"Há intrínsecas relações entre Templarismo e Maçonaria, e nenhuma delas sustenta qualquer possibilidade de uma origem templária da Ordem ou de o templarismo ter constituído o seu repertório fundacional. (...)
Mas a propagação destas narrativas tem um marco inicial, o ano de 1737, quando Andrew Michael Ramsay, o Cavaleiro Ramsay, discursou na Loja de Epernay, na França, defendendo a origem cruzada da Maçonaria. O "discurso de Ramsay" deu origem, por sua vez, a toda uma tradição oitocentista que influenciou diretamente a criação de altos graus, sobretudo na França e na Alemanha, por onde essas narrativas se espraiaram fomentadas por Lojas Escocesas (a dos Antigos), encontrando severa resistência por parte das Lojas Inglesas (a dos Modernos) (...).
Sem lastro documental, a lenda foi bem recebida por aqueles que buscavam, na Ordem, conectar-se a uma tradição cavaleirosa. (...).
É por este caminho que o templarismo adentrou à Maçonaria apesar de, no discurso de Ramsay, os Cavaleiros Templários não terem sido propriamente citados.
Trechos do livro "MAÇONARIA: Origens e Dilemas"
Autor: Irmão Rodrigo Medina Zagni - Historiador e Professor da USP.

Nenhum comentário:
Postar um comentário