janeiro 22, 2026

RECEBI A CRITICA ABAIXO - Michael Winetzki







Recebi de um irmão aborrecido comigo a mensagem abaixo:

Acho que o senhor como um acadêmico (pelo menos imagino eu), deveria aprender a fazer a referência certa. Da forma que o senhor faz, não dá nem para identificar as páginas de onde copia os textos. É preciso citar nome de autor, livro ou site, ano do livro e editora. Assim é fácil produzir conteúdo e ficar por ai dizendo nos grupos de Whatsapp que tem o melhor site de conteúdo maçônico do Brasil (Não Mesmo). Já vi várias copias de conteúdos de amigos aqui, sem qualquer referência e o senhor levando o crédito como "um grande pesquisador". Assim é muito fácil se vender como intelectual por ai. Ja tem grupos de maçons que os Irmão quando vê uma publicidade sua, comenta: "Lá vem o copião".

Atenciosamente,

Minha resposta:

Prezado Esdras, muito obrigado por sua reflexão.
Como você deve ser um dos milhares de irmãos que acessam o blog, (senão o comentário não tem razão de ser), agradeço pelo reconhecimento.

Você deve ter notado que todas as postagens, ao lado do título, contém o nome do autor. Quando sou eu que escrevo, tem o meu nome, e quando não tem nome algum, no pé do texto aparece de onde ele foi copiado.

De fato, eu copio os melhores textos dos meus grupos de whatsapp e muitos recebo diretamente dos autores, para prestigiar irmãos que de outra forma seriam muito menos lidos e apreciados. Sou uma espécie de divulgador de cultura e maçonaria e me orgulho muito disso, e os quase oitocentos mil acessos ao blog justificam o meu trabalho, que aliás, é inteiramente gratuito.

Mas como acadêmico também tenho obras. Escrevi 9 livros, um dos quais adotado como texto de estudo em faculdade. Tenho centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior e em cerca de 30 anos fiz mais de duas mil palestras, presenciais e virtuais. Aliás, nesta semana faço 3, dia 25 na Loja Virtual Luz in Tenebris, dia 28 no Arco Real e no dia 30 em Goiânia.

Faço parte de 5 Academias mas nunca busquei filiação, sempre fui convidado porque viram algum mérito no meu trabalho.

E se tem algum amigo seu que eu publiquei sem citar a autoria, por favor me informe para corrigir o erro e me desculpar. Por mais cuidado que eu tenha, errar é humano.

Considero sim, e tenho muitas opiniões a respeito, o meu blog como um dos melhores do Brasil e mais de 300 irmãos que o seguem diariamente confirmam isso. Não sou o melhor, ninguém pode afirmar isso, mas sou um dos melhores, com certeza.

Finalmente eu tenho orgulho também de ser chamado de "copião". Busco trazer  a luz a cultura e inteligência de tantos e tantos autores que de outra forma passariam despercebidos. Copio o que há de melhor e isso soma para nos tornar também cada vez melhores. Não é esse o objetivo da Ordem?

Finalmente, porque essa raiva toda? Se você não gosta, não precisa ler. Eu não gosto de jiló e não como, não fico criticando seu amargor.

Receba a minha gratidão por sua crítica, que sempre nos enriquece e também um caloroso TFA. Michael

PS - As minhas palestras e os meus livros já renderam a doação de mais de 200 toneladas de cestas básicas e mais de milhão de reais em doações diversas, de reformas de creches e asilos, doações de computadores e bibliotecas a escolas e presídios, máquinas de fazer fraldas a prefeituras, fornos de pão a centros espíritas, etc, etc, etc. Tudo documentado.

Eu apreciaria muito saber o que você tem feito de trabalho na Ordem além de críticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário