À G.'.D.'. G.'.A.'.D.'.U.'. - (PRECEITO FILOSÓFICO) - Newton Agrella



Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Considerado um dos maiores intelectuais da maçonaria no país

Para que se possa empreender uma especulação intelectual a respeito de uma ideia, de um tema ou de um objeto de reflexão é imprescindível que se proceda um isolamento de fatores ou de influências externas relacionadas à realidade do cotidiano, ou seja; ao conhecimento empírico, ao senso comum e compreendido como algo trivial e circunstancial.

Deste modo, a filosofia maçônica incentiva o seu  Iniciado a desenvovolver a abstração intelectual, como forma de criar mecanismos para a exploração e investigação a respeito de sua origem, seu papel, seus atributos intelectuais e espirituais na busca pelo aprimoramento da consciência e a compreensão de sua própria existência. 

É a chamada construção do Templo Interior e seu aprimoramento.

Na esteira desta argumentação, cabe especular a respeito da própria invocação filosófica : 

" À Glória do Grande Arquiteto do Universo" , que a rigor, transcende a ideia
 sobre qualquer credo ou denominação religiosa.

A referida invocação trata-se pois, de uma forma ritualísta e contemplativa para render uma homenagem a uma energia espiritual que provê o equilíbrio e a harmonia entre os seres humanos e o Universo que os envolve.

Lembrando sempre que 

a crença na existência de um ser supremo, ou Princípio Criador e  Incriado do Universo é um inconteste atestado de "inteligência" para que possamos especular e entender a respeito de nossa própria existência. É um referencial de consistente significado.

Isto é ponto indiscutível, para que se possa ser iniciado na maçonaria regular.  

Isto se constitui numa realidade filosófica e não não um dogma ou um expediente doutrinal.

Está fora de cogitação da Maçonaria - como uma instituição filosófica, iniciática, espiritual que pugna pelo combate à ignorância -  concorrer com religiões. 

Pelo contrário, a Sublime Ordem faculta a seus membros que professem qualquer religião, exigindo apenas e tão somente, a crença num ser superior, criador de tudo e de todos.

Deste modo, 'Grande Arquiteto do Universo' ou abreviadamente 'G.'.A.'.D.'.U.'.'  é a expressão maçônica para referir-se a uma força superior, criadora de tudo o que existe.

Seja o Maçon, cristão, judeu, muçulmano, budista, ou a denominação que for, nas sessões maçônicas e nos estudos simbólicos  e filosóficos não é cabível ou permitido qualquer tipo de proselitismo religioso ou político. 

Isto se aplica, justamente para que - os princípios de Liberdade de pensamento e expressão, de Igualdade de direitos e obrigações e de Fraternidade, que simboliza o respeito e o amor entre os maçons - possam ser garantidos e preservados sob uma Regulação, que tem feito da Maçonaria uma instituição perene até os nossos dias.



Comentários