O SOLDADO E O VERNÁCULO - Newton Agrella



Homenagem ao Dia do Soldado.

Inúmeras e merecidas são as referências feitas à data de 25 de agosto, quando se comemora o Dia do Soldado em nosso país.

Exaltam-se Símbolos, Patronos, Eventos Bélicos, Ações Militares dos mais diversos vieses, bem como as relevantes Ações Humanitárias e Sociais empreendidas pelo soldado brasileiro de modo geral; sejam nas Forças Armadas ou nas próprias Polícias Militares Estaduais.

Fato inconteste, porém, é que jamais devemos desmerecer o trabalho digno e valoroso dos militares brasileiros, cujas vidas estão diariamente expostas em defesa da sociedade.

Contudo, a despeito deste justificável preâmbulo histórico, há um outro lado a ser explorado.  

Trata-se do "Soldado Gramatical".

Neste sentido, fica o convite para nos aventurarmos por uma breve viagem no tempo.

O substantivo "soldado" em português advém do Italiano "soldato".

Aliás, "soldato", constitui-se no particípio do verbo "soldare" que significa pagar.

Outrossim, cabe registrar que o substantivo "soldo" em italiano, significa dinheiro, moeda, e o termo ganhou maior consistência semântica ao referir-se como a forma de pagamento àqueles que serviam ao seu país.

Assim, aquele que era remunerado pelo seu trabalho era "soldato".

Deste modo, o termo "soldado" deriva do italiano:"soldato" que é o particípio passado do verbo soldare – alguém a quem se pagou o "soldo" para servir.

A propósito, nesta linha do tempo, no universo linguístico, há que se destacar que a palavra "Soldo" em italiano deriva do Latim "solidum nummum" que por sua vez, designava uma moeda de ouro utilizada na época do Império Romano.

Como se percebe, o Soldado é um amálgama de Força, Humanidade, Valor e Coragem, cuja própria vida transforma-se num frequente instrumento de troca, remetendo à própria origem e essência de seu significado.

SALVE O BRAVO SOLDADO BRASILEIRO!!!




Comentários