FILOSOFIA DA FELICIDADE


O problema da felicidade é todo de ordem espiritual. Ser feliz importa em determinado estado de alma, que independe de circunstâncias externas. A felicidade, como a imortalidade, está na trama íntima da vida mesma, dessa vida que não começa no berço, nem termina no túmulo.

Sem fé, não há felicidade.  A alegria de viver vem do otimismo; o otimismo é filho da fé.  Sentir alegria de viver, ser otimista, ter fé: eis a felicidade. A felicidade não conhece passado, nem futuro: está sempre no presente.

O sofrimento não destrói a felicidade; esta é que age sobre aquele, suavizando-o hoje, dissipando-o amanhã Assim como da noite desponta o dia, assim a felicidade, muitas vezes, nasce da própria dor.

Buscar a felicidade fora do ser interior, diz Vigil, é fazer como o caracol que andasse à cata de sua casa.  É, ainda, como a jovem solteira que, ao cair destardes, esperasse pelo marido.

Pela felicidade, como pelo céu, ninguém tem que esperar.  Os que esperam jamais alcançam.  Os que querem deveras a felicidade, já estão com ela.  Os que realmente querem o céu, já nele estão, tem nele a sua morada:  "A hora vem, e agora é."

(Vinicius - Pedro de Camargo. Livro: Em Torno do Mestre)

*Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais.

Como iniciar o caminho para a felicidade? É possível chegar a algum destino sem dar o primeiro passo? Não duvidemos de que, o primeiríssimo passo para a felicidade é ver Deus em todas as coisas ao nosso alcance. Vê-Lo e sentí-Lo na utilidade da água, no poder da luz do sol, no descanso à noite, na maravilha de cada amanhecer, nos movimentos dos dias e das noites, no crescimento das plantas, flores e frutos, enfim, em todo Universo infinito e eterno.

Também, vendo, sentindo, e nos convencendo das nossas qualidades e da nossa força. Assim agindo, os passos seguintes rumo à felicidade virão naturalmente, quando então, o caminho difícil se torna mais fácil. 

É também caminho para a felicidade a arrumação da nossa casa interna, colocando-a em ordem no dia-a-dia. Luz no lugar da  escuridão; fortaleza se houver fraqueza; esperança se houver desalento; trabalho no lugar da preguiça e combate à intranquilidade e à tristeza com muita alegria e otimismo.

Desafoguemos o nosso íntimo dos pensamentos que nada nos acrescentam, usando a vassoura das boas intenções e da prática do bem por onde passarmos. A nossa mente estará sempre serena, limpa e pura.


Comentários