A BIBLIA SAGRADA COMO LIVRO DA LEI NA MAÇONARIA - Denizart Silveira de Oliveira Filho


O Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso constituem as três grandes luzes da Maçonaria. O Livro da Lei é obrigatoriamente aberto no início das Sessões, tanto nas Lojas Simbólicas como nos Altos Corpos da Maçonaria Filosófica, de vários Ritos, especialmente no REAA. Essa obrigatoriedade, no caso das Lojas Simbólicas, decorre de um dos Landmarks estabelecidos pela Grande Loja da Inglaterra. O 6o dos Landmarks afirma: 

“As três grandes luzes da Maçonaria, isto é, o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso serão sempre exibidos durante os trabalhos da Grande Loja ou das Lojas sob seu controle, sendo a principal dessas Luzes o Livro da Lei, a Bíblia Sagrada”.

A felicidade de qualquer nação depende da influência que Deus exerça sobre as pessoas, famílias e instituições que a formam. Quando não se busca a Deus, quando Sua Lei é desconhecida e Seus Ensinos são ignorados a nação não pode ser feliz, harmoniosa e forte. A maior e mais preciosa descoberta que se pode alcançar nesta vida é a de que Deus dedica especial cuidado a todo ser humano. Não se consegue ser feliz sem que se desfrute de uma perfeita comunhão com Deus, o Criador de todas as coisas. Cada indivíduo possui, dentro de si, um espírito que anseia por uma real aproximação e integração com sua fonte de origem: DEUS. Há um registro nos anais do subconsciente humano que jamais se apagará, causando uma alegria extrema ou um profundo sofrimento. Para que esses temores fossem desfeitos, Deus providenciou o Seu Livro, a Bíblia, a qual, em suas fulgurantes páginas, revela ao homem o caminho excelente, a fonte inexaurível de felicidade e vida abundante e eterna. Em suas páginas, o homem encontra resposta para seus questionamentos; sente que Deus é exatamente do tamanho da necessidade de sua alma; tem sua fome e sede satisfeitas; tem suas enfermidades curadas; pode achar felicidade para sua alma e saber que o Céu é a habitação dos Justos após a morte; tudo isso porque a Grande descoberta consiste na Vida, no Amor e na Esperança. A Bíblia trata sobre a vida, a morte e o sentido de nossa existência; trata sobre Deus e o homem e sobre o amor que nunca falha; ajuda a descobrir vida e amor em homens iluminados. E tudo isso ocorre porque a Bíblia é um Livro Sagrado e escrito sob a Inspiração de Deus. 

A inspiração divina da Bíblia está enraizada na fé religiosa e na convicção de que seus textos foram transmitidos por Deus aos escritores humanos, que foram instrumentos para registrar e transmitir a vontade e a mensagem divina. Essa crença é fundamentada em várias passagens bíblicas que sugerem a origem divina das Escrituras. Por exemplo: 

(a) "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16); 

(b) "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). 

A inspiração divina da Bíblia envolve a convicção de que os autores bíblicos foram guiados pelo Espírito Santo ao registrar os textos sagrados. Embora tenham usado sua própria linguagem, conhecimento e experiências individuais, a mensagem transmitida foi supervisionada e orientada por Deus para transmitir a verdade divina aos seres humanos. 

Finalmente, a Bíblia contém a mente de Deus. Sua doutrina é santa; seus preceitos, justos; suas histórias, verdadeiras; e seus preceitos, imutáveis. Assim, lendo a Bíblia nos tornamos sábios; crendo nela estarmos seguros; e praticando o que ela ensina nos tornamos homens melhores, mais próximos da imagem, semelhança e santidade de DEUS.

Comentários

  1. Excelente destaque à Fé e à religiosidade
    por esse Guia Divino , numa Instituição filosófica que não é uma religião.
    Grato Mestre Denizart

    ResponderExcluir

Postar um comentário