NÃO JULGUE SEM CONHECER



 Pense antes de responder, conheça antes de julgar.


Nestes tempos de pandemia, informações desencontradas e contra informações frequentes eu me recordo de uma história corrente nos Estados Unidos, que nos faz meditar melhor sobre opinar ou responder a aquilo que não conhecemos.

Era 1885. Um casal desceu do trem em Boston, meio amarfanhado pela longa viagem e se dirigiu ao gabinete do presidente da Universidade Harvard. Não haviam marcado audiência e a secretaria do presidente, talvez cansada, informou que não poderiam ser recebidos porque ele estava muito ocupado.

- Viemos da Califórnia para isso, - disse a senhora Jane, e podemos esperar por algum tempo. Sentaram-se na sala de espera e pacientemente aguardaram por algumas horas até que a secretaria, incomodada, foi ao presidente e lhe disse. – Há um casal aqui que deseja falar com o senhor e está esperando há horas. Quem sabe se o senhor lhes dirigir algumas palavras vão embora e me deixam em paz.

O presidente foi até a sala de espera e em pé, atendeu os visitantes, - O que desejam? A senhora disse: - Nosso filho morreu no ano passado e o sonho dele era estudar em Harvard. Pensamos em erigir um monumento em sua memória, se o senhor permitir.

O presidente, irônico, respondeu: - Minha senhora, tivemos milhares de alunos aqui e se fossemos fazer um monumento para cada um não haveria espaço no campus. Não – disse ela – não é uma estátua, pensamos em doar um edifício. 

Meio irritado ele retrucou: - A senhora tem ideia de quanto custa um edifício? Aqui em Harvard temos sete e meio milhões de dólares em prédios. 

Súbito silêncio. Ela olhou para o marido e disse – Leland, se é só isso podemos fazer a nossa própria universidade. E o casal Jane e Leland Stanford, ele ex-governador da Califórnia e mais tarde senador dos EUA, um dos homens mais ricos do mundo, dono das estradas de ferro americanas e da lendária Wells Fargo Co. saíram e em sua fazenda de 220 km2 em Palo Alto, na Califórnia, construíram a Leland STANFORD Junior UNIVERSITY, uma das melhores e mais prestigiadas universidades do mundo, onde nasceram o Google e este aplicativo que estamos usando.

A secretaria e o reitor não sabiam com quem estavam falando e certamente os julgaram pelas roupas amassadas e pela aparência cansada e o diretor respondeu sem sequer pensar na proposta.

Estamos presos em casa cansados do descanso e usando nossas roupas mais velhas e confortáveis. Dê atenção e ouça com carinho às pessoas que estão presas com você.

Comentários