Sempre interessante lembrar que o Respeito se constitui num dos principais valores da civilização humana para que se viva uma relação de harmonia e equilíbrio numa sociedade.
Sejam nas relações interpessoais, ou naquelas que implicam em regras, normas ou princípios éticos, morais ou filosóficos.
Relevante registrar a etimologia da palavra "respeito" em Português, cuja origem, advém do Latim "respectus".
Em Latim "respectus" é a flexão na forma do tempo particípio passado do verbo *"respicere"*.
Este verbo significa
"olhar para trás" ou "olhar de novo".
O referido verbo compõe-se da partícula *"re"*(de novo) e de *"specere"* (olhar).
O que vale dizer que a ideia original de "respeito" remete a um olhar mais atento, uma segunda análise, bem como uma consideração mais profunda sobre algo ou alguém.
Deste conceito preliminar de "olhar para trás ou considerar alguma coisa mais detidamente e com maior atenção", evoluiu-se para o significado atual de "respeito" que remete a admiração, consideração e deferência por algo ou alguém.
Assim sendo, este imprescindível substantivo abstrato, dentre tantas outras coisas, encerra em sí a idéia de disciplina, obediência e até mesmo de comportamento diante dos mais variados ambientes e circunstâncias sócio-culturais.
Diga-se de passagem, que "Respeito" não se compra, não se vende e nem se negocia, sob condição alguma.
Neste breve exercício, cabe por fim destacar que o Respeito, sob um olhar dialético, consiste em reconhecer o objeto de discussão (seja um postulado, um princípio, uma regra ou um regulamento) não segundo as distorções da subjetividade, mas sim, no conteúdo e em sua própria essência e dignidade, valorizando sua natureza e suas legítimas particularidades.
Respeito não é mais, nem menos, é simplesmente a proporção acurada de uma realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário