DO GREGO CATEQUESE E DO LATIM CATECISMO - Newton Agrella

,


Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. É um dos mais respeitados intelectuais maçônicos do país e colabora frequentemente neste blog.

Há algumas terminologias que confesso, causam-me algum desconforto e estranheza especialmente quando empregadas num contexto filosófico e dialético, como na Maçonaria Especulativa.

Exemplo disso é o substantivo "catequese", cujo significado é o da "ação de explicar uma matéria de conteúdo religioso", ou o propósito, intenção de instruir acerca de uma religião ( ou doutrina).

Esse propósito doutrinador é o que na minha percepção, traz consigo um teor dogmático e coercitivo. 

E isso é algo que promulga uma espécie de cerceamento à capacidade intelectual do Obreiro.

A palavra catequese, à propósito, tem sua etimologia advinda do Grego *katechésis* que quer dizer "instruir em alto e bom som".

O vocábulo entretanto, nos  primeiros séculos da Igreja Católica, assumiu um significado mais específico.

Ele tornou-se um instrumento para descrever o tipo particular de instrução,  envolvido na preparação de novos crentes ou adeptos para o batismo.

Sua essência semântica encontra pleno abrigo especialmente no campo religioso cristão.

A catequese, não apenas se constitui numa instrução profunda para novos crentes, como ainda marca um tempo designado para construção da fé,  bem como para o aprendizado de o que é ser  cristão.  

A catequese tem um espírito missionário.

Essa metáfora  permite à igreja defender a integridade de sua liturgia e doutrina. 

O contraponto desse conceito, é o espírito da livre iniciativa do Pensamento, do Raciocinio e da Motivação Especulativa, que  a Maçonaria exorta e incentiva no sentido de explorar toda a sua intelectualidade através do espírito investigativo no processo de seu aprimoramento interior.

Portanto, ao nos debruçarmos no parapeito da linguagem,  cabe refletir que a Catequese em suma, representa uma explicação oral, metódica, dos mistérios da fé e das coisas religiosas em geral.  

Eis aí, um substantivo que merece um olhar mais cuidadoso e apurado, quando nos referirmos aos princípios e fundamentos da Sublime Ordem.  

,

Comentários