THEODORE ROOSEVELT - UM MAÇOM - Walter Celso de Lima




Walter Celso de Lima é professor universitário aposentado com pós doutorado e lecionou em universidades no exterior. É autor de vasta obra científica e maçônica e membro da ARLS Alvorada da Sabedoria, nº 4285 de Florianópolis de Academia Catarinense Maçônica de Letras. É colaborador deste blog.


  1. Introdução:

Theodore Roosevelt Junior, de apelido Teddy e conhecido pelas suas iniciais T.R., foi um estadista norte-americano, conservacionista, naturalista e escritor. Serviu como o 26º Presidente dos EUA, de 1901 a 1909. Anteriormente, serviu como o 33º Governador do Estado de New York, de 1899 a 1900 e como o 25º Vice-Presidente dos EUA, de março a setembro de 1901. Nasceu em New York City, em 1858 e faleceu em Oyster Bay, NY, em 1919. 

    Foi maçom, e este fato influenciou muito as suas decisões, especialmente, nos acordos e pactos nacionais e, principalmente, nas convenções internacionais. 


  1. Biografia:

Roosevelt foi uma criança muito doente, portador de asma. Foi 

educado em casa e começou uma vocação naturalista ao longo da vida, antes de estudar em Harvard. 

    Seu livro “The Naval War of 1812” (A Guerra Naval de 1812), publicado em 1882 (com 24 anos de idade) estabeleceu sua reputação como historiador erudito e escritor popular. Este seu primeiro livro foi um sucesso.

    A juventude de Roosevelt foi em grande parte moldada por sua saúde precária e sua asma debilitante. Viagens em família ao exterior, incluindo viagens à Europa em 1869 e 1870, e ao Egito em 1872, moldaram sua perspectiva cosmopolita.

    Em Harvard saiu-se bem nos cursos de ciências, filosofia e retórica. Aprendeu os idiomas latim e grego. 

Roosevelt herdou de seu pai US$ 65.000, uma fortuna na época. Decidiu cursar a Columbia Law School em NY. Abandonou a faculdade de direito. Em Harvard, iniciou um estudo sobre a Marinha dos EUA na guerra de 1812.

Em 1880, Roosevelt casou-se com a socialite Alice Hathaway Lee (1861-1884). A filha deles, Alice Lee Roosevelt, nasceu em 12 de fevereiro de 1884 e faleceu em 1980. Dois dias depois de seu nascimento, a nova mãe morreu de um caso não diagnosticado de insuficiência renal, mascarado pela gravidez. Sua mãe, Mittie – Martha Bulloch Roosevelt (1835-1884), morrera de febre tifóide onze horas antes, às 3 da manhã, na mesma casa   Perturbado, Roosevelt deixou a bebê Alice aos cuidados de sua irmã Bamie – Anna Roosevelt Cowles (1855-1931), em New York, enquanto estava de luto. Roosevelt assumiu a custódia de sua filha quando ela tinha três anos.

    Eleito deputado estadual, em 1882, tornou-se o líder da facção reformista dos republicanos na legislatura estadual de New York. Sua esposa e sua mãe morreram em rápida sucessão e ele, como viúvo, começou a frequentar sua fazenda de gado em Dakota do Norte. Pelos próximos anos, ele viajou entre sua casa em New York e seu rancho em Dakota do Norte. Uma viagem entre New York e Dakota do Norte, na época, demorava mais de 30 horas. São mais de 3.000 Km. 

    Realizou seu segundo casamento com Edith Kermit Carow (1861-1948), em Londres, em 1886. O casal teve cinco filhos: Theodore Roosevelt III – “Ted” (1887-1949), Kermit Roosevelt (1889- suicidou-se em 1943), Ethel Roosevelt Derby (1891-1977), Archibald Bulloch Roosevelt (1894-1979) e Quentin Roosevelt I (1897- morto em combate aéreo em 1918). O casal também criou a filha de Roosevelt de seu primeiro casamento, Alice, que sempre brigou com sua madrasta.

    Depois que o inverno americano excepcionalmente severo de 1886-87 eliminou seu rebanho de gado e o de seus concorrentes, e com isso mais da metade de seu investimento de US$ 80.000, Roosevelt voltou para New York.

    Em 1886, o Partido Republicano lançou Roosevelt como candidato a prefeito da cidade de New York. Roosevelt perdeu a eleição.

    Roosevelt voltou a escrever e lançou o livro “The Winning of the West“ (A Vitória do Oeste), uma obra histórica que conta a colonização norte-americana do Oeste dos EUA. O livro foi um grande sucesso.

    Serviu como Secretário Adjunto da Marinha dos EUA sob o presidente William McKinley (1843- assassinado em 1901), 25º Presidente dos EUA (de 1897 a 1901). Roosevelt renunciou para liderar os Rough Riders (alcunha dos s United States Volunteer Cavalry - 1ª Cavalaria Voluntária do Estados Unidos) durante a Guerra Hispano-Americana (entre abril e agosto de 1898), em Cuba, Porto Rico e Filipinas. 

    Retornando um herói de guerra, foi eleito governador do estado de New York, em 1898. 

    Theodore Roosevelt Junior foi iniciado na Maçonaria em 2 de janeiro de 1901, na Loja Martine-Cok, nº 806, Oriente de Oyster Bay, New York. Tornou-se Mestre Maçom em 24 de abril de 1901. Oyster Bay localiza-se na área metropolitana de New York, estendendo da costa norte até a costa sul de Long Island. Lá encontra-se a antiga residência e casa de verão da Casa Branca, agora um museu dedicado a Roosevelt. Roosevelt foi membro honorário de várias Lojas dos EUA. Participou de várias cerimônias maçônicas públicas e visitou várias Lojas, tanto nos EUA, quanto na Europa, África e América do Sul. Até sua morte ele manifestou um apego orgulhoso à Maçonaria.

    Em 1899, o candidato William McKinley (1843-1901), maçom, convenceu Roosevelt de aceitar a candidatura a vice-presidente, como seu companheiro de chapa na eleição de 1900. Este convencimento foi intermediado pela Maçonaria. O resultado foi a vitória da chapa McKinley-Roosevelt. Roosevelt assumiu o cargo de vice-presidente. Em 14 de setembro de 1901, o Presidente McKinley (25º Presidente dos EUA) foi assassinado e Roosevelt tornou-se o 26º Presidente dos EUA aos 43 anos de idade. Continua sendo, até hoje, a pessoa mais jovem a se tornar Presidente dos EUA.  Roosevelt foi um líder do movimento progressista. Priorizou a conservação e estabeleceu novos parques, florestas e monumentos nacionais destinados a preservar os recursos naturais do país. 

    Seu projeto favorito foi a construção do Canal de Panamá. A busca por um local concentrou-se em duas rotas possíveis: Nicarágua e Panamá. Panamá era então um distrito rebelde da Colômbia. Roosevelt convenceu o Congresso a aprovar a alternativa panamenha. Foi aprovado um tratado que foi rejeitado pelo governo colombiano. Houve, então, uma rebelião no Panamá, apoiada por Roosevelt. Da rebelião resultou a independência do Panamá em 3 de novembro de 1903. Um novo tratado dos EUA com o novo governo do Panamá, visando a construção do canal, foi feito em 1903.  

    O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, permitiu que a Marinha dos EUA se movesse rapidamente do Pacífico ao Caribe e às águas europeias. 

Roosevelt expandiu e modernizou a Marinha dos EUA. Intermediou o fim da guerra Russo-Japonesa, em 1905, o que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz de 1906. Roosevelt foi a primeira pessoa de seu país a vencer um prêmio Nobel. Tanto a construção do Canal de Panamá quanto a intermediação Russo-Japonesa, contaram com a participação de diversos maçons, liderados pelo maçom Roosevelt. 

    Roosevelt foi eleito para um mandato completo, em 1904, continuando a promover políticas progressistas. Roosevelt via os grandes negócios como parte necessária da economia norte-americana. Fez um governo com muita autoridade. Roosevelt foi o primeiro presidente a ajudar a resolver uma disputa trabalhista. Foi muito criticado por isto. A participação de maçons no governo Roosevelt foi fundamental para o bom funcionamento do governo. 

    Em 1905, interviu militarmente na República Dominicana e, em 1906, na República de Cuba. 

    Roosevelt combateu a corrupção quando o senador John H. Mitchell (1835-1905), senador republicano pelo Estado de Oregon, foi preso após julgamento no que se chamou “The Oregon Land Fraud Scandal“ (O Escândalo da Fraude de Terras no Oregon). Em toda história dos EUA, cinco senadores, durante seus mandatos, foram condenados e presos por corrupção. Mais corrupção foi encontrado no Departamento de Correios e Roosevelt combateu, condenando 44 agentes públicos à prisão. 

    De todas as conquistas de Roosevelt, ele era o que mais se orgulhava de seu trabalho na conservação dos recursos naturais e na extensão da proteção federal à terra e à vida selvagem. Roosevelt estabeleceu o Serviço Florestal dos Estados Unidos, sancionou a criação de cinco Parques Nacionais e assinou a Lei de Antiguidades de 1906, segundo a qual proclamou 18 novos Monumentos Nacionais dos EUA. Ele também estabeleceu as primeiras 51 reservas de pássaros, quatro reservas de caça e 150 Florestas Nacionais. A participação de maçons em seu governo foi expressiva. 

Preparou seu companheiro maçom William Howard Taft (1857-1930), para sucedê-lo na eleição presidencial de 1908. Mas desentendeu-se com Taft, por este ser muito conservador. 

Entre 1909 e 1910, Roosevelt viajou pela África e Europa.

Em 1910, foi eleito senador pelo Estado de New York, seu primo distante, Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), pelo Partido Democrata. (Franklin e Theodore, primos, ambos foram presidente dos EUA e ambos maçons ativos – Franklin foi Grão-Mestre,  

    Roosevelt concorreu à eleição de 1912, mas foi derrotado pelo candidato democrata Thomas Woodrow Wilson (1856-1924) – 28º Presidente dos EUA (de 1913 a 1921).  Após a derrota, Roosevelt liderou uma expedição de dois anos à bacia amazônica. O convite partiu do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Lauro Severiano Müller (1863-1926), maçom, que fazia parte do governo Manuel Ferraz de Campos Salles (1841-1913), maçom. O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) convidou Roosevelt a participar de uma expedição no Rio das Dúvidas (hoje Rio Roosevelt), afluente do Rio Madeira. Roosevelt levou seu filho Kermit Roosevelt na expedição. Roosevelt e Rondon se comunicavam em francês. Roosevelt quase morreu de malária, contraída durante a expedição. A expedição foi descrita em detalhes no seu livro “Through the Brazilian Wilderness“ (Pelas Selvas Brasileiras) com várias edições brasileiras (Roosevelt, 1976).

    Em 14 de outubro de 1912, Roosevelt foi baleado por um taberneiro chamado John Flammang Schrank (1876-1943) que dizia que o fantasma do presidente assassinado William McKinley o havia mandado matar Roosevelt. A bala se alojou em seu peito depois de passar por uma caixa de óculos e por seu discurso de 50 páginas. Schrank foi desarmado e as pessoas presentes queriam lincha-lo, sendo impedido por Roosevelt. Como Roosevelt não tossia sangue, a bala não havia atingido o pulmão. Recusou-se ir a um hospital antes de fazer seu discurso de 50 páginas, com sangue escorrendo em sua camisa. As sondas e um raio-x mostraram que a bala se alojou no músculo do peito e não penetrou na pleura. Os médicos concluíram que seria menos perigoso deixa-la no lugar do que removê-la. Roosevelt carregou a bala consigo pelo resto da vida. Schrank foi considerado louco e internado no Hospital Estadual Central para Criminosos Insanos, em Waupun, Wisconsin, em 1914. Lá permaneceu por 29 anos, até sua morte.

    Durante a Primeira Guerra Mundial, Roosevelt criticou o Presidente Woodrow Wilson por manter os EUA fora da guerra. 

    Seu filho Quentin Roosevelt I quando pilotava um avião da Força Aérea Americana foi abatido nas linhas alemãs, em França, em 1918. Diz-se que Roosevelt nunca se recuperou dessa perda. 

    Roosevelt considerou concorrer à presidência dos EUA em 1920, mas sua saúde continuou a piorar. Roosevelt faleceu em 6 de janeiro de 1919, de embolia pulmonar. 


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.;


- Do Klick Educação. “Theodore Roosevelt” Uol, 2015.

https://educacao.uol.com.br/biografias/theodore-roosevelt.htm 

Acessado em 23.mai.2021.

- Larson, K. “Theodore Roosevelt”. Scouts on Stamps Society International

     – SSSI, 2021.

https://www.sossi.org/scouters/roosevelt.htm

Acessado em 23.mai.2021. 

- Markham, L. “Grandes Líderes. Theodore Roosevelt“. São Paulo: Editora

     Nova Cultural, 1988.

- Roosevelt, T. “Theodore Roosevelt. An Autobiography”. Londres: The

     MacMillan Company, 1858, reprint 1913. 

- Roosevelt, T. “Nas Selvas do Brasil”. São Paulo: ed. USP, 1976.

- Senado Federal. “Nas selvas do Brasil (vol. 141)”. Conselho Editorial

     CEDIT Senado Federal,  s/d

https://livraria.senado.leg.br/nas-selvas-do-brasil-vol-141

Acessado em 23.mai.2021.

The Nobel Prize. “The Nobel Peace Prize 1906”. The Nobel Prize, 2021.

https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1906/summary/

Acessado  em 23.mai.2021. 

 Theodore Roosevelt Association, 2021.

https://www.theodoreroosevelt.org/

Acessado em 23.mai.2021. 

Comentários