A MAÇONARIA E OS MÓRMONS




A Maçonaria não surgiu apenas como uma sociedade secreta que desejava transformar a sociedade em que vivia. Vale destacar, no entanto, o peso da maçonaria nos processos revolucionários do século XIX. Porém, um dos seus atrativos era a pretensão dos iniciados de possuírem conhecimentos secretos, uma gnose que lhes eram transmitida. Isso explica o considerável papel representado pela maçonaria na configuração de algumas seitas surgidas durante o século XIX e no importante ressurgimento do ocultismo desse século e do seguinte.

Os Mórmons

Dentre as seitas contemporâneas, a mais importante é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, mais conhecida como mórmom. Seu fundador Joseph Smith Jr. era maçom, tendo a maçonaria  desempenhado um papel bastante considerável no nascimento e estabelecimento da seita por ele fundada.

O pai, Joseph Smith Jr., havia iniciado no grau de mestre maçom em 7 de maio de 1818 na loja maçônica de Ontario n. 23 de Canandaigua, Nova York. Um dos filhos mais velhos, Hyram Smith, era membro da loja maçônica Mount Moriah n. 112 de Palmyra, Nova York. Numa época bem próxima, 1820, segundo o relato dos mórmons, Deus apareceu para Joseph Smith num episódio que explica o surgimento da seita.

Em 6 de abril de 1840, foi fundada a Grande Loja Maçônica d Illinois pelo general, juiz e patriarca mórmom James Adams. A nova Grande Loja maçônica passou imediatamente a estabelecer estreitos vínculos com a seita fundada por Smith. Em pouco tempo, Nauvoo contava com três lojas maçônicas e Iowa com duas; cinco eram denominadas "lojas maçônicas mórmons" e somavam 1500 irmãos. O próprio Joseph Smith Jr., profeta de Deus segundo seu testemunho, foi iniciado como aprendiz maçom na terça-feira, 15 de março de 1842. O fato está documentado nas atas da loja de Nauvoo correspondentes a essa data, nas quais conta como Smith Jr. e Sydney Rigdon "foram devidamente iniciados como aprendizes maçons durante o dia".

Era apenas o começo. Os cinco primeiros presidentes da seita - Joseph Smith, Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodruff e Lorenzo Snow - foram iniciados na maçonaria na mesma loja de Nauvoo. Na verdade, quase todos os membros da hierarquia ou já eram maçons ou foram iniciados assim que Joseph Smith ascendeu ao grau de mestre maçom. Para falar a verdade, é possível que a loja mórmom de Nauvoo tenha sido a que contou com mais pessoas célebres entre seus membros, com exceção  da Joja maçônica das Nove Irmãs.

No entanto, as relações da nova seita e de seu fundador com a maçonaria não podiam ser melhores. Contudo, Joseph Smith estava muito longe - considerações sobre suas revelações à parte - de ser um modelo de moral tal e qual a maçonaria exige de seus membros. De fato, em 1842, o profeta foi acusado de assassinato. Verdade ou não, certo é que se saiu bem do processo judicial e inclusive se permitiu aspirar a ser candidato à Presidência dos Estados Unidos. Não chegaria a tanto, mas no ano seguinte receberia outra revelação de enormes consequências. O tema seria a poligamia. 

Parece que, antes da canônica revelação de 12 de julho de 1843, Smith tinha tido várias outras relativas a este tema; a diferença estava em que, até então, tinham sido privadas e geralmente dirigidas a convencer a mulher ansiada ( que podia ser tanto solteira como casada) de que Deus desejava que ela se entregasse ao profeta Smith.

A primeira acusação pública de adultério formulada contra Smith procedeu, nada mais nada menos, de uma testemunha do Livro de Mórmon: Oliver Cowdery. Este documentado que, desde 1835, Smith manteve com uma tal Fanny Alger uma relação adúltera da qual não conseguiram dissuadí-lo nem sequer alguns dos seus colaboradores mais próximos. Logo, o número de amantes - esposas, segundo Smith - superou o número de oitenta.

Comentários