Penso que, em geral, as reclamações decorrem da incapacidade das lojas de cumprirem o seu papel de receber o aprendiz, instrui-lo adequadamente até que atinja o mestrado de modo consistente e que inspire confiança e gere comprometimento progressivo com a nossa doutrina, bem como conduza ao trabalho em equipe que irá pavimentar o caminho para uma trajetória que o permita ser um potencial Mestre da Loja e uma futura liderança na esfera da loja, do distrito e da potência.
Trata-se de um processo continuo de integração, aprendizado e de serviço que ao falhar, desaponta, desistimula e gera evasão.
A instrução maçônica é ministrada com o exercício do trabalho em equipe.
A avaliação de desempenho dos neófitos até que atinjam o mestrado completo (diplomado) é fundamental que seja realizada com pontos de controls formais e também com a observação permanente do comportamento do neófito.
Muito se discute sobre os problemas e insucessos, mas pouco se trabalha no entendimento de possíveis soluções.
É um aspecto triste, pois deprecia a capacidade de organização e direcionamento das lojas para sanar esse problema crônico.
Um fraterno abraço aos prezados irmãos que se preocupam com essa questão.
Triste realidade, bem explanada, pelo sapiente irmão Kleber Siqueira
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