ARLS GUATIMOZIM 66 - SP - UMA INICIAÇÃO DE 1764

 


Na noite de ontem fiz uma visita a ARLS Guatimozim 66, no seu templo no Palácio Maçônico da GLESP. Fato raro, todas as cadeiras estavam ocupadas, não havia nenhum assento vago. Eram 33 Lojas presentes das potências regulares, diversos ritos, mais de uma centena de irmãos participando, inclusive o past Grão Mestre Francisco Gomes.

O motivo foi a excelente palestra-show conduzida pelo irmão João Gobbo, erudito estudioso dos rituais maçônicos, que organizou um teatro para reproduzir uma iniciação como era feita em 1764, baseada na exposure "Tres batidas distintas" (Three Distinct Knoks), um texto anônimo publicado em forma de ritual no ano de 1764 e que se tornou uma das fontes fundamentais para a pesquisa da história maçônica do século 18.

O ritual apresentado neste documento, praticado pelos "maçons antigos", em oposição aos "modernos", que só se uniriam em 1813 para a formação da Grande Loja Unida da Inglaterra, foi o alicerce fundamental do desenvolvimento do Rito Escocês Antigo e Aceito, do York Americano e do Rito de Emulação.

Os irmãos que apresentaram a peça teatral pareciam profissionais. Durante os cerca de 30 minutos que durou a cerimonia não se ouviu sequer um pigarro, tamanha foi a atenção que despertou. O Venerável Mestre da Loja, irmão Paulo Augusto Huvos, também fez, e muito bem, o papel de VM da iniciação ancestral. Merece destaque o irmão que foi "iniciado", que decorou todas as suas complexas falas.

Ao final, o carismático irmão Gobbo, tradutor dos rituais, deu uma demonstração de profundo conhecimento do tema e da história da maçonaria respondendo a todas as questões que foram apresentadas pelos assistentes. Uma noite inesquecível.

Comentários