Historicamente, o Aprendiz Maçom permanecia cinco anos recluso no templo, em silêncio e observação, seguido por mais dois anos sob o olhar atento dos Companheiros e Mestres. Esse ciclo de sete anos simbolizava não apenas o tempo, mas o compromisso profundo com o aprimoramento exigido pelo primeiro grau.
Esse modelo antigo nos inspira a valorizar o tempo de aprendizado e a dedicação ao estudo. Mesmo que hoje o período de permanência no grau de Aprendiz seja mais breve, o seu significado permanece intacto: o Aprendiz representa o porvir, o futuro da Loja e da nossa sublime Instituição.
Cada passo dado neste grau é uma preparação para os desafios e responsabilidades que virão. Que esse grau desperte em cada um o desejo de buscar, compreender e viver os princípios da Maçonaria
Forma da Loja:
A Loja, em conjunto com o átrio, possui um comprimento equivalente ao triplo da largura, formando três quadrados perfeitos:
Oriente – um cubo
Ocidente – um cubo e meio
Átrio – meio cubo
Essa disposição geométrica resulta num quadrilongo ou paralelepípedo regular, símbolo de ordem e proporção.
A altura simbólica da Loja é descrita como sendo do chão ao céu, ou seja, ilimitada. Essa expressão não se refere a uma medida física, mas sim à esfera simbólica do espaço maçônico.
Orienta-se do oriente para o ocidente de Leste para o oeste porquê do oriente vieram a civilização; a ciência e diversos conhecimentos.
A Loja pode representar o Templo de Jerusalém, embora alguns estudiosos apontem semelhanças com o Parlamento Inglês — especialmente na estrutura e na simbologia de seus espaços.
Ambas as interpretações são válidas e merecem uma pesquisa mais especifica.
No entanto, mais importante do que a origem ou a forma, é estar em Loja: presente, comprometido e em constante construção interior.
Conforme a bíblia - Reis 6:1–38 e crônicas 3:1–17
c

Nenhum comentário:
Postar um comentário