O TEMPLO E SUAS VERTENTES - Newton Agrella




Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Um dos mais destacados intelectuais maçônicos do pais.

Templo é uma palavra advinda do Latim "Templum" que etimologicamente significa local consagrado ao exercício do trabalho espiritual e ao culto às divindades.

Relatos históricos indicam que o "Templum" era o edifício cuja localização era determinada pelos áugures  que haviam recebido  uma consagração através dos pontífices.

"Áugure" era um título concedido às pessoas que na antiga Roma interpretavam sinais para as autoridades do governo.  

Os romanos acreditavam que os deuses revelavam seus desejos através de certos sinais ou agouros, como o trovão e o relâmpago, o voo e o canto dos pássaros, e até mesmo por meio do movimento das serpentes.

Com o tempo, incorporou-se a ideia de que é exatamente no Templo onde a liturgia e a ritualística de uma celebração devessem seguir seus trâmites.

O próprio ambiente solene, bem como o perfil de sua arquitetura e aspectos simbólicos contribuem para que o ser humano possa de maneira mais profícua ocupar esse espaço e aprimorar seu desenvolvimento interior.

O Templo portanto, foi um legado histórico adotado pela Maçonaria, que o torna base de sua configuração.

E até mesmo por uma questão histórica e de respeito às tradições, a Maçonaria Especulativa manteve intacto esse princípio herdado da Maçonaria Operativa, cujas origens remontam às antigas Corporações de Ofício, construtores de templos, edifícios, igrejas, pontes e estradas, dentre outras segmentações de operários.

Se de um lado nos damos conta do Templo enquanto um edifício, uma construção, um prédio, ou seja; o Templo Material, por outro lado, sob a égide maçônica especulativa,  damo-nos conta do que os maçons chamam de "Templo Interior".

Este segundo, é aquele que diz respeito ao mais íntimo do ser humano, pois ele é a própria manifestação da vida que existe em cada um de nós.

Se no Templo Material, o vazio espaçoso, a escuridão e a meia-luz,  bem como o silêncio são elementos favoráveis e adequados para se instalar uma impressão densa e profunda, no Templo Interior é onde simbólicamente o trabalho de aprimoramento humano deve ser realizado.

Não é por acaso que a Loja (assembleia de maçons) também é chamada de Oficina. 

Sim, uma Oficina de Trabalho Interior, de aperfeiçoamento moral, ético, espiritual e intelectual na busca da Verdade por meio de instrumentos, ferramentas, sinais, toques, marchas e palavras, sempre associados aos elementos da "Construção".

O Maçom (Pedreiro) é na realidade um "Construtor Social", cujo propósito é o de trabalhar em prol de sua própria  evolução, bem como o de toda a humanidade. 

Do ponto de vista da Filosofia Maçônica,  o Templo pode ser interpretado como o local que permite ao homem experienciar e compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior e a partir dessa experiência traçar um caminho fértil e consistente na busca de sua própria Consciência.



Comentários