novembro 14, 2025

COBRIDOR INTERNO OU GUARDA DO TEMPLO - Almir Sant’Anna Cruz






Joia:

Duas Espadas Cruzadas

Duas espadas cruzadas mostram que o titular do cargo zela pela segurança interna dos trabalhos. 

Sua alegoria mostra a inviolabilidade e o respeito, já que a ele compete velar para que o Templo fique coberto a olhares profanos.

Investidura e Posse:*

Com a seguinte fala do Venerável Mestre eleito:

Irmão Guarda do Templo, estas Espadas cruzadas, que constituem a vossa Joia, indicam que só deveis dar ingresso em nosso Templo, àqueles que têm direito a tomar parte em nossos trabalhos.

Simbolicamente, os ferros cruzados, em guarda para o combate, ensinam-nos a colocarmo-nos em defesa contra os maus pensamentos e ordenarmos moralmente as nossas ações.

Avental:

O Avental dos Mestres difere em função da Potência.

No Grande Oriente do Brasil e nas Potências Estaduais confederadas a CMSB, o Avental é branco forrado de preto, orlado de azul em seu entorno e no da abeta, com rosetas azuis no centro da abeta e em cada extremidade inferior do Avental.

Nos Grandes Orientes Estaduais confederados a COMAB, o Avental é branco, forrado de preto, orlado de vermelho em seu entorno e no da abeta, com as letras M e B em cada extremidade inferior do Avental. 

Alfaias:

Avental de Mestre e Colar com a joia do cargo. A cor do Colar será conforme a Potência a que a Loja está jurisdicionada.

Instrumentos de trabalho: Espada

Correspondência na Abobada Celeste:

ANTARES, nome proveniente de Anti-Ares (Anti-Marte) por se assemelhar, rivalizando com seu tamanho, cor avermelhada e brilho, ao planeta Marte.

Para os antigos persas (3000 a.C.) era uma das estrelas guardiãs do céu. Corresponde ao Cobridor Interno, o guardião do Templo.

Atributos do cargo:

Armado de espada, o Cobridor Interno ou Guarda do Templo tem assento no lado da porta, dependendo da Potência Maçônica, a esquerda ou a direita de quem entra.

Compete-lhe guardar a entrada do templo, zelando pela plena segurança dos trabalhos da Loja.

Cabe-lhe também não permitir a entrada ou a saída do templo sem a prévia autorização do Venerável Mestre e fiscalizar se todos os retardatários estão trajados adequadamente. 

O Cobridor Interno e o Mestre de Harmonia, por suas atribuições, são os únicos Oficiais que não participam do Cortejo de entrada, permanecendo, ambos, no interior do templo.

Para a Escola Ocultista, representa o princípio humano do duplo etéreo e ao plano físico superior, atraindo, quando da abertura das sessões, devas (anjos) comandantes de certos espíritos da natureza e elementais, com predomínio da cor cinzento-violáceo.

Excerto do livro *Manual dos Cargos em Loja do REAA - Interessados no livro contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

Nenhum comentário:

Postar um comentário