MULHERES - Almir Sant'Anna Cruz


Do livro *Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores* do  Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz - um dos mais importantes autores maçônicos do Brasil. Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

Perguntas e críticas sobre a não participação de mulheres na Maçonaria são recorrentes. Enganam-se! As mulheres participam na Maçonaria através de Fraternidades Femininas ligadas às Lojas Maçônicas e através de outras entidades paramaçônicas. Na tradição maçônica, as mulheres podem participar, mas não podem ser iniciadas. 

A Maçonaria não admite a iniciação das mulheres, com fulcro no que estabelecem os Landmarks (Marcos de Limites) e a Constituição de Anderson, considerada a Carta Magna da Maçonaria Universal. Fixando a origem da Maçonaria nas guildas corporativas dos pedreiros da Idade Média, é óbvio que, para exercer livremente o ofício, se estabelecesse a necessidade dos candidatos à iniciação serem isentos de defeitos e mutilações, livres de nascimento e maiores de idade, não se permitindo o ingresso de mulheres, aleijados e escravos.

Mas existem Lojas Maçônicas Mistas, onde são admitidas pessoas de ambos os sexos e Lojas Maçônicas Femininas, conquanto tais Lojas sejam consideradas irregulares e espúrias pela Maçonaria tradicional. Mas o fato é que essas Lojas existem e existem mulheres maçons! 

E nas três grandes religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), qual é a participação e o papel das mulheres?

JUDAÍSMO: O livro sagrado dos Judeus, que os Cristãos denominam Antigo Testamento, e por ambas as religiões considerado “inspirado por Deus”, ressalvados uns poucos casos, como o de Débora, que chegou a ocupar o cargo de Juíza, são inúmeros os exemplos de machismo e do papel secundário das mulheres. 

Só para citar alguns: a mulher sendo criada de uma costela do homem; os Patriarcas que se uniram a diversas mulheres e às suas escravas, com quem tiveram filhos; Salomão que tinha 700 esposas e 300 concubinas (pena que a Bíblia não informa como ele dava conta dessas 1000 mulheres).

CRISTIANISMO: No Novo Testamento, considerado “inspirado por Deus” pelos Cristãos, Jesus atenua esse papel secundário das mulheres, dando um certo relevo a Maria Madalena. 

Na Igreja Católica, tal como na Maçonaria tradicional, as mulheres participam, mas não podem ser ordenadas (iniciadas). Todos os sacerdotes que realizam ofícios religiosos são homens (Padres). 

Aí vem a grande contradição que ocorre em algumas Igrejas Protestantes, principalmente nas Pentecostais e Neo-Pentecostais, em que se encontram “pastoras” e “bispas”. Redenção das mulheres? Não! Descumprimento do que preceitua a Bíblia que tanto citam e que foi “inspirada por Deus”. Pregam o que lhes convém e escondem o que não lhes interessa. Pois na Primeira Epístola aos Coríntios (I Cor) do apóstolo Paulo, consta nos versículos 34 e 35 que as mulheres não podem nem mesmo falar nas igrejas: 

34-As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei; 

35-E se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja”.

ISLAMISMO: O que diz a Escritura Sagrada do Islamismo, o Alcorão? Recolhemos algumas suras: 

2:228-As mulheres têm direitos correspondentes a suas obrigações, mas os homens as superam de um degrau. Deus é poderoso e sábio; 

4:3-Desposai tantas mulheres quantas quiserdes: duas ou três ou quatro. Contudo, se não puderes manter igualdade entre elas, então desposai uma só; 

4:34-Os homens têm autoridade sobre as mulheres pelo que Deus os fez superiores a elas e porque gastam de suas posses para sustentá-las. As boas esposas são obedientes e guardam sua virtude na ausência de seu marido conforme Deus estabeleceu. Aquelas de quem temeis a rebelião, enxortai-as, bani-as de vossa cama e batei nelas. Se vos obedecerem, não mais as molestais. Deus é elevado e grande.

CONCLUSÃO: Nenhuma “Escritura Maçônica”, mesmo não sendo “inspirada por Deus”, trata as mulheres da forma com que as “Escrituras Sagradas” adotadas por judeus, cristãos ou muçulmanos as tratam! E ainda criticam a Maçonaria!



Comentários