A História da civilização humana se adapta e se reproduz ao sabor das circunstâncias.
Essa prerrogativa é explicável até mesmo para servir de orientação à cronologia e aos Calendários.
Setembro, até em função da própria origem da palavra, fazia referência à "septem" ou seja; o sétimo mês do ano, de acordo com o calendário romano, que se baseava na Lua e possuía 10 meses.
Em razão disso, as estações do ano ligadas ao Sol caíam em épocas distintas.
Como forma de equacionar essa questão, atribui-se ao rei romano, Numa Pompílio, a criação de dois meses "JANUS" (Janeiro) e "FEBRUARE" (Fevereiro) para antecederam Março.
Assim, JANOS que na mitologia romana representava o Deus das entradas e saídas, tornou-se a referência de primeiro mês, como forma inclusive de trazer bons presságios.
Cabe aí, o ingrediente da superstição, como uma disposição da alma, cujo exercício não é objeto ou mérito para discussão nesse capítulo.
De algum modo, a instituição desses dois novos meses, repercutiu que o uso se manteve pelo costume.
Setembro, no hemisfério sul, marca a transição entre o Inverno e a Primavera, cuja característica é o desabrochar das flores, chuvas, e o início das temperaturas mais quentes.
O extraordinário músico e poeta Beto Guedes em sua canção "Sol de Primavera" diz:
"...Quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez..."
No que diz respeito ao aspecto espiritual humano, no Judaismo, por exemplo o Yom Kipur, (Dia do Perdão) constitui-se numa das datas de maior relevância, que no calendário hebraico começa no crepúsculo do décimo dia do mês de Tishrei que coincide com o Mês de *Setembro*, Outubro ou Novembro).
Já para os Cristãos, a Igreja Católica dedica o mês de Setembro à Bíblia.
Setembro, para o nosso País simboliza uma das datas mais importantes de nossa história, onde se comemora a Independência do Brasil no dia 07, tradicionalmente marcada por uma série de manifestações políticas.
É ainda em Setembro que se comemora aquela que talvez seja, uma das datas mais relevantes para a história da civilização, que é o "Dia Mundial da Alfabetização", 08 de Setembro, posto que a Leitura e a Escrita, são os dois instrumentos mais eficazes para a socialização, para o acesso à informação e para o desenvolvimento do raciocínio crítico ao ser humano.
Setembro é marca de renovação, e que por ele possamos transitar com a capacidade de reafirmar nossos propósitos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário