A ORIGEM DE "ALGARISMO" - Mansur Peixoto



 Nas últimas décadas, um gentílico árabe medieval (alcunha designativa da ligação de alguém ao lugar de onde veio) ganhou destaque através do inglês nos idiomas mais difundidos do mundo. Muitos o utilizam no dia a dia, muitas vezes considerando o conceito a que se refere como essencialmente misterioso, como foi quando surgiu na Idade Média, e deu a pessoas que introduziram a matemática árabe na Europa cristã a fama de feiticeiro ou bruxo, como foi o caso do papa matemático Silvestre II. 

A palavra é algoritmo , cujas raízes remontam ao século IX, no Grande Irã. Lá viveu um polímata persa chamado Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, sendo ‘’al-Khwarizmi’’ um gentílico que significa em árabe ‘’o Corásmio’’, pois foi na Corásmia que nasceu este grande cientista muçulmano de quem agora nos lembramos por suas realizações em geografia, astronomia e matemática. 

Nesse último campo, ele foi o primeiro a definir os princípios das equações de “redução” e “balanceamento”, assunto que todos conhecemos na escola como álgebra (nome que vem do árabe  al-jabr , ou “a redução’’, que é o título de um dos seus livros).  

Foi fazendo uso dos métodos de cálculo de al-Khwarizmi que um milênio depois o criptoanalista britânico Alan Turing (m. 1954) descobriu como, em teoria, uma máquina poderia seguir instruções algorítmicas e resolver matemática complexa. A função essencial de um algoritmo é processar dados, hoje em dia muitas vezes em grandes quantidades e de vários tipos, e cada vez mais com o auxílio de sofisticados processos de aprendizado de máquina. Este foi o nascimento da era do computador, e, posteriormente, a como estes padrões são utilizados para cooptar e reproduzir suas preferências de conteúdos e propaganda em redes sociais e plataformas de streaming.

Comentários