCIO MAÇÔNICO E ORDEM MAÇÔNICA - Almir Sant’Anna Cruz


No Reino Unido utiliza-se até os nossos dias o termo Craft Masonry (Ofício Maçônico), que lembra as corporações de ofício medievais, da Maçonaria Operativa. 

Quando a Maçonaria foi introduzida na França, o termo Craft, ofício, corporação, embora honorável, foi considerada excessivamente plebeia e passou-se a utilizar o termo “Ordem”, considerada mais apropriada ao caráter aristocrático que ela assumiu, que poderia se referir tanto às Ordens do Rei, quanto às Ordens religiosas, ou às Ordens profissionais, como a dos Advogados. 

O termo “Ordem” dava à Maçonaria um prestígio maior que o termo Craft, sendo desta mesma época o costume de todos portarem espadas em Loja, privilégio dos nobres, mas que em Loja igualava o nobre ao plebeu.

Do livro Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores Interessados no livro contatar o irmão Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

junho 04, 2025

O DOM DA VIDA - Heitor Rodrigues Freire

 


Aprendi que a criação de Deus é uma dádiva que deve ser glorificada para sempre, pois representa o pensamento Dele em relação a tudo o que criou. E a maior bênção, sem dúvida, é a criação do ser humano à sua imagem e semelhança, para que seja um elemento útil no trabalho cósmico a ele destinado.

Assim, a nossa encarnação é um fato divino que deve merecer gratidão eterna por parte de cada um de nós. Não somos apenas o resultado de um espermatozóide que fecundou um óvulo, ao acaso. Somos mais do que isso; somos seres imaginados por Deus, ou seja, somos um projeto divino.

Daí a necessidade do despertar da consciência para essa realidade, e a partir daí contribuirmos efetivamente com a nossa inteligência e vontade para a evolução da humanidade. No universo nada é de graça; toda concessão implica uma retribuição. O privilégio de existir exige uma contrapartida que se realiza pelo trabalho. A lei de Deus é a Lei do Trabalho que se manifesta em todo o universo e por toda a eternidade.

O dom da vida é o bem mais precioso que Deus nos concedeu. E esse dom não se esgota no tempo e no espaço. Pelo contrário, é ad aeternum, para toda a eternidade, e é também a mais clara demonstração do amor que Ele tem por todas as suas criaturas.

O dom da vida não se manifesta por acaso. Ao nos dar a vida, Ele também nos conferiu uma individualidade que caracteriza o nosso ser por toda a eternidade.

Ao entender essa condição única, cada um de nós dentro da sua idiossincrasia deve manifestar a mais profunda gratidão por esse fato. Somos únicos. A nossa existência se realiza por fases, em que nascemos e renascemos infinitamente.

Todos somos destinados a morrer. Uns mais cedo, outros mais tarde. Alguns de uma maneira, outros de outra.  Mas o meio é o mesmo: a morte não significa o fim. É a forma de mudarmos de status, de encarnados para não encarnados. Mas sempre vivos. Porque a vida não se restringe ao tempo em que vivemos neste belo planeta azul.

Quando se compreende isso, ocorre uma sensação de leveza, de paz, de alegria, de entendimento, de libertação.

Em geral, a humanidade não se dá conta disso. E esse desconhecimento é que acaba gerando todas as disputas em que o ser humano está envolvido desde o princípio dos tempos. Na realidade, somos todos parte do mesmo corpo cósmico universal. Tudo o que acontece em qualquer parte influencia o restante.

Nós não recebemos um manual com as informações de uso para orientarmos nossa vida. Mas ao longo da existência vamos aprendendo e evoluindo na senda do progresso. Na realidade, todos temos inscrita em nossos corações toda a orientação necessária para isso. Temos que saber buscar. Entendo que três características são indispensáveis: a fé, a gratidão e a integridade. Naturalmente permeadas pelo amor.

Deus nos dotou, a todos, de um atributo intrínseco, infinito e eterno: a fé. A fé não pode ser confundida com crença. Fé é fidelidade. A fé liberta, a crença fixa, prende. Outro atributo da fé é que ela é pessoal, individual. A fé revitaliza o ser humano.

A gratidão é uma característica que, infelizmente, está longe do procedimento do ser humano. O que mais se observa hoje, em todas as atividades, é a ingratidão. A gratidão deve ser cultivada desde o berço. E desenvolvida com a prática constante.

A integridade, então, neste mundo em que as atitudes são permeadas pelo interesse, em que tudo o que se faz é em função do imediatismo, é um produto em falta. A integridade requer consciência plena do compromisso assumido com Deus.

A fé, a gratidão e a integridade acabam ensejando outros princípios que, naturalmente, se inserem na vida das pessoas, como a alegria de viver e a determinação na busca da realização dos objetivos, criando uma atitude positiva, escolhendo pensamentos e sentimentos que serão úteis à transformação de cada um.

Isso tudo me levou a uma mensagem do espírito Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, que diz assim: 

 "Nasceste no lar que precisavas, vestiste o corpo físico que merecias, moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades; nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas. Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização". 

É isso.

O PELICANO - Carlos Armando Molinaria



Examinando as páginas do Grande Dicionário Enciclopédico da Maçonaria de Nicola Aslan, vamos encontrar a seguinte descrição sobre o Pelicano: "símbolo maçônico representado pelo pelicano derramando sangue pelos seus filhotes a que foi adotado pela maçonaria, na antiga arte cristã, o Pelicano era considerado emblema do salvador".

Este simbolismo tem por base uma antiga superstição, cuja falsidade foi demonstrada, mas, enquanto se acreditava nela, o Pelicano foi adotado como símbolo do Cristo, derramando o seu sangue pela Igreja e pela Humanidade.

A esta interpretação teológica, os místicos aplicaram, porém, outro significado, considerando o Pelicano como símbolo do próprio sacrifício, indicando que na medida em que damos, nossas posses, as nossas aquisições intelectuais, as nossas habilidades, alimentamos a nossa vida, desenvolvemos o nosso caráter e a nossa personalidade, sendo que, à medida que os anos passam, o nosso sacrifício se reflete em boas ações que perduram além da nossa vida, como que lembrando os sacrifícios que fizemos.

Entre os alquimistas, o Pelicano foi um utensílio que utilizaram para suas operações, e um símbolo.

Tratava-se de um alambique de vidro circular, de uma só peça, com o bojo encimado por um capitel tubulado, do qual partiam dois tubos opostos e encurvados, formando asa.

Estes tubos voltavam a entrar lateralmente no bojo, de modo que o líquido destilado recaía constantemente dentro dele. Não se sabe bem se o nome de Pelicano foi aplicado pelos alquimistas ao aparelho por causa de sua forma que se parecia com esta ave, ou pela função do aparelho, destinado a alimentar constantemente e manter a vida, com o produto de suas entranhas, o "franguinho" do alquimista, ou seja, a "obra" que ele procurava realizar.

Nas várias fases por que passava a grande "obra", a matéria tomava diferentes cores, tornando-se sucessivamente preta, branca, verde, amarela, arco-íris etc., simples transições entre as cores principais. Estas tinham os seus símbolos: o preto simbolizava um cadáver, um esqueleto, um corvo etc. o branco geralmente por um cisne; o vermelho, a rubificação, como o chamavam, por uma fênix, um Pelicano ou um jovem rei coroado encerrado no Ovo Filosófico.

O Pelicano é sempre representado quando se abre as suas entranhas para alimentar seus filhotes, sempre em números considerados sagrados: 3-5-7. A Maçonaria vê no Pelicano o DEUS alimentando o seu Cosmos com a própria substância.

Por isso na Joia dos Cavaleiros "Rosa-Cruzes" o Pelicano é visto embaixo da rosa-cruz e do compasso, que apoia as suas pontas sobre o quarto círculo que sustenta o seu ninho.

No simbolismo maçônico, o Pelicano é o emblema mais característico da caridade.

É como tirar de suas entranhas o alimento de seus filhotes. Muitos veem no Pelicano o mais lindo símbolo do amor materno.

Entre os antigos Egípcios, o Pelicano era tido como ave sagrada, era um emissário do Espírito Santo, porque apresentava certas qualidades que faziam com que os nativos de então se surpreendessem pelos esplendores da ave.

O Espírito Santo bafejava sobre o povo, assim como a pomba nos evangelhos representa o Espírito Santo, tal como naquela passagem quando Cristo foi batizado nas águas do Rio Jordão. Saindo das águas, o céu se abriu e desceu o Espírito Santo na forma de uma pomba.

Seria Lenda?

Superstição?

Seria Verdade?

Não podemos questionar. 

E isso porque o pássaro era o símbolo da maternidade mais augusta, da maternidade elevada ao seu grau máximo.

Então, o Pelicano possui uma espécie de bolsa, logo depois do bico, descendo para o papo. E, na forma de regurgitação, deposita ali os alimentos para os filhos. Quando necessitando desse trabalho, enfiava o bico pela bolsa e retirava o alimento que ali estava, servindo assim seus próprios filhos.

A ave procedia dessa forma para a manutenção dos filhotes, mas acreditavam piamente, os daquela época, que o Pelicano arrancava parte do próprio corpo para alimentar a prole, ou extraísse o próprio sangue que alimentava os rebentos.

O Pelicano não serve de sua carne, não serve de seu sangue para alimentar os filhotes, pelo processo que era vedado aos primitivos notarem, devido à distância em que ficavam. E a semelhança ficou, o símbolo permaneceu.

E o Pelicano é para nós, realmente o emblema mais extraordinário de nossa própria Ordem, quando a mãe comum realiza todos os sacrifícios para amparar os filhos, para alimentar seus rebentos para propagar a própria espécie.

Não estranha, pois, que a Maçonaria dos Altos Graus, tenha adotado este símbolo do Pelicano para o Grau de Cavaleiro Rosa Cruz, 18, grau alquímico por excelência e eminentemente cristão, fazendo-o, outrossim, o símbolo do amor paterno e materno.



junho 03, 2025

MACONARIA DIA A DIA EM POESIA - Adilson Zotovici


   
 Tive o privilégio, neste domingo, durante a Jornada Maçônica de Santos, de receber um dps primeiros exemplares do novo livro do maior poeta da maçonaria brasileira, Adilson Zotovici, intitulado Maçonaria dia a dia em poesia. Este blog posta poemas do mestre todos os domingos. A capa é uma obra prima criada por sua filha, arquiteta, que lembra as telas do artista francês Marcel Duchamp. Coube-me ainda a honra de redigir o prefácio desta notável obra, que reproduzo abaixo.
Os interessados na excepcional obra podem me contatar, que transmitirei ao poeta.

PREFÁCIO PARA ADILSON ZOTOVICI

soneto é uma forma poéticas clássica e amada da literatura. Foi criado pelo poeta italiano Giacomo da Lentini, no século XIII, caiu nas graças do grande poeta e humanista Francesco Petrarca e ganhou popularidade entre como uma forma literária elegante e profunda. O nome vem do italiano sonetto, que significa "pequeno som" ao referir-se ao ritmo e à sonoridade produzida pelos versos rimados.

Soneto é um poema de forma fixa composto por catorze versos, sendo dois quartetos, um conjunto de quatro versos e finalizado com dois tercetos, conjunto de três versos, com diversas possibilidades de métrica, oferecendo uma harmonia agradável. Ele se caracteriza por sua estrutura rígida e sua capacidade de explorar temas complexos, como o amor, a morte e a natureza, em uma forma breve e rítmica. Os sonetos clássicos apresentam versos decassílabos (10 sílabas poéticas) ou alexandrinos (12 sílabas poéticas). Mas a criatividade dos poetas permite compor sonetos com outro tipo de metrificação.

O maior expoente e divulgador do soneto na Itália, foi poeta e humanista Francesco Petrarca que viveu no século 14, e que deu a essa forma poética a estrutura rígida que conhecemos hoje. Petrarca escreveu centenas de sonetos dedicados ao seu amor platônico, Laura, explorando temas de amor idealizado e inatingível. Outras grandes expressões foram o vate português Luiz Vaz de Camões e o inglês William Shakespeare. Embora pareça simples é uma composição bastante complexa, que foi utilizada pelos maiores poetas do mundo. Olavo Bilac e Vinicius de Moraes são grandes expoentes deste tipo de poema no Brasil.

O irmão e confrade Adilson Zotovici inovou neste tipo de poema enquadrando temas maçônicos em sonetos, com um extraordinário domínio de vocabulário e métrica, o que o coloca, sem dúvida, entre os maiores, senão o maior poeta da maçonaria em nossas plagas. Imaginação fertilíssima, publica pelo menos dois sonetos todas as quartas-feiras, que são lidos nos grupos de maçonaria de todo o país.

Este é o seu sexto livro, o que configura uma obra de grande expressão e qualidade que enriquece a maçonaria, a literatura brasileira e as academias às quais pertence, com todos os méritos. Mais do que comentar é fundamental ler, e saborear o ritmo, as rimas, a construção vocabular e linguística que define um poeta, assim como canta Florbela Espanca e se aplica perfeitamente a Zotovici.

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

Michael Winetzki


O QUE É O MAL PARA A MAÇONARIA? - Sérgio Quirino Guimarães


 

Inicio este artigo com a seguinte provocação: não existe o bom Maçom!

Isso porque, simplesmente, não há a possibilidade do mau Maçom. Bom e Mau são adjetivos que não cabem no que representa a condição de ser Maçom.

Assim como toda água é molhada e todo fogo é quente, os adjetivos que cabem ao Maçom são intrinsecos. Por ser Maçom, ele é honesto. Não! Por ser honesto, ele foi convidado para participar da Maçonaria.

Por outro lado, o MAL e o BEM "existem" na Maçonaria. Não em concepções religiosas, mas no que é mais sagrado para nós, na Moral e na Ética.

Não podemos dizer que desconhecemos a origem do Mal, pois ele é apenas o lado fraco da natureza humana, manifestado em tudo aquilo que não é desejável ou que deve ser combatido. O Mal é o próprio vício, em oposição à virtude. Por isso, um deve estar em masmorras, e o outro, em templos.

O filósofo alemão Immanuel Kant ensinava que o ser humano teria uma PROPENSÃO para o mal, apesar de ter uma DISPOSIÇÃO original para o bem. Assim, nos reunimos em Templos para por um freio salutar a tal propensão.

E quando o Mal é mais perceptivo entre nós? Quando há disputas eleitorais! Em todos os níveis, Irmãos entram em atrito com outros por conta de cargos em Loja. Lojas que "racham" após a eleição para VM e Potências Maçõnicas que surgiram por ações jurídicas em pleitos gerais.

O estudo acadêmico sobre o mal chama-se Ponerologia, que vem do grego "poneros", cujas possibilidades linguisticas originam, remetem e coadunam com diversos substantivos, verbos e advérbios, tais como: doloroso, calamitoso, doente, cruel, malicia, culpa, o diabo e os pecadores.

Desse modo, como Maçons Especulativos, quais pensamentos lhes vem à mente por essas palavras? Devemos, pois, nos conscientizar de nossas próprias fraquezas, e a principal delas é a vaidade. O Mal existe por toda parte, com suas atrações e a tentação do falso brilho das coisas.

A ganância, a inveja, a mentira, a soberba, as calúnias e a ambição mancham tronos e altares, corrompem Lojas e Potências, contaminam todos aqueles que sacrificam seus nomes e sua dignidade em razão do apetite pela vida material.

Isso, porém, é um processo salutar de aprendizado tanto para os protagonistas quanto para os coadjuvantes, bem como para aqueles que acompanham de maneira serena o desenrolar da instrução.

O Livro da Lei ensina que "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30:5). E qual deve ser nossa atitude com este "Mal"?

Nenhuma! O enforcado procura sua própria corda! O mal é apenas o lado fraco da natureza humana.

SE VOCÊ, DE FATO, É MAÇOM, TRABALHA PARA E COM O LADO FORTE DE SUA NATUREZA HUMANA, O BEM.




junho 02, 2025

16a JORNADA MAÇÔNICA DE SANTOS



Na manhã de ontem, domingo, tive a grata satisfação de realizar uma palestra na 16a Jornada Maçônica de Santos, promovida pela UNIVEN - União de Veneráveis da Baixada Santista e pela Coligação de Lojas da Baixada Santista, que congrega quase todas as Lojas da vasta região que vai de Bertioga até Itariri. Cerca de 200 irmãos estiveram presentes para ouvir oito excelentes palestras que culminaram com um magnífico almoço.

O meu tema foi "Ética e Moral no dia-a-dia e na maçonaria" e fiz uma leitura dos conceitos desta filosofia desde a Grécia clássica, com Sócrates, Platão e Aristóteles, passando pela Escolástica de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, pela Ética do Estado de Maquiavel até Kant, Sartre e Hanna Arendt, com a sua filosofia da banalização do mal.

A viagem filosófica, com um conteúdo sério mas uma apresentação bem humorada agradou aos espectadores que, para minha honra, aplaudiram em pé.

A organização do evento foi primorosa, desde a sua localização no Palácio Maçônico de Santos com a realização de palestras simultâneas em dois amplos templos; a escolha das palestras, todas de alto nível, o excelente almoço oferecido e a delicadeza de um copo térmico, como brinde, ao final. Tudo sem custo algum para os participantes.



junho 01, 2025

MENTE ABERTA - Newton Agrella




Tudo se torna mais difícil quando nos apoiamos no nosso próprio entendimento.

A autossuficiência humana, por vezes nos leva a um beco sem saída e até mesmo às fronteiras de nossa compreensão.

Isso contudo, não nos impõe que tenhamos que nos entregar ao conformismo, tampouco subjugarmo-nos a  dogmas ou a verdades absolutas, que inapelavelmente fazem com que a nossa capacidade especulativa seja relegada a segundo plano.

Muito pelo contrário, o emblema que a Maçonaria confere quando o Esquadro e o Compasso se encontram  traduzem os seguintes significados, conforme suas disposições sobre o Livro da Lei:

Primeiramente, demonstra em que grau a Loja está trabalhando.

O esquadro sobre o compasso simboliza o predomínio da matéria sobre o espírito. 

Um estágio de aprendizado.

Já no caso do esquadro e compasso entrelaçados, isto revela que matéria e espírito se completam num trabalho de constante evolução intelectual.

E num terceiro estágio, o compasso sobre o esquadro representa a predominância do espírito sobre a matéria, instante em que teoricamente, o maçom predipõe-se à entrega de um profundo exercício especulativo filosófico, baseado na investigação e no estudo do ser humano, da sua existência e da realidade que o cerca. 

Esse estudo ontológico caracteriza-se pela lógica, raciocínio, razão e intelecto, porém dotado de uma aura esotérica, como herança da Maçonaria Operativa que trazia em sua essência fortes influências históricas, religiosas, místicas e lendárias que não podem e nem devem ser desprezadas.

É diante desse esboço que insistir em apoiarmo-nos exclusivamente no nosso entendimento sobre as coisas, torna-nos reféns de nós mesmos, limitando nosso discernimento e nossa linha de ação.

Evoluímos à medida que predispomo-nos a ouvir mais e a prestarmos mais atenção àquilo que está mais distante de nós.

A primazia de nossa evolução está na troca de experiências e de termos a noção inequívoca de que não somos donos de verdade alguma.

Somos sim,  mera projeção do tempo, cuja estética física e mental se molda de acordo com o que somos capazes de esculpir interior e exteriormente.



PARIDADE - Adilson Zotovici




Vê  a fraterna igualdade

Na Sublime Instituição

Qual crê na sua expansão

Que imprime grandiosidade


Cada elo, que cada irmão,

Uma riqueza em verdade

Dado sua diversidade

Presa à mesma Construção


Não há superioridade

De cada cargo ou função

E nem algo que dê razão

Ao amargo da vaidade


Há o leitor voraz que seu bordão

Quem só lhe apraz solenidade

Há o que faz caridade

E quem do Templo manutenção


Ledo engano a sumidade

Ou os que buscam ovação

Que o plano a todos só erudição

Que ofuscam irmão de humildade


A bom muro qual pedra o artesão

Grande ou pequena  há paridade

Por seu talento e propriedade

Mesma obra o intento, a  missão !


maio 31, 2025

AINDA ESTAMOS EM PLENO MAR...- Francisco Feitosa


Sim, passaram-se 137 anos. Tantas lanças quebradas, várias batalhas vencidas, quantas conquistas... E, ainda sim, estamos em pleno mar!

Na voz daquele jovem ardente, no seu grito forte e estridente, ainda hoje, ecoa em nossas mentes, a súplica da conscientização.

Sim, nobre Antônio Frederico, tu que se eternizou como o jovem Castro Alves, e que nos faz contemplar, com suas poesias, as “Espumas Flutuantes”, por vezes ignoradas por seu “Navio Negreiro”. Sim, ilustre “Cantor dos Escravos”, vergonhosamente, confesso: ainda, estamos em pleno mar...

Tais navios não mais trafegam, não mais traficam. Contudo, de seus porões, ainda, ecoa a dor de humanos seres que, por má sorte, nasceram de cor diferente! Diante de tamanha crueldade, percebo o embalar do silêncio, pelo sussurrar do dramaturgo romano Tito Plauto (254-184 a.C.), em sua burlesca comédia Asinária, voltando a nos alertar: “O homem é o lobo do próprio homem!”.

Não vejo cor, não vejo pele, pois te enxergo com olhos da Alma! E, em meio a cegueira da discriminação, tenho orgulho de meu daltonismo espiritual e prefiro te reencontrar em um caloroso abraço, meu Irmão.

A pena, de tão áurea que era, na mão de Isabel, de fato, aboliu no papel o que, ao longo dos tempos a falta de consciência de muitos preferiu ignorar. Hoje, navegamos em mares nem tão revoltos, mas, ainda sim, estamos em pleno mar... 

Contudo, mares revoltos fazem bons marinheiros. E, inspirados por Castro Alves, Ruy Barbosa, Luiz Gama, Rebouças, Patrocínio, Nabuco e Maria Firmina – a primeira escritora negra, essa Áurea Lei saiu do papel e, pouco a pouco, incutiu-se nas mentes de negros e de brancos, gente de boa índole, acelerando o compasso de seus corações, a bombear o mesmo sangue carmesim da liberdade. 

Como escritores, antes de tudo, somos Arautos da Conscientização! Não existem lados, somos todos Um! Embora, vivamos em um dualismo exacerbado, sendo estimulados a nos digladiar, pelo mais banal dos motivos. E assim, seguimos manipulados pelo Sistema, pelo mesmo “Modus Operandi” já usado na Roma Antiga: dividir para governar. Pois é!  

E, até que último distraído transeunte se aperceba, continuaremos a fazer ecoar, em crônicas, poesias e versos, a estridente voz de abolicionistas, pois tais lutas, jamais, foram em vão!

137 anos se passaram, um número tão enigmático, mas, para quem tem olhos de ver, conseguirá enxergar a Unidade, como a Essência Divina a nos convidar a refletir que, antes de tudo, somos todos Um; essa mesma Unidade, por certo, manifesta-se na Trindade, a qual Pitágoras atribui à Perfeição; e o número 7, relacionado ao Sagrado, abre-se em veredas da evolução, através dos mais diversos e misteriosos Setenários. 

Não por um acaso volvi meu olhar para esse tema e me inspirei a escrevê-lo. E, também, não por um acaso, fui inspirado a fazê-lo nesse dia, sob os influxos de mais um 13 de maio, essa tão nobre efeméride. Não obstante, 13 de maio é o dia dedicado à Mãe Divina e, também, não por um acaso, coube a Isabel – a Ísis Bel ou a bela Ísis, libertá-los.

Também, curiosamente, essa data marca o 133º dia do ano e, 133 é o Salmo da Concórdia Universal, “que celebra a beleza e a alegria da união entre irmãos, comparando-a a um óleo perfumado e ao orvalho do monte Hermom, que desce sobre o monte Sião”. Este Salmo assim se inicia: “Oh, quão bom e quão suave é que os Irmãos vivam em união!” 

Sim, apesar de tantas conquistas e realizações, e de não mais estarmos aprisionados a antigas correntes, precisamos, todos nós, produto dessa rica miscigenação que somos, formada por índios, europeus e negros, ainda, libertar as mentes de alguns que, presos às correntes da inconsciência, insistem em navegar com seus “navios negreiros” da prepotência, desfraldando a rota bandeira da intolerância, que tremula envergonhada no mastro da pseudoliberdade, que tanto nos entristece, ao percebermos tamanho desprezo pelo próximo, dividindo-nos em castas, um povo que deveria se orgulhar do privilégio de correr em suas veias o sangue de todas as raças.  

Sim, apesar de todas as conquistas, temos pouco a comemorar, pois, de fato, ainda, estamos em pleno mar...


Escrito em 13/maio/25. Texto apresentado na participação do Grupo Literário Fonte das letras, na 9ª FLAVIR – Feira Literária das Águas Virtuosas – edição São Lourenço, no Espaço Cultural Bavária, em 29/05/25*.

PAINEL - Almir Sant’Anna Cruz


Na Maçonaria Operativa, o que caracterizava as reuniões dos Maçons a céu aberto nos canteiros de obras ou nos barracões, eram os desenhos que se faziam no chão, geralmente das ferramentas, das Colunas e do Pórtico do Templo de Salomão.

Quando da transformação da Maçonaria Operativa em Especulativa, as reuniões passaram a ser feitas em ambientes fechados, geralmente em tavernas, que eram ricas cervejarias dotadas de quartos, cabeleireiros, salões de leitura e de reuniões, e a prática de se desenhar no chão – pelo fato dos desenhos não se apagarem facilmente ou por danificarem o assoalho dos estabelecimentos – foi sendo gradativamente substituída por Painéis de tecido, semelhantes a tapetes, que após o término da sessão eram enrolados e guardados por um dos Irmãos.

Essa alteração caracterizou uma importante evolução, pois além dos Painéis de tecido serem mais práticos, os Símbolos ficavam menos expostos às vistas profanas e, sobretudo, podiam ser desenhados com mais capricho e dentro de princípios estéticos mais bem elaborados, ao menos em relação aos desenhos feitos toscamente no chão.

O segundo passo na evolução dos Painéis, que perdura até os nossos dias, foi adotar quadros para cada Grau, no lugar dos tapetes de tecidos, o que permitiu que alguns Irmãos extravasassem seus dotes artísticos.

Todavia, em 1772, a Grande Loja da Inglaterra idealizou a construção do Freemason’s Hall, um edifício de uso exclusivamente maçônico, concluído em 1776.

Assim, as Lojas Maçônicas passaram a se reunir em ambientes próprios, onde todos os Símbolos representados nos quadros estavam presentes fisicamente, podendo-se dizer que perderam a sua razão de ser.

Perderam, sim, sua função utilitária, mas foram elevados à categoria de Símbolo, representativo do Mestre, que é aquele que deve transmitir aos Aprendizes e Companheiros o significado dos Símbolos dos respectivos Graus, que estão figurados nos Painéis, o Símbolo da Tracing Board (Tábua de Delinear), como é chamado na Maçonaria inglesa, que passamos, no Brasil, a adotar os nomes de Painel e Prancheta, como se fossem dois distintos Símbolos.

Os Painéis são quadros onde estão figurados os principais Símbolos dos respectivos Graus. 

Os Painéis em uso no Brasil são de origem inglesa e francesa, sendo que os de origem inglesa foram elaborados por John Harris, desenhista arquitetônico e pintor de miniaturas inglês para a sua Loja, a Emulation Lodge of Improvement for Master Masons (Loja Emulação de Melhoria para Mestres Maçons), em 1823, que, como o próprio nome indica, é uma Loja de Instrução para o Emulation Ritual (Ritual Emulação), praticado no Grande Oriente do Brasil como sendo Rito de York, que apresenta características semelhantes ao verdadeiro Rito de York Americano, mas muito diferente dos Ritos criados na França. 

Esse conjunto de Painéis ingleses ao serem utilizados por Ritos originários da França, apresentam incongruências irreconciliáveis.

Já os Painéis de origem francesa estão absolutamente em conformidade com a estrutura dos Ritos originários da França.

A utilização de dois Painéis, um de origem inglesa e outro de origem francesa para um mesmo Grau, sob os nomes de Painel Simbólico e Painel Alegorico, é uma invenção brasileira inexistente na Maçonaria Universal. Painel do Grau é um só, o que é exposto na abertura da Loja em cada Grau. 

Os Mestres têm, ou deveriam ter, a obrigação de conhecer o simbolismo de cada elemento figurado nos Painéis, para que possam transmitir com propriedade os ensinamentos aos Aprendizes e Companheiros, como preconizados pela Prancheta, que no verbete próprio, será demonstrado que Painel e Prancheta são dois nomes que se dá a um mesmo Símbolo.


Excertos do *Dicionário de Símbolos Maçônicos: Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Interessados no livro contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

maio 30, 2025

O TRABALHO NA MAÇONARIA - Kennyo Ismail


Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Voltaire, maçom, registrou que “o trabalho nos afasta de três grandes males: o ócio, o vício e a pobreza”. Já na visão de Adam Smith, “onde predomina o capital, o trabalho prevalece”. Essa relação entre homem e trabalho não é apenas suportada pelas Ciências Sociais, mas também pelas ensinamentos judaicos, cristãos e islâmicos: “E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.” (Eclesiastes 3:13); “Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.” (I Coríntios 3:8); “Que trabalhem por isso, os que aspiram lográ-lo!” (Alcorão, 37:61).


Este é um assunto sobre o qual as diferentes vertentes – socialistas ou capitalistas, ateus e crentes – concordam: o homem nasceu para trabalhar e viver dos frutos de seu trabalho. Na Maçonaria não é diferente: uma vez feito maçom, o Aprendiz já é chamado ao trabalho, sendo apresentado a ele suas ferramentas de trabalho.


Porém, um erro que muitos podem cometer ao promover uma abordagem simplista sobre o assunto é pensar que o trabalho dignifica o homem, pois através dele pode-se proporcionar uma vida decente para si e sua família. Tal raciocínio está equivocado, pois, nesse sentido, não seria o trabalho que dignifica o homem, mas o seu resultado: o salário. Cometer esse erro seria desonroso, negligenciando e zombando tanto o homem quanto o seu trabalho, por julgar que o trabalho só tem valor porque gera um salário e que o homem só trabalha para ganhar o seu próprio pagamento.


O trabalho produz mais do que simplesmente o salário do trabalhador. O trabalho gera um produto ou serviço que é demandado por outra pessoa ou pela sociedade. O trabalho gera habilidade e experiência para aquele que o executa. O trabalho cria não apenas relações comerciais, mas também sociais. Trabalho resulta em aprendizagem e conhecimento. Trabalho proporciona prazer quando bem feito. Trabalho estabelece parcerias.


Desse modo, o trabalho mostra que todos nós dependemos uns dos outros, porque um alfaiate não pode fazer um terno sem o agricultor que planta e colhe o algodão, o caminhoneiro que transporta o algodão para a fábrica, o operário da indústria têxtil que o transforma em tecido, o motorista da transportadora que entrega o tecido para o atacadista, e, finalmente, o atacadista que o fornece para o alfaiate. Apenas pelo trabalho de muitos trabalhadores, o alfaiate pôde realizar seu próprio trabalho. E o ciclo de trabalho não para por aí, visto que o terno produzido pelo alfaiate vestirá outro profissional, o qual depende não apenas do alfaiate, mas de muitos outros profissionais para sobreviver e poder desempenhar seu trabalho, do qual outros trabalhadores podem depender, incluindo o alfaiate.


Assim sendo, como pode o salário chamar a atenção quando o trabalho significa algo muito maior e muito mais relevante para a vida de todos os homens de boa vontade? Quando o trabalho cria uma riqueza muito mais valiosa, imensurável em comparação com o salário? Pensando assim, pode-se afirmar que o salário é, talvez, o resultado menos importante do trabalho, servindo apenas como moeda de troca para os produtos e serviços dos trabalhadores – algo necessário entre os homens para tornar o fruto de seus trabalhos mais acessível a todos.


Olhe para si mesmo e veja a imensidão que lhe rodeia. Veja cada objeto, parte e acessório que você está usando. Olhe para o ambiente ao seu redor e tente imaginar quantos trabalhadores de todo o mundo estiveram envolvidos na produção desses utensílios. Olhe para o celular que provavelmente está contigo agora. Imagine a energia que talvez mantém sua lâmpada ou computador ligado. Agora pense nas vastas redes de produção e de transporte e os milhares de trabalhadores envolvidos nelas para permitir que este livro estivesse em suas mãos neste exato momento, sem mencionar as paredes em que talvez se encontre e serviços de água, internet, telefone, etc. Sem dúvida, podemos dizer que milhões de trabalhadores de sua cidade, estado, país e inclusive de outros países estiveram e estão envolvidos na produção dos produtos e serviços que neste momento circundam você.


Às vezes, a pressa da vida diária não nos permite parar por alguns minutos e fazer essa reflexão. Simplesmente olhar ao redor e entender como todos nós somos dependentes do trabalho de inúmeros trabalhadores desconhecidos e sermos gratos a cada um deles.


Um dos principais ensinamentos maçônicos é o de que, para fazer qualquer trabalho, deve-se equilibrar três conceitos arquetípicos diferentes que são potenciais em cada um de nós: sabedoria, força e beleza. Somos ensinados que estes são pré-requisitos para qualquer grande e importante empreitada. Fugir disso pode levar à infeliz tendência de sacrificar um planejamento adequado, o refinamento estético ou a mão de obra adequada em uma tentativa equivocada de ser “prático”. Quando cometemos essa imprudência e erguemos uma estrutura sem a devida força ou beleza, não estamos conservando qualquer coisa de valor, senão sendo contrários aos melhores lições da tradição maçônica.


Pensando em termos individuais, não seria útil ter a vontade e a força para realizar um trabalho se o trabalhador não tem a sabedoria ou as habilidades necessárias para completá-lo. Da mesma forma, se tem a inteligência e a força para trabalhar, mas falta a vontade, significa que nada será feito. E do mesmo modo, é impossível para um trabalhador produzir apenas com a vontade e a inteligência, mas sem a força exigida. Ou seja, é necessário empregar todas essas três qualidades para que um trabalho seja feito de uma forma justa e perfeita. Este é o segredo da perfeição: não está no trabalhador, mas em seu trabalho.


Isso nos leva a uma característica essencial da Ordem Maçônica. Nossa tradição valoriza todas as classes sócio-econômicas e recusa-se a levar em conta a posição profana de um homem, a não ser em termos de seu caráter moral. É fácil de entender a partir desse ensinamento que nossa Ordem ensina a dignidade de todo o trabalho. Em seu clássico trabalho, Moral & Dogma, o célebre filósofo maçônico norte-americano Albert Pike ensina-nos: Que nenhum companheiro imagine que o trabalho dos humildes e sem influência não vale o feito. Não há limite legal para as possíveis influências de uma boa ação ou uma palavra sábia ou um esforço generoso. Nada é muito pequeno. Quem está aberto para a penetração profunda da natureza sabe disso. Embora, na verdade, nenhuma satisfação absoluta poderá ser concedida à filosofia, mais em circunscrever a causa do que em limitar o efeito, o homem de pensamento e de contemplação cai em êxtases insondáveis, tendo em vista todas as decomposições de forças resultantes na unidade. Todos trabalham para todos. (DE HOYOS, Arthuro. Ed. Albert Pike’s Morals and Dogma of the Ancient e Accepted Scottish Rite of Freemasonry: Annotated Edition. Washington, DC: Supreme Council, 2011.)


Não é apenas o seu trabalho que o dignifica, mas o trabalho de todos os homens em todo o mundo que contribui para que você, um indivíduo, possa viver com dignidade. O maçom deve procurar compreender que o que o conecta a todos os homens de boa vontade do mundo é o trabalho digno que cada um realiza. Trabalho esse que, direta ou indiretamente, afeta todos os outros. Além da fé no Grande Arquiteto do Universo, o trabalho é um dos grandes laços que nos une em um vínculo que, mitologicamente, nós, como maçons identificamos como o mesmo vínculo compartilhado por aqueles que trabalhavam no Templo de Salomão.


Portanto, durante a execução de um trabalho perfeito, o trabalhador está aprendendo, desenvolvendo-se, evoluindo, interagindo com fornecedores e clientes, em parcerias, atendendo a uma demanda de um indivíduo, um grupo ou sociedade, gerando empregos, proporcionando felicidade para si e para os outros, contribuindo com o seu trabalho para a humanidade, e é isso que conecta todos os homens de bem no mundo. Há algo mais digno do que isso?