PRINCIPIOS BÁSICOS PARA O RECONHECIMENTO DE UMA GRANDE LOJA

 



        Em 4 de Setembro de 1929, a Grande Loja Unida da Inglaterra aprovou as seguintes Princípios Básicos para Reconhecimento de Grande Loja, e uma Grande Loja que seja fiel a esses princípios é geralmente considerada regular:

        Regularidade de origem, ou seja, cada Grande Loja deverá ter sido estabelecida legalmente por uma Grande Loja devidamente constituída ou por três ou mais Lojas regularmente constituídas.

        Que uma crença no GADU e Sua vontade revelada será uma qualificação essencial para o ingresso.

        Que todos os Iniciados assumirão sua obrigação sobre ou em plena vista do volume aberto da Lei Sagrada, pelo qual se entende a revelação do alto, que é vinculante para a consciência do indivíduo em particular que está sendo iniciado.

        Que os membros da Grande Loja e das Lojas individuais serão exclusivamente homens; e que cada Grande Loja não terá qualquer relação Maçônica de qualquer tipo de Loja mista ou corpos maçônicos que admitam mulheres como membros.

        Que a Grande Loja terá jurisdição soberana sobre as Lojas sob seu controle; ou seja, que ela será uma organização responsável, auto governada e independente, com autoridade única e incontestável sobre a Ordem ou Graus Simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom) dentro de sua jurisdição; e de modo algum estará sujeita a, ou dividirá essa autoridade com um Conselho Supremo ou outro Poder reclamando qualquer controle ou supervisão sobre esses graus.

        Que as três Grandes Luzes da Maçonaria (ou seja, o Volume da Lei sagrada, o Esquadro, e o Compasso) estarão sempre exibidos quando a Grande Loja ou suas Lojas subordinados estão trabalhando, o principal deles sendo o volume da Lei Sagrada.

        Que a discussão de religião e política dentro da Loja seja estritamente proibida.

        Que os princípios dos Antigos Landmarks, costumes e usos do Ofício sejam estritamente observados.

Comentários