OS ESTÁGIOS DA TRANSFORMAÇÃO - Rogerio Borges Pascoal




Meus IIr.’. como podem ter notado, são muitas as trilogias, principalmente na Maçonaria, hoje vou falar sobre mais uma delas: Pedra Bruta, Pedra Cúbica e a Pedra Polida na ótica do simbolismo especulativo.

Primeiramente vamos entender no conceito pratico o que cada uma representa na visão Maçônica:

Pedra Bruta: Homem Rudimentar, primitivo, que utiliza seus instintos para sobreviver, não se importando com os outros, sua visão é única e verdadeira.

Pedra Cúbica: Homem Contemporâneo, culto, que utiliza sua intuição para levar uma vida Justa e Perfeita, entende que a caridade e o Amor são os verdadeiros caminhos que nos aproximam de Deus.

Pedra Polida: Homem imortal, espiritual, que entende que tudo é relativo, seus iguais são tão importantes quanto ele para a concepção do todo e que vivemos sob leis Universais, dentro delas as 7 Leis Herméticas entre outras.

Diante da pequena linha de entendimento entre estes três estágios do elemento perda ou evolução do Homem Maçom; vou tentar estabelecer alguns paralelos e mostrar que estes estágios são fundamentais para a o convívio e ascensão do Homem na Maçonaria.

O Homem Rudimentar, disforme não tem condições de fazer parte da grande Edificação, construção esta de uma sociedade Melhor, assim sendo para que o iniciado tome parte nesta obra, se faz necessário que ele esteja proporcionalmente dentro de padrões, pré-estabelecidos ou definidos. Assim este Homem, através de um processo que chamamos de auto lapidação, ira retirar de sua estrutura Física, mental, intelectual e espiritual, todas as imperfeições, tornando-se uma pedra Justa e Perfeita, cujo termo utilizado em nosso cotidiano maçônico, tem sua origem na maçonaria Operativa.

Este processo e árduo e cansativo, porem nada adianta a lapidação sem o devido polimento, o que isso quer dizer? Vou tentar responder, uma pedra cúbica, mas não polida, esta pronta esteticamente, ou seja, dentro das proporções necessárias para ser utilizada na construção, porem ao colocarmos ela ao lado das outras, esta não terá um perfeito assentamento.

Hora o que isso quer dizer? Quer dizer que ao colocarmos um Homem Cúbico, mas não polido ao lado de outro Ir.’., a aspereza deixada pela abrupta lapidação, poderá ferir o Ir.’. ao seu lado ou no mínimo machucá-los.

Mas então o que seria o Polimento e qual sua importância?  vejo alguns IIr.’. mais antigos de ordem, dizer “em mais de 30 anos de Maçonaria, nunca encontrei uma Pedra Polida”, será verdadeira esta afirmação? Acredito que não na sua totalidade, mesmo sabendo que as pedras polidas são raras como a esmeralda ou o diamante, temos que garimpar para encontra-las.

Nos últimos anos tenho estudado e tentado estabelecer um paralelo com a doutrina Maçônica (ensinamentos) e o comportamento Maçônico (ações), a conclusão que cheguei é que o comportamento da maioria dos Maçons caminha na contramão dos ensinamentos Maçônico, mas se perguntarmos a qualquer Maçom o que vindes fazer aqui? Todos responderão: Vencer minhas paixões, submeter minha vontade e fazer novos progressos na Maçonaria, e será que estamos fazendo?

Pude notar que muitos Maçons estão preocupados em parecerem com uma Pedra Cúbica, ou seja, basta alguns ângulos retos e já sou uma pedra Cúbica, mas o que posso notar e que são verdadeiras Obras Abstratas; acreditam que o nome do jogo é vencer e com isso iniciam uma lapidação sem qualquer conhecimento, estratégia ou demarcação, fazendo o mínimo necessário para o quanto antes atingirem os graus simbólicos e logo após, sem qualquer preparo (Polimento) travarem batalhas em solo sagrado, para  disputar a presidência de uma loja ou cargos importantes, não se importando com os feridos de oficio.

Frequentemente vemos em livros, artigos e até mesmo instruções maçônicas, os termos Pedra Cúbica e Pedra Polida utilizados como sinônimos, até mesmo sendo igualados explicitamente. No entanto, são estes termos de fato equivalentes?

A Pedra Polida ou Homem Espiritual é aquele que reflete em sua face, o Ir.’. que se aproxima; ou seja, o Polimento nada mais é que a Postura do Ir.’., este Ir.’. é como um espelho, tenta destacar os IIr.’. que estão aos seu redor, não se importando com ele próprio, pois entende que a vaidade não é necessária e deve ser vencida, que a Paz a harmonia e a Concórdia, é o que liga, junta, aproxima um Ir.’. ao outro; o Polimento pode ser definido como Respeito, Cordialidade, Harmonia e Tolerância, sintetizando, definiria tudo isso em uma só palavra AMOR; assim sendo nos tornaríamos mais próximos a imagem e semelhança do Mestre Yeshua.

Para concluir, de nada vale o conhecimento se não sabemos ensinar, Presidir se não sabemos servir, discursar se não conseguimos ouvir, ser Mestre sem reconhecer no Ir.’. o propósito de existir, e para finalizar vou deixar algo amplamente falado no meio Maçônico, mas que muitos Maçons desconhecem:

Pergunto: Sois Maçom??

Resposta: Meus IIr.’. Como tal me reconhecem.... Vamos refletir: então se não o vejo como maçom, você não o é; simples, mas de muita profundidade, ou seja, não basta ser Iniciado, Elevado, Exaltado ou Estar como Venerável Mestre, se os outros Maçons, independente do Grau, da Potencia ou do Rito que pratiquem não o Reconhece como um legitimo e verdadeiro Ir.’. (Maçom)

Assim a base para um digno Maçom esta em sua Lapidação, mas acima de tudo em seu Polimento, suas habilidades em Respeitar as opiniões diferentes, tratar com Amor todos os seres deste Universo e viver em perfeita Harmonia, pois tudo é relativo.

Então o que é ser Maçom?

Ser Maçom é Amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da Ciência e combater a ignorância, render culto a Razão e a Sabedoria. Isto é ser Maçon.

Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo. Isto é ser Maçon.

Ser Maçom é realizar, enfim, o sonho sublime da Fraternidade universal entre todas as lojas e todos os IIr.’.. Isto é ser Maçon.



Comentários