outubro 18, 2025

OS ESTATUTOS DE SCHAW

         


        Um marco fundamental para a história da Maçonaria ocorreu em 1598 e1599, com os Estatutos de Schaw. Esta diretriz obrigou as Lojas escocesas a contratarem um tabelião para registrar todas as transações importantes. Essa simples medida de organização fez com que as Lojas começassem a manter atas detalhadas, criando um acervo documental precioso. Graças a isso, hoje é possível rastrear com muito mais clareza o surgimento dos primeiros maçons "aceitos" (não-operativos) na Escócia, um fenômeno que na Inglaterra permanece envolto em mistério devido à falta de registros internos semelhantes.

        A primeira admissão registrada de maçons não-operativos ocorreu a 3 de julho de 1634, na Lodge of Edinburgh (Mary's Chapel) No. 1. Foram iniciados Sir Anthony Alexander — Mestre Principal de Obras do Rei —, o seu irmão Lord Alexander e Sir Alexander Strachan de Thornton. A presença de Sir Anthony, uma figura poderosa responsável pelas Lojas da Escócia, sugere uma entrada estratégica, embora as razões exatas para a iniciação do seu irmão e amigo permaneçam pouco claras.

        As razões exatas para esta transição de uma Maçonaria Operativa para Especulativa continuam a ser debatidas. É provável que arquitetos, que foram assumindo a responsabilidade pelo projeto no século XVI, tenham começado a juntar-se às Lojas dos pedreiros. Outra teoria aponta que as Lojas operativas poderiam ter começado a cobrar entradas à nobreza, inspiradas por outras corporações, como uma forma de angariar fundos. Ou talvez tenham recrutado deliberadamente figuras influentes na esperança de melhorar os seus salários e condições de trabalho. O mistério persiste, mas os registos escoceses são a chave para esta investigação.

Fonte: curiosidadesdamaconaria #curiosidadesmaconicas #Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário