A arte é uma manifestação humana que envolve criatividade e expressão. Ela pode ser definida como a produção de obras, formas ou objetos com o objetivo de expressar ideias, sentimentos, ou ideais de beleza, harmonia e subjetividade. Não existe uma definição única e universalmente aceita, e o conceito de arte varia ao longo da história e entre culturas.
Desde a arte rupestre, que data de cerca de 40.000 a 100.000 anos atrás, sendo encontrada em diversos locais ao redor do mundo, incluindo cavernas na França, Espanha e Indonésia, até nossos dias, a arte é uma forma de o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções, refletindo a cultura, a história e os valores de uma sociedade.
Lembremos, sempre, que a arte sobre rocha (ars rupes) ou a Arte Rupestre é o primeiro sistema de representação visual da linguagem que permitiu à jovem humanidade guardar informações e comunicar-se com o futuro. Inaugura, pois, a escrita, que é uma forma de fixar a fala e o pensamento, permitindo a transmissão de mensagens ao longo do tempo e do espaço.
A origem do teatro é, também, decorrência dos rituais de dança e oferendas presentes na arte rupestre, que é a expressão artística mais antiga da humanidade, que consiste em pinturas e gravuras realizadas em rochas e paredes de cavernas. Filho da improvisação, a Grécia Antiga o adota e o lega ao futuro, chamando-o theatron, que significa "lugar para ver": histórias ou atividades por meio de atores, gestos, sons, música e cenografia.
A arte se manifesta em diversas formas, como: pintura, música, dança, literatura, escultura, etc., cumprindo destacar que a escultura rupestre mais antiga conhecida é uma representação de um javali selvagem medindo quase 1,4 metros de comprimento, datada de 45.500 anos, encontrada na ilha de Sulawesi, Indonésia. E a Vênus de Hohle Fels, datada de 35.000 a 40.000 anos atrás, encontrada em Schelklingen, na Alemanha.
A descoberta de flautas de osso, como a "Flauta de Neandertal" na Eslovênia, datada de mais de 40.000 anos, demonstra a antiguidade da criação musical e o uso de instrumentos de sopro. E de Pinturas e gravuras rupestres em cavernas, como as de Lascaux e Altamira, datadas do período Paleolítico Superior, que retratam figuras humanas dançando e tocando instrumentos, vê-se a importância da música e da dança na vida pré-histórica.
Evoco a arquitetura, que efloresceu no período Neolítico, com o desenvolvimento de abrigos e monumentos megalíticos como Stonehenge. Cumprindo dizer que a arquitetura acompanha a evolução da sociedade e suas necessidades, desde a busca por abrigo até a criação de espaços urbanos e monumentos que refletem a cultura e os valores de cada época. Envolve a criação de ambientes que influenciam o comportamento e a percepção do espaço pelo indivíduo.
Arquitetura do grego "arkhitékton", que significa: "construtor principal" é uma forma de expressão artística, onde o arquiteto utiliza o espaço, a luz, as cores e os materiais para transmitir emoções e ideias, desempenhando um papel fundamental na preservação da história e cultura de um povo, através de edifícios históricos e monumentos, contribuindo para a identidade de um lugar e de seus habitantes.
As artes são essenciais para a humanidade, pois, nos permitem expressar, comunicar, transformar e enriquecer nossas vidas de inúmeras maneiras. Ao entrar em contato com obras de arte que retratam diferentes perspectivas e experiências, as pessoas podem desenvolver maior empatia e compreensão em relação aos outros. As artes são terapêuticas, proporcionando momentos de escape, relaxamento e autoconhecimento.
Ferramentas poderosas para a humanização, as artes nos permitem expressar nossa humanidade, conectar-nos com os outros, refletir sobre o mundo e buscar a transformação social. As artes são um catalisador para a construção de comunidades mais fortes e coesas, dando-lhes uma plataforma para compartilhar suas histórias, experiências, promover a inclusão e o respeito à diversidade e celebrar a cultura e o diálogo.
Por sua magnificência, hoje, dia 12 de agosto, a ACADEMIA INTERNANCIONAL DE MAÇONS IMORTAIS festeja o Dia Nacional das Artes. Escolheram esta data por conta da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, em 1816, hoje a Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A data foi criada em celebração a todas as formas com que a arte possa encantar nossas vidas: circo, dança, teatro, música, artes visuais e artes integradas.
Bruno Bezerra de Macedo, Membro da ACLA - Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba, na qual é titular da Cadeira de Ciências nº 18 – Patronesse Maria Aurélia Abreu Braga. Fundador e Secretário da ACLP - Academia Cearense de Literatura Popular, na qual é Acadêmico Titular da Cadeira nº 3 – Patrono Cego Aderaldo. Fundador e Diretor de Comunicação Social da AIMI – Academia Internacional de Maçons Imortais, na qual é Acadêmico Titular da Cadeira nº 9 – Patrono Álvaro Nunes Weyne. Conselheiro Curador do Museu Virtual da Liberdade Luiz Gama
ResponderExcluir