maio 18, 2025

CONCISA INTERPRETAÇÃO DO SALMO 133 (NA SIMBOLOGIA MAÇÔNICA) R.'.E.'.A.'.A.'. - Newton Agrella


No Brasil as Lojas Maçônicas Simbólicas seguem a orientação da Grande Loja da Inglaterra e costumam fazer a leitura do Salmo 133 versículos 1, 2 e 3 do Livro da Lei.

*"...OH ! QUÃO BOM E SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO...”*

É o canto de David pela confraternização dos que passam o dia reunidos junto à esplanada do Templo em Israel, que mal se conhecem, vindos de todas as regiões, ali se congregam como irmãos e irmãs, com o intuito de adorarem um só Deus.

*"...É COMO O ÓLEO PRECIOSO SOBRE A CABEÇA E QUE DESCE À ORLA DE SUAS VESTES..."*

O *óleo* era um perfume à base de mirra e oliva usado para ungir os reis e sacerdotes, 

Na tradução da Bíblia Vulgata, entenda-se por "cabeça" , o ouvido, a visão, o paladar, o olfato, as mãos e o tato.

Já a fronte, a cabeça, simbolizam os cinco sentidos.  

E o óleo derramado, a purificação dos mesmos. 

A *cabeça* denota o núcleo da existência e do pensamento.

A *barba* é o distintivo da honra e da probidade como reza a tradição pelo respeito e veneração aos Anciãos sobretudo no Oriente.

As *vestes* são o emblema da honestidade e pudor e de especial significado litúrgico e ritualístico.”

*"...É COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE SIÃO PORQUE ALI O SENHOR ORDENA A BENÇÃO E A VIDA PARA SEMPRE..."*

A reunião dos romeiros fazia com que a *benção* descesse para todos. 

Isto para David manifesta-se na natureza, no óleo, no orvalho, nas chuvas, nas águas do rio Jordão que irriga a terra e a torna fértil tornando possível a posse da Terra Prometida.

O propósito dessa breve interpretação tem por objetivo analisar, dentro de um contexto histórico-social, as figuras de David e de Aarão e a importância dos mesmos, dentro da formação religiosa do povo hebreu, a partir do Salmo 133. 

Cabe também registrar que essa interpretação e o Salmo 133 em si - para efeito Maçônico - não tem conteúdo divinal ou religioso proselitista.

A finalidade de sua evocação é simbólica e se vale de uma metáfora denotando que a Maçonaria traz dentre seus postulados basilares o entendimento de que a FRATERNIDADE e a UNIÃO são uma referência de virtude na relação entre a Existência Humana e o Princípio Criador e Incriado do Universo.

A moral SIMBÓLICA do Salmo 133 reside na sua excelência à exaltação do Amor Fraternal e portanto o motivo de ter sido eleito para traduzir a firme e solene união dos Maçons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário