A Revolução da Física Quântica e o Enigma da Luz - Jorge Gonçalves



A família de Broglie, de origem italiana, estabeleceu-se na França em 1640, destacando-se como militares e nobres. Conheceremos dois membros da família: Louis de Broglie (1892 - 1987) e seu irmão, Maurice de Broglie (1875 - 1960).

Louis era o irmão mais novo de Maurice de Broglie, este um físico experimental reconhecido por seus estudos sobre raios X e radioatividade. Louis tinha formação em humanas. Na época da minha graduação em física, sempre brincávamos que alunos de humanas não gostavam muito de cálculos, mas Louis, um dos meus heróis, irá provar que não é bem assim. Ele estudou Licenciatura em História e Direito, mas era fascinado pela física. Essa história sempre me fascinou. Em certo momento, Louis questionou Maurice, físico profissional, sobre a natureza da luz. Imagino ele perguntando: "Meu irmão, a luz é uma onda ou uma partícula?".

Para quem não está familiarizado com a história da física, essa é aquela pergunta que vale um milhão de dólares. Mesmo para os maiores gênios da humanidade como Isaac Newton (acreditava que a luz era feita de partículas) e Christiaan Huygens (acreditava que a luz era composta por ondas), erraram ao tentar responder precisamente essa pergunta.

Maurice, é óbvio, não conseguiu responder. Se você tentar prever o fim dessa história, parece óbvio que o estudante de humanas irá desistir. *NÃO!* Louis decidiu estudar física por conta própria, devorando livros de física e artigos científicos.

Em sua tese de doutorado apresentada em 1924 à Faculdade de Ciência da Universidade de Paris, Louis de Broglie propôs a existência de ondas de matéria. Ele propôs a **hipótese de dualidade onda-partícula**, que sugeria que as partículas materiais, como os elétrons, também tinham um comportamento ondulatório. 

A ideia era tão revolucionária que, embora o alcance e a originalidade tenham sido reconhecidos, a banca examinadora de sua tese não tinha como avaliar, considerando a falta de evidência experimental. 

É aqui que outro dos meus heróis entra em ação. Foi Albert Einstein que reconheceu a importância e validade dessas ideias, chamando a atenção de outros físicos. Em 1929, somente cinco anos mais tarde, Louis de Broglie recebeu o Prêmio Nobel em Física, tendo suas ideias sido confirmadas experimentalmente. Essa hipótese foi tão revolucionária que abriu caminho para o desenvolvimento da **mecânica quântica**. A hipótese de Louis de Broglie era de que o comportamento dual, isto é, onda-partícula, da luz também se aplicava à matéria.

A luz sempre foi um elemento importante na história da humanidade e foi usada como símbolo do conhecimento e da razão para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros. 

Disse Louis de Broglie: "O estado real do nosso conhecimento é sempre provisório e... deve haver, além do que é realmente conhecido, imensas novas regiões para descobrir." Em sua jornada, Louis tornou-se um herói improvável, desafiando as barreiras do conhecimento. Diante da incerteza sobre a natureza da luz, ele não desistiu. A lição é clara, mesmo as mentes mais iluminadas podem estar erradas, e precisamos continuamente buscar o conhecimento, e a luz da razão deve brilhar até o nosso último suspiro. 


EISBERG, Robert, e RESNICK, Robert. Quantum physics of atoms, molecules, solids, nuclei and particles.

Comentários