Por tradição, nós, maçons, reunimo-nos todos os anos nos dias de festa de João Baptista e de João Evangelista para comemorar estas datas tão simbólicas com uma celebração alegre.
Desde a antiguidade, trabalhadores e artesãos agrupam-se em associações profissionais para praticar o ofício e defender os seus segredos e os seus direitos. Entre os egípcios, persas, sírios e gregos, a existência de grupos profissionais é repetidamente mencionada, especialmente entre os construtores. Nas lápides dos artesãos às vezes estão gravados um nível, um martelo e uma bússola.
Desde os primórdios dos tempos, exercer uma profissão tem sido uma função eminentemente sagrada. O homem não pode empreender nada sem a ajuda desta força que criou todos os seres e todas as coisas. A arquitetura rapidamente parece altamente simbólica porque prefigura o mito da construção: construir o templo é construir o homem.
É o único caminho pelo qual um homem pode acessar o reino divino do conhecimento. Com respeito ao sagrado, aos deveres e aos segredos, o homem ingressa na profissão como sacerdócio, aceitando que sua vida futura será uma ascese dedicada ao divino.
Segundo Plutarco, foi o segundo rei de Roma, Numa Pompilius, quem estabeleceu, após a sua ascensão em 715 a.C., os “Collegia” que reuniam artesãos por corporações. Esses plebeus se reuniam em templos, ali faziam suas reuniões, reuniam-se para festas rituais sob a liderança de um “magister caene”, o equivalente ao nosso Mestre de Banquetes, um prefeito os dirigia, cada colégio tinha sua hierarquia e seu deus tutelar, além ao deus príncipe Janus. Deviam-se mutuamente ajuda mútua e beneficiavam de privilégios ligados ao cumprimento dos seus deveres. Eles foram colocados sob a proteção de Janus, o deus de duas faces, que é hoje um dos deuses antigos menos conhecidos. No entanto, foi um dos mais importantes da época da Roma arcaica.
Ovídio, no primeiro canto dos “Fastes”, ensina que Jano era chamado de “Caos” na época em que ar, fogo, água e terra formavam uma só massa. Quando os elementos se separaram, o Caos tornou-se o primeiro ser divino na forma de Janus, com as suas duas faces opostas representando a confusão do seu primeiro estado. Deus eterno das passagens e dos começos, é chamado de “Mestre dos dois caminhos”, caminhos acessíveis pelas duas portas solsticiais, a dos céus (ianua coeli) e a do submundo (ianua inferni), esses caminhos da direita e de esquerda que os pitagóricos simbolizavam pela letra Upsilon, correspondendo na Bíblia ao caminho estreito, ascendente e cheio de espinhos em direção à virtude, e a este, largo e descendente, em direção ao vício. Esta função explica o seu nome “Janus”, para ser comparado ao latim ianua (porta) e ianitor (porteiro).
Ele é, portanto, o deus que preside todos os tipos de transição de um estado para outro. Garante a passagem do mundo dos homens para o dos deuses e, como tal, era sempre invocado no início de qualquer oração ritual. Janus é um símbolo da dualidade além de todo dualismo, sem o qual nenhuma vida poderia ter se manifestado. Para além desta dualidade, a sua face central e invisível indica o caminho a seguir. Esta abordagem conduz o iniciado da divisão ao amor, da multiplicidade à Unidade, do erro à Verdade e da morte física à Verdadeira Vida.
Os colégios permaneceram assim até o século VII , quando foram transformados com a entrada na Idade Média feudal. Está então em crise. As crescentes ordens religiosas tornaram-se gradualmente as principais fornecedoras de obras monumentais. Como escreveu um monge de Cluniac, “ter-se-ia dito que o mundo, ao sacudir-se, despojou-se das suas roupas velhas para se cobrir com um manto branco de igrejas”. ( Raoul Glaber ) Essas irmandades de construtores são logicamente formadas em torno dos principais canteiros de obras de catedrais.
A partir do século XIII , assistimos ao desenvolvimento de irmandades de artesãos chamadas de "francos-mestiers". Está comprovado que muitas dessas irmandades abrigam-se nos censivos da Ordem do Templo, onde são isentas de royalties e beneficiam de privilégios corporativos. Apesar da dissolução da Ordem do Templo em 1312 e da execução na fogueira do seu grão-mestre Jacques de Molay dois anos depois, as Irmandades dos Francos-Mestiers continuarão a existir e a desenvolver-se, com o acordo real, tanto em França e na Grã-Bretanha. Trata-se de manter a comunidade dos maçons (cujo nome maçons surgiram no Reino Unido na segunda metade do século XV ) com a transmissão dos seus ritos tradicionais, abordando uma época em que o bom exercício da profissão assumia um caráter sagrado. e caráter iniciático.
Logicamente, sendo os donos do projecto maioritariamente religiosos, vemos então Janus, expressão pagã de um rito tradicional indesejável nestes tempos de fervoroso cristianismo, dando lugar nas associações comerciais aos dois São João. Esta escolha é tudo menos fortuita, pois a escolha do representante do esoterismo cristão facilitou a transição de uma tradição para outra. E se Jesus confiou a Pedro a sua Igreja terrena, foi a João, o discípulo que ele amava, que confiou a “Jerusalém celeste”, como a Roma eterna foi confiada a Jano e não a Júpiter.
O simbolismo dos dois Santos João está indissoluvelmente ligado ao das duas faces de Jano. Ambos simbolizam a dualidade no mais alto grau de sua manifestação. O Batista celebrado no solstício de verão fecha a Antiga Aliança, a lei do sacrifício, para abrir a Nova Aliança, a lei do amor. O Evangelista, que celebramos no momento em que a luz vence as trevas, abre o Livro do Evangelho da Palavra trazendo a mensagem do Amor e da Luz e fecha o Livro do Mundo com o seu Apocalipse, anunciando a descida à terra do celeste Jerusalém e a segunda vinda do Messias. Como o deus latino, eles abrem e fecham as portas e passagens solsticiais de um mundo para outro.
A data do nascimento de Cristo foi colocada pelos cristãos em 25 de dezembro, três dias após o solstício de inverno. Para respeitar as escrituras que indicam que São João Baptista nasceu 6 meses antes de Cristo, celebramos o seu nascimento no dia 24 de junho, três dias após o solstício de verão. Quanto a ela, festa de São João Evangelista no dia 27 de dezembro, ou seja, 6 meses e três dias depois da do Batista. Este intervalo de três dias entre o evento cósmico do solstício e a sua celebração pelos homens também se encontra entre a Sexta-feira Santa da morte de Cristo e a manhã da Páscoa. Estes três dias correspondem à descida ao inferno, necessária antes do renascimento e de uma nova emergência. Este número três também é onipresente na Maçonaria.
Esotericamente o Batista e o Evangelista são um. Como Janus, eles representam o passado e o futuro. Após o batismo de Jesus, o papel do Batista só pode diminuir, tanto no nível narrativo como no nível simbólico. A transmissão da grande Luz iniciática passa gradativamente para a outra testemunha: o Evangelista. “Deve aumentar e eu devo diminuir.” Encontramos nesta mensagem dirigida aos homens a expressão da sua humildade mesclada com a mais elevada satisfação de uma alma realizada pelo trabalho realizado.
Terminarei lembrando que o Chevalier de Ramsay, no seu famoso discurso de 1736, dá a sua versão sobre a origem das Lojas de Saint Jean:
“ Durante o tempo das guerras santas na Palestina, vários príncipes, senhores e cidadãos entraram na sociedade... e prometeram restabelecer os templos dos cristãos na Terra Santa. Concordaram em vários sinais antigos, palavras simbólicas tiradas das profundezas da religião... para se distinguirem dos Infiéis e para se reconhecerem dos Sarracenos. Estes sinais e palavras só foram comunicados àqueles que prometeram solenemente... nunca revelá-los. Esta promessa... foi um vínculo respeitável para unir homens de todas as nações na mesma irmandade. Algum tempo depois, a nossa Ordem uniu-se estreitamente aos Cavaleiros de S. João de Jerusalém. A partir de então, nossas Lojas levaram o nome de Lojas de S. João em todos os países. Esta união foi feita à imitação dos israelitas que, quando reconstruíram o segundo Templo, enquanto empunhavam a espátula e a argamassa numa mão, carregavam na outra a Espada e o Escudo .
Destacam-se as origens cavalheirescas e cruzadas da Maçonaria, contrapondo-se à tese operativa de seu amigo Anderson. Por extensão, falaremos de origem templária embora a palavra nunca seja pronunciada na fala.
Note -se que o Cavaleiro escreveu estas linhas cinco séculos depois da última cruzada e que no ano anterior se casou com a filha de um nobre escocês da Ordem de Santo André do Cardo da Escócia, ordem de cavalaria criada em 1314 pelo Rei da Escócia. Robert Bruce, após a sua vitória em Bannockburn, a fim de recompensar os Templários que, tendo-se refugiado nos seus Estados após o julgamento injusto, teriam contribuído em grande parte para a derrota dos ingleses. Mas isso é outra história...
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