CLAREZA, CONCISÃO & FOCO NA SUBLIME ORDEM - Newton Agrella


São  obrigações inequívocas dos Maçons mais experimentados explicarem e instruírem com um mínimo de clareza ao Iniciado na Sublime Ordem que o mesmo está ingressando numa instituição prioritariamente filosófica.

Nesse sentido, o que se espera do Aprendiz Maçom é no mínimo, um comprometimento para começar a entender aquilo que realmente interessa, a quem espera um dia, ser "reconhecido" como tal.

Ler, pesquisar e se aprofundar paulatinamente sobre, Símbolos, Alegorias, Ritualística, Vocabulário e Expressões Maçônicas, Postura em Loja, Formas de Tratamento para com seus pares, Familiaridade com as Ferramentas, Representação do Painel de Grau, em suma, de tudo aquilo que possa conduzí-lo ao processo de trabalho em sua pedra bruta - devem se constituir no FOCO de sua experiência, nesse exercício que impõe antes de tudo, extrema Disciplina e Dedicação.

Afinal de contas, a Maçonaria não é um clube social, um clube de serviços, um forum para discussões proselitistas de qualquer natureza.

Ela é sim, um verdadeiro forum para a elaboração de Ideias, discussão sobre Conceitos a respeito das Propriedades Humanas mais íntimas de caráter anímico, intelectual, hominal e antropocêntrico, levando-se em conta a atmosfera esotérica que contribui para que se instaure um ambiente de paz, respeito, serenidade e claro, de analogia a uma Oficina de lavra ética e moral.

Só isso, mais nada, posto que o objetivo final é a busca da felicidade e sobretudo, o do "aprimoramento da própria consciência".

Mais retas e menos lateralidades !!!



Comentários