O GOLEM, Nossa Própria Criatura Lendária - Mendy Tal


 











Na tradição judaica, o Golem é mais conhecido como uma criatura artificial criada por magia, muitas vezes para servir ao seu criador.

A palavra "Golem" aparece apenas uma vez na Bíblia (Salmo 139: 16). Em hebraico, "Golem" significa "massa informe".

O Talmud usa a palavra como "não formado" ou "imperfeito" e, de acordo com a lenda talmúdica, Adam é chamado de "Golem", que significa "corpo sem alma" durante as primeiras 12 horas de sua existência.

O Golem também aparece em outros lugares do Talmud. Uma lenda diz que o profeta Jeremias fez um Golem. No entanto, alguns místicos acreditam que a criação de um Golem tem significado apenas simbólico, como uma experiência espiritual após um rito religioso.

O Golem é uma criatura de argila que foi magicamente trazida à vida. 

O Talmud relata uma história de rabinos que ficaram com fome durante uma viagem - então eles criaram um bezerro da terra e o comeram no jantar. 

Os cabalistas (místicos judeus) determinaram que os rabinos realizaram esse ato mágico por meio da permutação da linguagem, principalmente utilizando as fórmulas apresentadas no Sefer Yetzirah, ou Livro da Criação. 

Assim como Deus fala e cria, na história do Gênesis, o místico também pode. (A palavra Abracadabra, aliás, deriva de avra k'davra, aramaico para "Eu crio enquanto falo".) 

Assim, sob as mais raras circunstâncias, um ser humano pode imbuir matéria sem vida com aquela centelha de vida intangível, mas essencial: a alma.

De acordo com uma história, para dar vida a um Golem, deve-se modelá-lo do solo e, em seguida, caminhar ou dançar ao redor dele, dizendo uma combinação de letras do alfabeto e o nome secreto de Deus. 

Nos primeiros contos do Golem, o Golem era geralmente um servo perfeito, sua única falha sendo um cumprimento muito literal ou mecânico das ordens de seu mestre. 

No século 16 o Golem adquiriu o caráter de protetor dos judeus em tempos de perseguição, mas também tinha um aspecto assustador. 

Ao visitar a cidade de Praga, podemos nos deparar com a famosa narrativa envolvendo o Golem e o Rabi Yehuda Löw ben Betzalel, conhecido como o Maharal de Praga (1520-1609)

Na época do Maharal, eram grandes o ódio e a violência contra os judeus da cidade, o que resultava em muito sangue judeu derramado.

Rabi Löw teria criado o Golem com argila do rio Moldava para defender o gueto de ataques antissemitas e libelos de sangue.

Diz a lenda que ele moldou um boneco de argila com a aparência de um homem, que ganhou “vida” quando Rabi Löw escreveu em sua testa a palavra Emet e pronunciou um versículo de Gênesis.

O Golem deveria ser sempre obediente ao Maharal, que o escondia durante o dia, no sótão da Antiga-Nova Sinagoga da cidade.

Mas, eventualmente, o Golem se torna terrível e violento, e Rabi Low é forçado a destruí-lo. (A lenda diz que o Golem permanece no sótão da sinagoga de Altneushul em Praga, pronto para ser reativado se necessário.

Na verdade, não temos nenhuma ideia real da aparência do Golem ou de sua natureza. 

As especulações vão de uma bolha de argila amorfa, mas vagamente humanoide, a um simulacro quase perfeito de um homem, carecendo apenas de razão e de livre arbítrio. 

Não sabemos se era simplesmente matéria grosseira com aparência de vida, ou uma criatura viva cujo material formativo passou a ser matéria bruta, como Adão era antes do sopro divino.

Em outras palavras, ele era algo totalmente diferente ou apenas um ser humano incompleto? Talvez ele fosse os dois ou nenhum.

Isaac Bashevis Singer, Prêmio Nobel de Literatura, escreveu a sua versão da lenda do Golem, em 1969. 

O computador pioneiro criado em Israel pelo cientista Chaim Pekeris, recebeu o nome de “Golem”.

Essa é a feliz liberdade das lendas. Hoje, o Golem permanece silenciosamente onipresente, mas também opaco e indescritível.

Embora a cultura popular tenha visualizado e digerido com sucesso o vampiro, o lobisomem, o fantasma, o unicórnio, fadas, trolls, bruxas e inúmeras outras personificações antigas do estranho e do impossível, o Golem ainda não tem uma iconografia visual concreta. 

Todos nós sabemos sobre o Drácula de Bela Lugosi e Frankenstein do Boris Karloff, mas a única representação cinematográfica ainda vagamente memorável do Golem está em um filme mudo de Gustav Meyrink’s, agora conhecido principalmente por historiadores, cinéfilos e excêntricos.

E ainda assim encontramos o próprio Golem em toda parte: em livros, programas de televisão, filmes, videogames, histórias em quadrinhos e até mesmo nas obras da ciência. 

Vários comentaristas o declararam como o progenitor do monstro de Frankenstein, do Exterminador do Futuro, Superman, HAL 9000 e quase qualquer outra entidade não humana que, no entanto, exibe características vagamente humanas. 

Como uma metáfora universal, ele supera até mesmo Fausto como um símbolo do lado negro do conhecimento, iluminação e tecnologia, se não da própria modernidade. 

O Golem tem sido a bomba atômica, o computador, a biotecnologia, a produção industrial, na verdade qualquer avanço científico que, em um ponto ou outro, aterrorizou a raça humana e às vezes seus próprios criadores.

Como isso sugere, há duas narrativas da carreira do Golem - a da criatura enlouquecida que se voltou contra seu criador – e a que capturou de forma decisiva a imaginação comum. 

O Golem é um dos poucos monstros que não são remanescentes óbvios do mito pagão, e o primeiro que foi inequivocamente feito pelo homem. 

Em outras palavras, ele é indiscutivelmente moderno: a imagem sombria de uma era mecânica e tecnológica que sugere na qual, pela primeira vez, o artificial começaria a ter precedência sobre a natureza como força determinante da vida humana.

 

Mendy Tal é Cientista Político e Ativista Comunitário

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