A DOUTRINA MAÇONICA "SECRETA"



Costumamos classificar a Maçonaria como sendo uma escola de ética e moral que oferece a seus membros o ensinamento de uma doutrina (do latim docere) maçonica.

Doutrinar significa ensinar ideias filosóficas mas de maneira geral isso se refere mais a  ensinamentos religiosos. As doutrinas podem ser de fé, filosóficas, morais, ocultas, esotéricas, ideológicas, enfim, de qualquer tipo de conhecimento sistematizado.

Tanto no Rito Escocês Antigo e Aceito como em outros outros ritos cada grau constitui uma doutrina em separado. Desta maneira a Maçonaria oferece  múltiplas doutrinas, ou ensinamentos doutrinários, aos seus membros.

Sabemos que as doutrinas qualificadas de "secretas" como os "antigos mistérios" que se supõe ter sido preservados ao longo do tempo são atraentes e despertam muita curiosidade 

 Mas não existem mais doutrinas secretas; a internet contém e revela todo o saber humano. A  Maçonaria, que alardeava manter secretos os seus ensinamentos, hoje nada mais tem para ocultar, seja para os maçons, seja em relação aos profanos.

Logo, a Maçonaria não é uma doutrina secreta. Funciona em endereços conhecidos, seus telefones são publicados em listas e tem o registro de suas atas e estatutos em cartório, bem como contas correntes em bancos. 

Apenas os iniciados conseguem entender os ensinamentos, que dirigidos à mente e ao coração, transformam um homem bom em um homem ainda melhor. Esse é o verdadeiro segredo da Ordem.

Comentários