RAINHA ELIZABETH II E A MAÇONARIA - Walter Celso de Lima


O Ir:. Prof. Dr. Walter Celso de Lima, professor universitário aposentado com pós doutorado e passagens como professor por diversos países é membro da ARLS Alvorada da Sabedoria, 4285 de Florianópolis e da Academia Catarinense Maçônica de Letras. É um notável estudioso da maçonaria com diversos livros publicados.  Rainha Elizabeth II. Foto de 2015.

 


 

1.     Introdução:

A Rainha Elizabeth II, nascida Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em 21 de abril de 1926, hoje com 95 anos, é a Rainha do Reino Unido e de outros 5 reinos da Comunidade Britânica, há 68 anos. Elizabeth nasceu em Mayfair, Londres, filha do Duque e da Duquesa de York, posteriormente Rei George VI (1895-1952, foi o último Imperador da Índia) e Rainha Elizabeth (1900-2002, The Queen Mother). Seu pai subiu ao trono com a abdicação de seu irmão Eduardo VIII (1894-1972 – abdicou em 1936, para se casar com a plebeia norte-americana e divorciada Wallis Simpson (1896-1986)).

          A Rainha Elizabeth II sempre foi rodeada de maçons. Seu falecido marido Ir Philip, Duque de Edimburgo, era maçom. Por isso Elizabeth II é nossa cunhada (sister-in-low), e ela sabe disso. Seu pai, Rei George VI era maçom, seu tio Rei Edward VIII era maçom, seu filho Príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George, primeiro na linha sucessória do Reino Unido, é maçom. Seus netos Guilherme, Duque de Cambridge (o segundo na linha de sucessão) e seu irmão Henrique, Duque de Sussex, são maçons. Assim, vários membros da família real britânica são (ou foram) maçons. O atual Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, Duque de Kent, Sua Alteza Real (está na linha sucessória) Irmão Eduardo Jorge Nicolau Paulo Patrício, neto do rei Jorge V, primo da Rainha Elizabeth II, é atual Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra.  

          A Rainha Elizabeth participa todos os anos, a 24 de junho, às 17:00 h, ao Jantar Ritualístico da Maçonaria Britânica (chamado Royal Festive Board = Comida Festiva Real) e sua participação justifica o termo Royal.

          Sabe-se que a Rainha Elizabeth II toma, todos os dias, antes do almoço, uma dose de gim. Por isso tem uma vida tão saudável.


2.    Biografia:

Elizabeth nasceu em Mayfair, Londres. Mayfair é uma área nobre no West End de Londres em direção ao extremo leste do Hyde Park, Westminster, entre as ruas Oxford e Regent. Era uma área onde em maio acontecia uma feira (por isso May Fair) entre 1686 e 1764. É, hoje, um dos mais caros metros quadrados em Londres e, possivelmente, no mundo (comparável a Manhattam, NY).

         Começou a assumir funções públicas durante a Segunda Guerra Mundial, servindo no Serviço Territorial Auxiliar. Embora trabalhasse como enfermeira, não podia usar este nome por não ser formada. Era chamada de auxiliar.  


Fig. 1 – HRH Elizabeth com uniforme do Serviço Territorial Auxiliar, Abril de 1945. (Fotografia existente no Imperial War Museum, Londres). HRH = Her Royal Highness – Sua Alteza Real.

 

Em 1947 ela se casou com Philip, duque de Edimburgo (1921-2021), um ex-príncipe da Grécia e da Dinamarca, com quem tem quatro filhos: Charles, Príncipe de Gales (nascido em 1948), Anne, princesa real (nascida em 1950), Príncipe Andrew, Duque de York (nascido em 1960) e o Príncipe Eduardo, Conde de Wessex (nascido em 1964). Príncipe Philip foi iniciado, em 1952, na Loja da Marinha (Navy Lodge), nº 2612, membro ativo até sua morte. Pertence a esta Loja vários membros da Família Real Britânica, quatro monarcas: Eduardo VII (1841-1910), Eduardo VIII (1894-1972) e Jorge VI (1895-1952) além de almirantes, generais e oficiais superiores. A Loja se reúne no Freemasons’ Hall na primeira sexta-feira de janeiro, março, maio, outubro e dezembro. Quando seu pai morreu, em fevereiro de 1952, a Rainha Elizabeth II tornou-se rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia África do Sul (até 1961), Paquistão e Ceilão.

Em 1941, o primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill (1874-1965) sugeriu ao Rei George VI (1895-1952) que toda corte britânica mudasse temporariamente para o Canadá, tendo em vista os ataques aéreos nazistas (que acertaram vários castelos reais) e a perspectiva de uma invasão nazista. O Rei George VI não aceitou a sugestão. declarando que só morto deixaria a Inglaterra.

Foi coroada em 1953. Reinou como monarca constitucional e passou por casos importantes como adesão do Reino Unido à Comunidade Europeia, o Brexit e a descolonização da África britânica. Visitou a República da Irlanda, visitou cinco papas, como chefe da Igreja Anglicana. Participou de seu jubileu de e prata (1977), jubileu de ouro (2002) e jubileu de diamante (2012). Em 2017, tornou-se a primeira monarca britânica a alcançar o jubileu de safira. É a monarca britânica que reinou por mais tempo. Hoje é a chefe de estado mais antiga da história mundial e a monarca mais idosa do mundo, em atividade. Aos 95 anos, gosta de dispensar seu motorista e dirigir em Londres seu jeep Land Rover Defender, deixando apavorado seu motorista e seus seguranças. Paga, como qualquer cidadão, as £ 12,50 de pedágio urbano diário, para sair com automóvel em Londres.

Existem republicanos e um partido republicano no Reino Unido. Alguns poucos ingleses afirmam que a Inglaterra já foi uma república entre 30 de janeiro de 1649 (execução do Rei Charles I) e 26 de maio de 1660 (chegada a Londres do Rei Charles II, filho de Charles I). Mas a maioria dos historiadores ingleses dizem que não foi república, mas um interregnum – entre reinos - ou seja, nunca houve república na Inglaterra. Só existe um partido republicano britânico, na Irlanda do Norte: Partido Republicano Sinn Féin.

Em 1953, após coroação, a Rainha Elizabeth II e seu marido fizeram uma viagem ao redor do mundo, por sete meses, visitando 13 países. Tornou-se a primeira monarca reinante a visitar a Austrália e Nova Zelândia. Ao longo de seu reinado, a Rainha Elizabeth II fez diversas visitas de estado a países da Comunidade Britânica de Nações. Em 1957, visitou os EUA e discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas e no Parlamento Canadense. Entre 1960 e 1970 vários países colônias do Reino Unido fizeram sua independência. Em 1973, o Reino Unido entrou para a Comunidade Europeia.



Fig. 2 – Real Brasão de Armas do Reino Unido e, portanto, da Rainha.

Fonte: The Royal Heraldry of England, 1974, Herandry Today.

A Rainha Elizabeth II sofreu dois atentados. Em 1981, seis tiros foram disparados contra a Rainha, enquanto ele cavalgava. A habilidade da Rainha em controlar a montaria foi muito elogiada. O agressor era um republicano de 17 anos, condenado a cinco anos de prisão e libertado, por perdão da Rainha, após 3 anos. O segundo atentado ocorreu no mesmo ano 1981, durante uma visita a Nova Zelândia. Também foi um republicano de 17 anos que disparou e errou. Foi preso e logo depois liberto.

Em 1991, após vitória da coalizão na Guerra do Golfo, a Rainha discursou numa reunião conjunta (Senado e Câmara dos Representantes) no Congresso dos EUA. No mesmo ano houve as separações matrimoniais de seu filho Príncipe Andrew e de sua filha Princesa Anne. No mesmo ano, a Rainha iniciou o pagamento de seu imposto de renda, nunca antes cobrado de um monarca britânico. Em 1993, houve a separação formal do Príncipe Charles e de sua esposa Diana. Divorciaram-se em 1996. Em 1997, Diana morreu num acidente de carro em Paris. A Rainha fez uma transmissão televisiva sobre a morte de Diana, um dia antes de seu funeral. Na transmissão, expressou sua admiração por Diana. Mas o governo britânico negou que a bandeira do Reino Unido fosse hasteada a meio pau.

Em 2002, morreram sua irmã e sua mãe, ano do Jubileu de Ouro da Rainha.

Em 2010, a Rainha dirigiu-se a Assembleia Geral da ONU pela segunda vez, na qualidade de Rainha de todos os reinos da Comunidade Britânica.

Fig. 4 – Princesa Elizabeth, Duquesa de Edimburgo e Philip, Duque de Edimburgo, em 1950. Fonte: https://www.flickr.com/photos/lac-bac/7195938514/

 

A convite do presidente da República da Irlanda, em 2011, a Rainha fez a primeira visita de um monarca britânico ao antigo país que pertenceu ao Reino Unido. Em 2017, a Rainha se tornou a primeira monarca britânica a comemorar um Jubileu de Safira (65 anos de reinado).

A Rainha fez uma cirurgia de catarata em 2018.

 

3.    Considerações Finais:

A Rainha Elzabeth II tem apoiado incondicionalmente a Maçonaria.

Abaixo as instituições que recebem aporte financeiro da Rainha. Toda instituição onde se encontra a palavra Royal significa que tem financiamento da Coroa Britânica.

 

  1. The Royal Masonic Trust for Girls and Boys - O Fundo Real Maçônico

para Adolescentes – (UGLE, 2021b), surgiu em 1788 (girls) e 1798 (boys) e, em 2003, se tornou real (com participação da Coroa Britânica). O principal objetivo é dar subsistência a crianças, filhos de maçons desamparados ou falecidos - uma porta para o começo de vida destas crianças. O objetivo secundário é ajudar crianças não ligadas a famílias de maçons, beneficiando, recentemente, crianças no Afeganistão.

Fig. 5 – Coroação da Rainha Elizabet II e Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, 1953. Fonte:

Library and Archives Canada/K-0000047

 

  1. The Royal Masonic Benevolent Institution  - A Instituição de

Benfeitoria Maçônica Real (UGLE, 2021c) cuida, há 160 anos, de abrigar, alojar, alimentar e dar assistência médica e de enfermagens, em casas geriátricas (RMBI Homes), exclusivamente, a maçons idosos e suas esposas. Existem 17 “lares geriátricos”, na Inglaterra e País de Gales, verdadeiros spas. Tem, também, participação da Coroa Britânica.

 

A caridade maçônica inglesa (e galesa) é um dos maiores fundos do mundo destinados à beneficência. Todas as entidades beneficentes da Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE) não usam seus fundos, mas apenas os rendimentos das aplicações desses fundos. O percentual destinado a administração dessas entidades (britânicas) não deve passar de 7% dos rendimentos dos fundos aplicados anualmente.

Outra entidade, o Royal Masonic School for Girls, em Rickmansworth (Hertfordshire, região Leste da Inglaterra), - RMS, 2014 - fundada em 1788, é uma escola privada e oferece educação, com bolsas de estudos, às famílias de maçons de todo Reino Unido. É, também, real (com participação da Coroa Britânica).  

A Rainha Elizabeth II tem ampla participação nas entidades filantrópicas maçônicas.

 

BIBLIOGRAFIA:

- Haddad, G. “Maimônides”. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

- RaMBaM. “Mechon Mamre, the RaMBaM's Complete Restatement of the

         Oral Law (Mishneh Torah)”.  Updated: Abr.2020.

http://mechon-mamre.org/   

Acessado em 05.mai.2021.

- RMS. Royal Masonic School for Girls”, 2021.

http://www.royalmasonic.herts.sch.uk/   

Acessado em 05.mai.2021. 

-UGLE. “The Freemason’s Charity”, 2020.

http://www.grandcharity.org/ 

Acessado em 05.mai.2021. 

-UGLE – “The Royal Masonic Trust for Girls and Boys”, 2021b 

http://www.rmtgb.org/ 

Acessado em 05.mai.2021. 

-UGLE – “The Royal Masonic Benevolent Institution”. 2021c.

http://www.rmbi.org.uk/index.php                

Acessado em 05.mai.2021. 

Comentários