O MOMENTO PRESENTE - Heitor Rodrigues Freire


Heitor Rodrigues Freire é Past GM da GLEMS, corretor de imóveis, advogado, jornalista, atual presidente da Santa Casa de Campo Grande, MS notável intelectual e escreve frequentemente belas colunas literárias, como esta.

 A sucessão e a rapidez dos acontecimentos presentes estão a nos propiciar uma oportunidade rica de aprendizado e de conhecimento.

Um embasamento filosófico é importante para que cada pessoa possa se situar no tempo e no espaço. Para buscar esse embasamento, ao longo dos tempos muitas pessoas se dedicaram ao estudo e à prática de normas de comportamento, visando orientar a humanidade para o desenvolvimento mental e espiritual.

Assim, tivemos na China Lao-Tsé e Confúcio; na Índia, Buda; no Egito, Hermes Trismegisto; na Grécia, Pitágoras, Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles, todos por volta do século V antes de Cristo. 

Pitágoras proporcionou à humanidade seus Versos de Ouro, que contêm um ensinamento voltado exatamente para orientar o comportamento consciente e verdadeiro. Deles, destaco os versos 41 a 46, que por si só nos dão uma orientação importante:

Ao deitares, nunca deixe que o sono se aproxime dos teus olhos cansados

enquanto não revisares com a tua consciência mais elevada todas as tuas ações do dia.

Pergunta: "Em que errei? Em que agi corretamente? Que dever deixei de cumprir?"

Recrimina-te pelos teus erros, alegra-te pelos acertos.

Pratica integralmente todas estas recomendações. Medita bem nelas. Tu deves amá-las de todo o coração.

São elas que te colocarão no caminho da Virtude Divina.

Com o nascimento de Jesus, o Mestre dos mestres de todos os tempos, a história da humanidade começou a tomar um rumo definido. Os seus ensinamentos se perpetuaram pela essência, pelo conteúdo, apresentado de maneira simples.  O maior dos mandamentos, a Regra de Ouro, é:

 “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Em Roma, no século I da nossa era, tivemos Sêneca, que dedicou sua vida à prática do estoicismo.

O estoicismo não é um conjunto de teorias sobre como o mundo funciona ou deixa de funcionar, é um conjunto de reflexões, dicas e práticas para viver melhor. Como exemplo do estoicismo, citamos ensinamentos do próprio Sêneca: 

"A filosofia nos ensina a agir, não a falar”.

“O maior obstáculo à vida é a expectativa, que fica na dependência do amanhã e perde o momento presente. Tu dispões do que está nas mãos da Fortuna, mas deixas de lado o que está nas tuas. Para onde olhas? Para onde te projetas? Tudo o que há de vir repousa na incerteza. Vive de imediato!”

“O homem que sofre antes, sofre mais que o necessário”.

A filosofia é vista pela maioria das pessoas como algo abstrato, desnecessário, supérfluo, perfumaria, desconhecendo assim a contribuição prática para o dia-a-dia de todos.

Esse ensinamento é muito prático. Não adianta viver com as glórias do passado ou com as expectativas do futuro. O presente é aqui e agora. É neste momento que a vida acontece.

Nestes tempos em que a humanidade se vê acossada pela pandemia causada pelo vírus da Covid-19, em que assistimos ao sofrimento de tantos, a perda de entes queridos, e o medo que se instalou na mente das pessoas, a filosofia se torna mais necessária do que nunca, para orientar e acalmar a todos, mostrando que nada acontece por acaso e ao mesmo tempo, os nossos queridos continuam a viver, porque a vida é infinita e ela só muda de estado, saindo da materialidade para a espiritualidade.

Santo Agostinho nos mostrou isso de forma muito clara em seu poema “A morte não é nada”:

A morte não é nada. 

Eu somente passei para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

Me deem o nome que vocês sempre me deram.

Falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene ou  triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim, rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo.

Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.

Por que eu estaria fora de seus pensamentos,agora que estou apenas fora de suas vistas?

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho.

Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.


Comentários