setembro 28, 2025
ARLS COLUNAS DO MESTRE HIRAM ABIFF n. 704.- São Paulo
TAL PROFANO - Adilson Zotovici
Soberano, livre pedreiro,
Causando perplexidade
Tal profano inquiriu certeiro
Qual o fulcro da irmandade ?
Silente o pulcro canteiro !
Sapiente com acuidade,
O Venerável sobranceiro
Lembra, obrar à humanidade !
Por Liberdade, ordeiro,
Com respeito e Igualdade
Na Fraternidade o roteiro
Sobretudo a caridade
Na filosofia o luzeiro
Melhoria, estudo...a verdade !
setembro 27, 2025
XXX JORNADA MAÇÔNICA DO BRASIL EM SANTOS
📣 Caros Irmãos!
Estamos na reta final da XXX Jornada Maçônica do Brasil, a 1ª itinerante, com sede em Santos/SP!
🗓 Data: Dom, 28/09
🕘 Horário: 09h
📍 Local: Auditório da UNISANTA – Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão – Santos/SP
✨ Destaques:
• Abertura Oficial com o Ir. Michael Winetzki e autoridades.
• Palestra especial com o Ir. Márcio França: “Empreendedorismo”.
• Conferência de Abertura: “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” com Alexandre Winetzki.
• Painel final: “Maçonaria e o Progresso Humano” (IA, Medicina 4.0, VR, energia renovável etc.).
🔗 *Transmissão on-line: pelo site ou App ACAOL → www.acaol.com.br*
🎁 Prêmios e sorteios para participantes presenciais e on-line.
🏆 Mérito “Amigo da Cultura” para Mestres que levarem 3 Aprendizes + 2 Companheiros (enviar dados para contato@acaol.org ou WhatsApp 11 99604-9171).
🏨 Hotéis conveniados com desconto
(Bourbon, Comfort, Novotel, Ibis Budget).
🍽 Almoço Fraternal gratuito para participantes presenciais.
👩🦰 Programação especial para Cunhadas – confirmar presença pelo e-mail/WhatsApp.
🅿 Estacionamento conveniado: R$ 50/12h.
📲 Acompanhe tudo nos canais oficiais:
• Site/Aplicativo ACAOL
• Instagram: @jornadamaconicabrasil
• Facebook: Jornada Maçônica
• Grupos de WhatsApp
🤝 Contamos com sua presença (on-line ou presencial) para celebrar este grande evento maçônico!
DIA DAS CRIANÇAS - UM APRENDIZADO - Jorge Gonçalves
Meu inestimável irmão Celso Melo ensinou que a melhor cadeira de Aprendiz é a do Venerável Mestre. Hoje compreendemos plenamente suas palavras: "a Maçonaria não tem outro objetivo além de aperfeiçoar a vida de seus membros e inspirá-los a melhorar suas comunidades."
Estamos nos aproximando do Dia das Crianças e sentimos como dever estender a mão àqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que nós. Pedir nunca é fácil, mas lembramos também do exemplo do irmão Michael Winetzki, que nos mostra o valor de agir em favor de quem precisa.
Assim, se puder ajudar, agradecemos de coração. As contribuições financeiras podem ser feitas via PIX: 11.243.232/0001-97. Quem desejar doar brinquedos, poderá entregá-los na Loja Constâncio Vieira nº 3300, Rua Bom Jesus dos Navegantes, 201, Bairro Ponto Novo, Aracaju-SE.
E o mais importante: todos estão convidados a participar deste grande evento no dia 05 de outubro, no Aeroclube de Aracaju, que contará com a presença especial de um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, tornando esta data inesquecível para as crianças.
Que este Dia das Crianças seja a prova viva de que, quando a Maçonaria se une em fraternidade, nenhum obstáculo é maior que a nossa vontade de servir.
OS PAINÉIS DE JOHN HARRIS - Vitor Assunção
Antes de iniciarmos as explicações sobre o painel da loja é importante saber algumas informações relevantes sobre: os painéis de John Harris
Originalmente os painéis maçônicos eram desenhados no chão com giz, carvão ou argila. Essa prática remonta à Maçonaria Operativa, quando os símbolos eram traçados diretamente no piso do local de reunião antes de cada sessão.
John Harris (1791–1873) foi um artista inglês, pintor de miniaturas e desenhista arquitetônico. Iniciado na Maçonaria em 1818, na Emulation Lodge of Improvement, ele viveu em uma época de grandes transformações culturais dentro da Ordem. Com a fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE) em 1813, os maçons britânicos passaram a valorizar mais a estética e a simbologia dos templos.
Sua contribuição para os painéis das Lojas: Harris ficou especialmente conhecido por seus painéis de Loja, também chamados de quadros de Loja ou tábuas de delinear. Esses painéis são representações visuais dos símbolos de cada grau — Aprendiz, Companheiro e Mestre — e são usados durante as sessões para reforçar os ensinamentos simbólicos.
Antes de Harris, não havia padronização: cada Loja criava seus próprios desenhos.
Em 1823, Harris dedicou um conjunto de painéis ao Duque de Sussex, então Grão-Mestre da UGLE, United Grand Lodge of England, ou em português, Grande Loja Unida da Inglaterra. que reconheceu seu talento e encomendou modelos oficiais.
A partir daí, os painéis de Harris passaram a ser usados como referência padrão, ajudando a uniformizar os símbolos e a estética das Lojas
setembro 26, 2025
XXX JORNADA MACONICA DO BRASIL - Santos
📣 Caros Irmãos!
Estamos na reta final da XXX Jornada Maçônica do Brasil, a 1ª itinerante, com sede em Santos/SP!
🗓 Data: Dom, 28/09
🕘 Horário: 09h
📍 Local: Auditório da UNISANTA – Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão – Santos/SP
✨ Destaques:
• Abertura Oficial com o Ir. Michael Winetzki e autoridades.
• Palestra especial com o Ir. Márcio França: “Empreendedorismo”.
• Conferência de Abertura: “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade” com Alexandre Winetzki.
• Painel final: “Maçonaria e o Progresso Humano” (IA, Medicina 4.0, VR, energia renovável etc.).
🔗 *Transmissão on-line: pelo site ou App ACAOL → www.acaol.com.br*
🎁 Prêmios e sorteios para participantes presenciais e on-line.
🏆 Mérito “Amigo da Cultura” para Mestres que levarem 3 Aprendizes + 2 Companheiros (enviar dados para contato@acaol.org ou WhatsApp 11 99604-9171).
🏨 Hotéis conveniados com desconto
(Bourbon, Comfort, Novotel, Ibis Budget).
🍽 Almoço Fraternal gratuito para participantes presenciais.
👩🦰 Programação especial para Cunhadas – confirmar presença pelo e-mail/WhatsApp.
🅿 Estacionamento conveniado: R$ 50/12h.
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A.R. LOJA DE PESQUISA MAÇÔNICA QUATUOR CORONATI 333 - São Paulo
O ESOTERISMO DO GALO NA MAÇONARIA - Ivan Froldi Marzollo
*Ignis - Aqua - Origo*
O galo é um animal com vários significados esotéricos:
Ciclo de transformação
O galo simboliza o ciclo eterno de renovação e transformação. O seu canto ao amanhecer e ao anoitecer representa a oportunidade de recomeçar e a contínua mudança. A figura galiforme, é admirada tanto pela beleza e imponência, quanto pela imagem mística.
A figura do Galo, em diversas culturas, está simbolicamente ligada ao renascimento (principalmente para os cristãos), à nobreza, ao caráter, a altivez, o destemor e a coragem.
No Ocidente, a França se destaca como região em que a figura do galo, em momentos distintos de desprezo (por Napoleão III) e valorização (na Terceira República de 1889)a figura do galo simboliza o brio e o caráter junto àquele povo, desde a idade Média
Comum também entre os romanos, a palavra "galo" deriva da forma como se denominavam as tribos celtas (gallus), popularizando o termo "povo galo" também entre os romanos...já no Séc XII, escritores ingleses e germânicos, em seus textos, ainda comparavam o povo francês ao "orgulhoso animal de curral", mas de forma jocosa, em contraponto à águia germânica, orgulho dos germânicos. Mesmo assim, o símbolo do galo "forte e furioso" sobreviveu; a partir da Revolução Francesa a figura de perseverança e valentia do galo teria sido recuperada...Sendo a cultura francesa de grande influência na Europa, nos Séc XVIII e XIX (Terceira República), deduz-se o porquê da disseminação dessa figura em outros países, até no Oriente...Em Portugal o "galo de Barcelos", ao norte do país, se apresenta por uma lenda ocorrida naquela região, onde um homem fora inocentado e salvo da forca, e graças ao "canto" de um galo, que jazia morto e assado, antes de uma refeição de um juiz que o sentenciou.
O cantar do galo cada manhã representa o triunfo do bem sobre o mal e da luz sobre as trevas.
Signo do Sol na tradição chinesa
O galo está associado ao conceito de Yang, ou seja, à vida, à luz e ao calor do universo. Na cultura popular chinesa, o Galo demonstra um altivo ser, detentor de cinco virtudes: a virtude civil, pela crista; a militar, pelo esporão; a coragem, pelo comportamento em combate, a bondade, por compartilhar de comida com as galinhas e a confiança por anunciar a aurora, diariamente. O galo, na crença popular chinesa, também se mostra um espantador de demônios, motivo pelo qual figura nas portas de residências.
Na tradição chinesa o galo está associado ao conceito de Yang, ou seja, ao calor, luz e vida no universo – daí o Yang ser também representado por um Galo" .
A sigla I. A. O., era representativo de Ignis (fogo); Aqua (líquido ou mercúrio) e Origo (a verdadeira origem); este último era o mediador da filosofia secreta entre o enxofre e o mercúrio.
O mercúrio é representado pela figura do galo.
“Visita o Interior da Terra e Nele, Retificado, Encontrarás a Pedra Oculta”.
A Câmara de reflexão assemelha-se a um “túmulo” onde será o candidato simbolicamente “enterrado”.
A percepção interior resulta da diminuição das atividades de nosso sistema nervoso gradativamente, até sua paralisia completa, até encontrar um estado maravilhoso de silêncio. A atividade mental é reduzida ao descanso total, ao "ponto de agulha". Esse ponto se situa na fonte do pensamento, que é cósmica e pura...
Água e pão simbolizam o alimento para o corpo e espírito. O enxofre é o símbolo do espírito. O sal e o símbolo da sabedoria e da ciência. Apresentados em taças separadas indicam que o candidato, deve estar sempre cheio de entusiasmo, mas moderado, à fim de que o ardor não o leve a cometer excessos. A ampulheta sugere a necessidade de rápidas decisões. Os instantes perdidos são irrecuperáveis e o tempo de permanência na Câmara é limitado. Silenciosa, a ampulheta concita-o a decidir.O galo sugere audácia e vigilância. Induz à meditação, lembrando de que um novo dia se aproxima trazendo ao candidato uma nova aurora. Ele deve vigiar os seus defeitos, corrigindo-os e procurando tornar-se puro para se tornar digno da aurora que se aproxima. A ceifadeira traz a ideia do trabalho. Serve também para cortar as ervas daninhas e assim sugere ao candidato que todos os seus vícios e todas as suas imperfeições serão eliminados à mercê de seu trabalho e de sua dedicação. O esquife, o crânio e os ossos indicam simbolicamente, o fim da vida quando tudo o que é motivo de preocupação e cuidados do homem se reduz à uns poucos ossos. Riqueza, glórias, miséria, fome, tristeza, tudo terá um dia o seu fim. Por isso, a Maçonaria apresenta esses símbolos mortuários para lembrar aos Maçons que todos seremos um dia apenas ossos.
Na Maçonaria com objetivos muito mais nobres e mais fraternais "livres e de bons costumes" é condição sine qua non para quem se propõe a receber nobres ensinamentos, onde a partir daí o homem bom buscará ser um homem melhor para a humanidade.
João 3;3-8 nos lembra acerca do nascimento da água e do espírito. Da "masmorra" para a "luz", o renascimento do neófito para saberes sublimes.
"De onde viemos"? "Onde estamos"? "Aonde queremos chegar"? O que não podemos é nos furtar em buscarmos, intimamente, por respostas. Na figura do Galo, simbolicamente busquemos nos assentar na crença de que, com o "Renascimento", todas as respostas nos serão reveladas, de acordo com nossa vontade em adquiri-las pelo profundo estudo. É a vitória pelo mérito advindo do esforço e pela Perseverança.
A introjeção simbólica permite a ascensão na consciência dos princípios básicos do peregrino da Arte Real .
O galo é também um símbolo do grau 18 do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Cavaleiro Rosa-Cruz. Neste grau, o galo é um dos quatro animais que representam os quatro evangelistas: o leão representa Marcos; o touro representa Lucas; o homem alado representa Mateus; e o galo representa João. O galo simboliza a sabedoria, a palavra e a iniciação de João, que foi o discípulo amado de Jesus e o autor do Apocalipse.
Símbolo maçônico
O galo representa a vigilância e o alvorecer. A figura do galo é usada no topo das torres de igrejas, representando a vontade de agir logo cedo e o anuncio do nascer do Sol. Animal que representa o alvorecer e a vigilância.
Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: esta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”.
Aquele ser que anuncia a boa nova, um novo dia, uma nova oportunidade em recomeçarmos.
Perante as questões elencadas anteriormente, após o "nascer de novo", a vigilância e perseverança devem estar constantemente sendo lembradas e "praticadas" em todos os momentos da vida, na busca do saber filosófico e resoluções em cotidiano de trabalhos/estudos, principalmente em situações de dificuldades decorrentes das vicissitudes, quando a resiliência também deve se fazer presente.
O galo símbolo do renascimento, esperança e ressurreição, a exemplo da águia e do cordeiro. Há lendas ancestrais que creem num galo que cantou à meia noite, anunciando o nascimento de Jesus, daí um dos motivos para "Missa do galo" ser à meia noite do dia 24 de dezembro. Teria sido a única vez que um galo teria cantado à meia noite. A origem remonta ao Séc. IV, que sob forte influência do Constantino, passou-se a admitir a fusão de alguns cultos pagãos aos cultos cristãos, já que Constantino era sincretista. O culto ao "Deus Sol" teria, então, se fundido ao culto ao nascimento de Jesus; tem lugar cativo no imaginário popular como um animal destemido, que nunca recua, com coragem e demonstração dissuasória, como quando "alfa" em plantel galináceo, contra quem ou o que lhe ameaçar invadir o território sob seu domínio, demonstrando um ser atento, vigilante, que nunca cessa o controle sob seu o terreiro, estando sempre pronto a agir para manter o equilíbrio em seu habitat. A imagem do guerreiro "defensivo e justo" se faz presente no imaginário popular.
Da mesma maneira como o canto do Galo anuncia a chegada do Sol para um novo despertar, simbolicamente, ele também anuncia a chegada de uma era de nova consciência, a consciência da vigilância permanente denominada "Vigilância Cuidadosa" e "Vigilância Espiritual" constante, se sustenta na perseverança. .
A busca do simbolismo acerca da figura do Galo, aqui não se esgota, não se conclui, mas sim permanece amplo o "terreno fértil" de pesquisa sobre seu simbolismo. A natureza tem muito a nos ensinar. O Divino Pai não cria nada em vão, desde a necessidade de harmonizar a cadeia vital na natureza, até a exposição de virtudes naturais, explanados de forma sutil, pelo comportamento animal, em nossa rica fauna e flora terrestre. A nós, resta-nos observar, elaborar conceitos, propagar ensinamentos e enriquecer a alma em Honra e Glória ao Grande Arquiteto do Universo.
O CORAÇÃO DO MAÇOM - Angelo Tasso
Na nossa iniciação o "coração" do recipiendário fica em evidência várias vezes.
É uma costume antigo e esse simbolismo pode ser encontrado na Escola Pitagórica.
Na escola de Crotona, o candidato passaria por 3 provas iniciáticas.
Algumas dessas provas não tinham um caráter eliminatório.
Existiam:
- A prova da coragem, onde o candidato passaria a noite em uma caverna, onde "teoricamente", seria visitado por animais selvagens.
- A prova do conhecimento, onde se verificava o nível de conhecimento e as possíveis dificuldades do candidato para entender o que seria ensinado.
Porém havia uma prova não divulgada, e essa *ELIMINAVA* .
Era a prova da solidariedade, que consistia em um desconhecido (um Pitagórico) disfarçado como um pedinte, pedir pão e água, e caso fosse negado esse candidato *jamais* seria aceito na escola Pitagórica, pois não tinha *um coração sensível ao bem.*
Foi assim que Cilon (um rico negociante da época, (escravo da avareza, arrogância e da ira) uma vez reprovado nessa prova incitou a população contra a escola Pitagórica.
*O coração está em evidência na nossa iniciação.*
Logo na entrada do Templo uma espada aponta para o nosso coração.
O coração simbolicamente representa a sede dos desejos, paixões, emoções, sentimentos... etc.
Nesse momento a espada guarda para que esses sentimentos fiquem fora do Templo.
Em um outro momento o Chanceler marca o peito do recipiendário com a chancela da maçonaria para que fique marcado em seu coração os valores defendidos na Maçonaria.
Finalmente, na hora do juramento, o recipiendário está com a sua mão direita sobre o livro da lei e na mão esquerda com um *COMPASSO* de hastes *FECHADAS* apontando para o *coração* .
Nesse momento, simbolicamente, o compasso demonstra que o conhecimento MISTAGÓGICO vem de outros planos de existência, e não é adquirido como nas outras ciências agógicas desenvolvidas no processo do ensinamento maçônico (andragogia e heutagogia).
O compasso que define o perímetro, a totalidade ou os *limites* , estando com as hastes fechadas demonstra que ainda não há nesse recipiendário nenhuma grama de conhecimento intuitivo ou saber iniciático.
Em tese, com o desenvolvimento nos graus simbólicos, esse compasso abrirá suas hastes em razão do saber iniciático (MISTAGÓGICO) adquirido.
Desde cedo percebemos que a sede dos sentimentos, desejos, emoções, vícios e paixões partem dali.
Por isso, o proponente que se dispõe entrar para a Maçonaria (ainda que não saiba) passará por uma das provas mais importantes.
Existe sim, uma prova que ELIMINA.
Essa prova não acontece no dia da nossa iniciação...
Ela aconteceu muito antes.
Ela acontece no momento exato em que o amigo que um dia nos reconhecerá como irmão, reconhece em nós UM CORAÇÃO SENSÍVEL AO BEM.
Condição sem a qual a indicação não acontece.
(Ou pelo menos deveria ser assim).
Nossos antepassados operativos sabiam qual a pedra escolher para a construção.
Basicamente existem 3 tipos:
- Ígneas
- Metamórficas
- Sedimentares.
Nossos antepassados sabiam qual a pedra seria SENSIVEL AO TRABALHO DO MAÇO E CINZEL . Tal qual os Mestres Maçons da atualidade.
Fazendo uma analogia, a pedra hoje somos nós e obviamente um CORAÇÃO SENSÍVEL AO BEM, se refere a uma "pedra" que seria SENSIVEL AO TRABALHO (simbólico) DO MAÇO E do CINZEL.
As asperezas da pedra (arestas, picos) devem ser trabalhadas, lapidadas, para que as reentrancias (vales) das virtudes fiquem em evidência.
É essencial que essa "pedra" aceite o trabalho do maço e do cinzel.
Fazendo uma analogia, as Ígneas e Metamórficas por serem muito duras não são fáceis de se desbastar, muitas se quebram e se perdem nesse trabalho.
Assim, na Maçonaria atual, essas "pedras" precisam ter as características próprias, e que aceitem facilmente a ação do maço e cinzel.
Um coração sensível ao bem.
Assim, aquele que ainda é escravo dos vícios e paixões e não tem um coração sensível ao bem provavelmente não fará parte da nossa Ordem.
(Ou pelo menos deveria ser assim).
Fontes:*Instrucional* - Tito Alves
Pitágoras - Ciência e magia na antiga Grécia* ... Carlos Brasílio Conte
setembro 25, 2025
700.000 VISUALIZAÇÕES
700.000
No dia de hoje ultrapassamos as 700.000 visualizações neste blog.
Para um blog de nome tão complicado como o meu, e de um tema tão específico como a maçonaria, de interesse restrito apenas aos seus membros, é um número que deve nos orgulhar.
Agradeço aos 200 fiéis seguidores e aos outros milhares de irmãos que eventualmente buscam o excelente aprendizado que procuramos proporcionar, postando trabalhos dos maçons mais cultos e inteligentes do país.
Muito obrigado.
Michael Winetzki
O DIA DE TRABALHO DE OITO HORAS
Em 25 de setembro de 1926, Henry Ford tomou uma decisão que transformaria para sempre a rotina de milhões de trabalhadores ao redor do mundo. O empresário, já famoso por ter revolucionado a produção industrial com a linha de montagem, anunciou que seus funcionários passariam a trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana, sem qualquer redução de salário.
Naquele período, jornadas exaustivas eram a regra. Não era incomum que pessoas passassem 10 a 12 horas por dia nas fábricas, seis ou até sete dias por semana, acumulando mais de 100 horas de trabalho em apenas sete dias. Essa realidade desgastava os operários, comprometia sua saúde e limitava qualquer possibilidade de lazer ou convívio familiar.
A decisão de Ford parecia ousada, mas tinha fundamentos práticos. Ele acreditava que funcionários mais descansados seriam também mais produtivos e cometeriam menos erros. Além disso, via no tempo livre uma oportunidade para que seus próprios empregados se tornassem consumidores de carros, já que teriam energia, renda e dias livres para aproveitar o fruto de seu trabalho. O raciocínio era simples e inovador: se as pessoas passassem a ter finais de semana, poderiam viajar, visitar parentes e, consequentemente, usar automóveis.
Essa mudança ajudou a consolidar o conceito de final de semana como conhecemos hoje. Aos poucos, outras empresas passaram a adotar a mesma medida, pressionadas pela competitividade e pelos movimentos trabalhistas que viam no exemplo de Ford um caminho para melhores condições de vida. Décadas mais tarde, esse modelo seria incorporado às legislações de vários países, transformando-se em padrão internacional.
O gesto de Henry Ford mostrou que reduzir horas de trabalho não significava necessariamente reduzir produtividade. Pelo contrário, podia representar um ganho para empregados e empregadores. A medida mudou não apenas a forma de trabalhar, mas também a forma de viver, abrindo espaço para lazer, convivência social e desenvolvimento cultural.
O 25 de setembro de 1926, portanto, não foi apenas uma data de mudança dentro de uma fábrica. Foi o início de uma nova lógica de organização social e econômica, um marco que ajudou a definir a vida moderna e a relação que temos hoje com tempo, trabalho e descanso.
ARLS ESQUADRO E COMPASSO 217 - São Paulo
Na noite de ontem, a convite do irmão Julio Cesar Cadamuro, que é o meu adjunto como Grande Bibliotecário da GLESP, tive a honra de visitar a sua Loja, a ARLS Esquadro e Compasso n. 217.
O prédio é lindo, na verdade, se não fosse o símbolo maçônico identificando o local, passaria por uma tradicional igreja no estilo anglicano.
Fui muito cordialmente recebido pelos irmãos e pelo Venerável Mestre Pedro Donizete Paulucci, que me concedeu a palavra na Ordem do Dia para uma pequena palestra sobre a atuação da Ordem em beneficência.
O motivo foi eu ter tomado conhecimento das inúmeras ações beneficentes empreendidas pela Loja através dos irmãos, para atender diversas instituições. Um belo exemplo.
Ao final estendi o convite para que todos participassem da XXX Jornada Maçônica do Brasil em Santos no próximo domingo, de modo presencial ou virtualmente.
A PRIMEIRA IMPRESSÃO - Newton Agrella
O mundo parece que não reconhece mais limites para o que se diz, se ouve, se faz ou se sente.
Talvez, até seja por isso, que a famigerada frase "a primeira impressão é a que fica", de algum modo, ainda consiga produzir aquela sensação de poder influenciar ou de ser influenciado, a partir das primeiras experiências das relações interpessoais, bem como com tudo o que nos cerca, mas nos é desconhecido.
O interessante neste contexto é que o efeito desta "primeira impressão" - positiva ou negativamente forte e consistente - pode moldar de maneira significativa, eventuais interações futuras.
A propósito, seja qual for o campo de atividade das relações humanas, uma "primeira impressão forte" pode fazer com que o cérebro processe informações e elabore conclusões sobre pessoas ou eventos de forma muito rápida.
Às vezes, em questão de segundos, só de bater os olhos.
Esse fenômeno inclusive é frequentemente perceptível no ambiente maçônico.
Cabe destacar que uma "primeira impressão forte" pode tanto abrir ou fechar portas ao longo do tempo.
A Maçonaria espera que seus membros sejam pessoas com o coração sensível ao bem.
E para tanto, confia que seus membros, sejam pessoas que transmitam Confiança, Comprometimento diante do Juramento ou Compromisso prestado à Ordem, Pontualidade, Respeito para com seus pares, utilização de uma Linguagem compatível à Ordem, Cordialidade, dentre tantos outros atributos
Registre-se que a primeira impressão envolve a interpretação do que vemos, tomando-se por base as nossas percepções sociais e culturais.
Este espelho da alma e do intelecto, reflete-se igualmente, quando o Iniciado começa a desenvolver seus primeiros contatos com os símbolos e alegorias.
Lembrando que "a primeira impressão que fica" diz respeito à Imagem, pois é exatamente no imaginário que residem formas, sons, cores, movimentos e as abstrações humanas mais íntimas que podem ser projetadas e concebidas.
É bem verdade que a "primeira impressão" sobre uma pessoa, uma situação, um acontecimento.ou algum lugar se apoia em julgamentos inconscientes e interpretações cognitivas.
Contudo, é relevante assinalar que essa percepção inicial, mesmo que baseada em poucas informações, tende a ser persistente e pode exercer um grande impacto ao longo de nossa jornada.
Diante dessas circunstâncias e mesmo dotados da razão, há um instinto natural dentro de cada um de nós, que nos impõe proceder um passo adiante, que responde pelo nome de "discernimento", do qual jamais podemos nos afastar.











