Todos os dias somos surpreendidos com alguma coisa diferente.
E hoje, em especial, numa troca de mensagens com o nosso querido e Respeitável Irmão, Secretário de Cultura do Grande Oriente de São Paulo, OMAR ZACHARIAS, em determinado instante ele escreveu-me:
"...Agrella, em todos os momentos nós estamos lidando com os preços das coisas, e pouco nos damos conta do Valor das coisas..."
Confesso que a afirmação do Irmão OMAR, levou-me à um breve exercício especulativo.
Grosso modo, o Preço de tudo o que se paga, atende a um critério puramente objetivo.
O preço é uma expressão numérica adotado pelo mercado.
O Preço das coisas obedece a um padrão de cálculos do que se elabora, se gasta com relação ao tempo para produção e acima de tudo, por um diferencial que o identifica singularmente, que é a obtenção de um lucro, inobstante a margem que suscite.
Por outro lado, o Valor das coisas, traz consigo um critério subjetivo que está relacionado à utilidade, às necessidades, às sensações e às preferências humanas.
Quando se afirma:
"Nada paga o que isto significa pra mim"
Estamos reconhecendo rigorosamente o Valor de alguma coisa e não o Preço que eventualmente teve ou teria que ser pago.
Preço é investimento.
Valor é satisfação.
Enquanto o Preço encerra uma idéia quantificável em unidades monetárias.
O Valor, outrossim, implica no apreço e no gosto que uma pessoa confere a um bem ou serviço, transitando além do simples custo monetário.
O Valor das coisas impõe por si só um conceito interior e subjetivo, pois depende das necessidades, desejos e preferências individuais.
Lembrando ainda que no cenário semântico e gramatical, apenas ao que se ama, se venera, se respeita profundamente e que cala fundo a própria alma, é que se atribui um "Valor Inestimável"...
Portanto, ao olhar em torno de sí, pare, reflita e conclua o que realmente importa na sua vida : se é o valor com que os outros o vêem, ou se é o cifrão que você pode representar.
Afinal de contas, avaliar é um verbo, advindo do substantivo Valor, e é em torno disso que buscamos nosso aprimoramento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário