abril 15, 2026

TORAH E O NÚMERO PI, UM CÓDIGO MATEMÁTICO OCULTO - Lucius Cohen




 A Bíblia registra a criação do mar de bronze pelo Rei Salomão com estas palavras: "Fez também o mar de fundição, de dez côvados de uma borda à outra, redondo ao redor, e de cinco côvados de altura; e um fio de trinta côvados o cercava em redor" (1 Reis 7:23; 2 Crônicas 4:2). O texto apresenta uma bacia circular com um diâmetro de dez côvados e uma circunferência de trinta côvados. A divisão de trinta por dez resulta em três. Este número configura-se como uma aproximação primitiva de Pi.

Historiadores atribuem a primeira aproximação precisa de Pi aos egípcios e à construção da Grande Pirâmide. O abade Moreux expõe este relato em seu livro La Science Mystérieuse des Pharaons (Paris, 1923). O Gaon de Vilna, um estudioso lituano do século XVIII, chama a atenção para um detalhe no texto bíblico. Ele observa que a palavra "linha" (fio) recebe duas grafias diferentes nos dois versículos que descrevem a bacia de Salomão.
O exame da gematria — os valores numéricos dessas grafias — revela um padrão claro:
Em 1 Reis 7:23, a palavra aparece como Kuf-Vav-Hei e possui o valor 111.
Em 2 Crônicas 4:2, a grafia muda para Kuf-Vav e possui o valor 106.
A divisão de 111 por 106 resulta em 1,0472 quando calculada com quatro casas decimais.
A multiplicação desta razão por três (o valor bíblico de Pi obtido pela divisão simples) produz 3,141509.
Este valor corresponde ao valor matemático de Pi em quatro casas decimais (Pi = 3,14159265359).
1 Reis 7:23: (קוה) = linha = 111
ויעש את הים מוצק עשר באמה משפתו עד שפתו עגל סביב וחמש באמה קומתו וקוה שלשים באמה יסב אתו סביב׃
2 Crônicas 4:2: (קו) = linha = 106
ויעש את הים מוצק עשר באמה משפתו אל שפתו עגול סביב וחמש באמה קומתו וקו שלשים באמה יסב אתו סביב׃
A Torah opera como um código. Ela detém um vasto conhecimento antigo. O caminho para seus segredos passa por uma análise estruturada, em vez de uma leitura superficial do texto.

T:.F:.A:.
Com luz e mistério, 
Lucius Cohen
Business Kabbalah

Nenhum comentário:

Postar um comentário