O RITUAL DA VELAS E A CROMOTERAPIA

      

             

              Quase todas as tradições religiosas e rituais maçônicos utilizam-se de velas em determinados momentos, especialmente na abertura e encerramento. Embora muitos ritos tenham adotado lâmpadas elétricas que emulam velas, estas continuam a ser utilizadas como  catalizadores de luz, ativados pela intenção, desejo e oração para criar iluminação espiritual. Devoção e mistério estão presentes no acendimento de velas, que simbolicamente fazem recair luz sobre os cantos “escuros da nossa vida” - “Pois o preceito é uma lâmpada, e a instrução é uma luz”, (Prov. 6, 23).

,        A luz é um dos mais expressivos símbolos na maçonaria, pois representa (para os maçons de linha inglesa) o espírito divino, a liberdade religiosa, designando (para os maçons de linha francesa) a ilustração, o esclarecimento, o que esclarece o espírito, a claridade intelectual. A Luz, para o maçom, não é a material, mas a do intelecto, da razão, é a meta máxima do iniciado maçom, que, vindo das trevas do Ocidente, caminha em direção ao Oriente, onde reina o Sol. Castellani diz que graças a essa busca da Verdade, do Conhecimento e da Razão, é que os maçons autodenominam-se Filhos da Luz; e talvez não tenha sido por acaso que a Maçonaria, em sua forma atual, a dos Aceitos, nasceu no “Século das Luzes”, o século XVIII.

         No passado as velas eram feitas com madeiras resinosas ou cascas e galhos de árvores embebidos em gordura animal e desprendiam um odor desagradável. Atualmente sua fabricação evoluiu  ganhando novas formas, cores e fragrâncias agradáveis.. 

         Ao enfocarmos o lado místico e esotérico das velas, penetramos num universo de símbolos e arquétipos, onde aparecem os quatro elementos básicos da natureza: a parafina e os  elementos sólidos representam a terra; o pavio, ao entrar em combustão, evidencia o elemento fogo que se manifesta também pela ação do ar; ao tornar-se líquida, a vela então é água que se manifesta com sua fluidez e  maleabilidade.

       Podemos, também relacionar as velas ao próprio homem, com a parte sólida relacionando-se ao corpo físico; a parafina líquida ao sangue e aos elementos líquidos do corpo; e o fogo caracterizando o espírito, com a função específica de manter a união dos corpos físico, mental e astral.

       

,              CROMOTERAPIA          

            A cromoterapia – energia curativa através das cores – utiliza-se da vela  como recurso adicional de vibração, energia e luz:

            Vermelho – a cor mais densa do espectro, relaciona-se com a energia  física, traduzindo-se em sexualidade.

            Laranja – emite vibrações de criatividade, alegria e força mental.

            Amarelo – energia espiritual, otimismo e vitalidade. Na matéria, ativa  o poder e a luz pessoal e social.

           Verde – energia de equilíbrio, saúde física e estabilidade.

Rosa – energia angélica, amor incondicional e calma.

Azul – energia da comunicação interna e externa, intuição,  sensibilidade, identificação de oportunidades e expressão de talentos.

          Marrom – energia da terra e dos bens materiais.

          Branca – vibrações de paz, harmonia, purificação e unificação.

            As formas

            Atualmente, além da função original de iluminar, as velas andaram ganhando  novas formas e associando-se à radiônica. Assim, podemos utilizar da   energia sutil emanada pelas figuras geométricas para a harmonização de  ambientes e para a mudança ou manutenção de condições físicas, emocionais  ou espirituais:

            Quadradas – representam a terra, a estabilidade da matéria, a intimidade, o lado oculto. Seus quatro lados associam-se aos elementos básicos: terra, fogo, água e ar. Utilizadas para afastar a timidez.

             Redondas – representam as emoções, a totalidade. Devem ser utilizadas para fortalecimento espiritual e emocional. Liberam sentimentos.

             Cilíndricas – concretizam situações. Deve-se utilizá-las para obter sucesso em pedidos difíceis.

             Triangulares e cônicas – simbolizam o equilíbrio, a Santíssima Trindade, os aspectos físicos, espirituais e emocionais do homem. O cone  voltado para cima está ligado ao desejo da transcendência. Usar em rituais de proteção

            Estrela de cinco pontas – a manifestação do homem enquanto matéria, o seu carma. Seu uso traz coragem para enfrentar desafios.

            Piramidais – recomposição geral do equilíbrio físico e ambiental, através da revitalização da mente e das funções cerebrais. Utilizar para proteção e captação de energias.

            Espirais – de atuação constante, possuem as mesmas propriedades das velas piramidais, triangulares, cônicas e estrela, com a função adicional de dissolver ou precipitar situações.

            Curtas – ajudam a energizar o ambiente, eliminando lembranças  negativas do passado.

            Longas – busca da sabedoria e bênçãos divinas.

            Os aromas

            Na utilização das velas para efeitos terapêuticos e de harmonização  podemos recorrer à prática dos conceitos da aromaterapia, através do uso de óleos essenciais:

            Felicidade no amor – almíscar, cravo, rosa, jasmim, sândalo, canela.

            Sexualidade em alta – patchuli, ópium, dama da noite, maçã, canela.

            Meditação – rosa, violeta.

            Limpeza do ambiente – eucalipto, arruda, cravo, canela.

            Fortalecer a espiritualidade – rosa, violeta, alfazema, cedro.

            Ajudar nos estudos e no trabalho – jasmim, mirra, lavanda, sândalo.

            Relaxar o corpo – alfazema, flor de maçã

Comentários