OBRAS IMPRESSIONANTES DOS MAÇONS OPERATIVOS

 

A ponte Kursunlugerme de dois andares, parte do sistema de aquedutos de Constantinopla: dois canais de água passam por esta ponte – um acima do outro. Crédito da imagem: Jim Crow

O aqueduto romano de 426 km de comprimento forneceu água para Constantinopla.    

Cientistas da Johannes Gutenberg University Mainz (JGU) investigaram o aqueduto mais longo da época, o Aqueduto de Valente de 426 quilômetros que abastece Constantinopla, e revelaram novos insights sobre como essa estrutura foi mantida no tempo. 

Os aquedutos romanos são exemplos impressionantes da capacidade técnica e laborativa de nossos ancestrais, os maçons operativos, através dos Collegia Fabrorum. Essa estrutura é maior do que a distância do Rio de Janeiro a São Paulo e apresenta enorme dificuldade construtiva. Mesmo hoje em dia seria uma obra difícil de ser executada.

Mesmo hoje, eles ainda nos fornecem novos insights sobre os aspectos estéticos, práticos e técnicos de construção e uso. Parece que os depósitos de carbonato dos canais foram limpos apenas algumas décadas antes do local ser abandonado. O aqueduto romano tardio fornecia água para a população de Constantinopla.

O Império Romano estava à frente de seu tempo em muitos aspectos, com um forte compromisso com a construção de infraestruturas para seus cidadãos que ainda hoje consideramos fascinante. Isso inclui templos, teatros e anfiteatros com arquitetura inspiradora, mas também uma densa rede de estradas e portos e minas impressionantes.

“No entanto, a conquista técnica mais inovadora do Império Romano está na gestão da água, especialmente seus aquedutos de longa distância que distribuíam água para cidades, banhos e minas”, disse o Dr. Gül Sürmelihindi, do grupo de Geoarqueologia da Universidade de Mainz . Aquedutos não foram uma invenção romana, mas em mãos romanas, esses aquedutos de longa distância desenvolveram-se ainda mais e se espalharam amplamente por um dos maiores impérios da história.

Quase todas as cidades do Império Romano tinham um amplo suprimento de água potável, em alguns casos com um volume maior do que é o caso hoje.

O sistema de aquedutos de Constantinopla com 426 quilômetros de extensão. Crédito da imagem: ill./ pis: Cees Passchier

“Esses aquedutos são principalmente conhecidos por suas pontes impressionantes, como a Pont du Gard no sul da França, que ainda estão de pé depois de dois milênios. Mas eles são mais impressionantes pela maneira como os problemas em sua construção foram resolvidos, o que seria assustador mesmo para engenheiros modernos “, disse o professor Cees Passchier da JGU. Mais de 2.000 aquedutos romanos de longa distância são conhecidos até o momento, e muitos mais aguardam descoberta.

O estudo realizado pela Dra. Gül Sürmelihindi e sua equipe de pesquisa concentra-se no mais espetacular aqueduto romano tardio, as linhas de abastecimento de água de Constantinopla, agora Istambul, na atual Turquia.

Os depósitos de carbonato fornecem informações sobre a gestão da água bizantina

Em 324 DC, o imperador romano Constantino, o Grande, fez de Constantinopla a nova capital do Império Romano. Embora a cidade esteja em uma encruzilhada geopoliticamente importante de rotas terrestres e marítimas, o abastecimento de água doce era um problema. Portanto, um novo aqueduto foi construído para abastecer Constantinopla das nascentes 60 quilômetros a oeste. À medida que a cidade crescia, esse sistema foi expandido no século 5 para nascentes que ficam a 120 quilômetros da cidade em linha reta. Isso deu ao aqueduto um comprimento total de pelo menos 426 quilômetros, tornando-o o mais longo do mundo antigo. O aqueduto consistia em canais de alvenaria abobadados grandes o suficiente para serem percorridos, construídos em pedra e concreto, 90 grandes pontes e muitos túneis de até 5 quilômetros de comprimento.

“Isso significa que todo o aqueduto deve ter sido mantido e limpo de depósitos durante o Império Bizantino, mesmo pouco antes de parar de funcionar”, explicou Sürmelihindi, que junto com sua equipe estudou os depósitos de carbonato deste aqueduto, ou seja, o calcário que se formou na corrida água, que pode ser usada para obter informações importantes sobre a gestão da água e o paleoambiente da época. Os pesquisadores descobriram que todo o sistema de aquedutos continha apenas depósitos finos de carbonato, representando cerca de 27 anos de uso. Dos anais da cidade, porém, sabe-se que o sistema de aquedutos funcionou por mais de 700 anos, pelo menos até o século XII.

Os depósitos de carbonato podem bloquear todo o abastecimento de água e devem ser removidos de tempos em tempos. A construção dupla com mais de 50 quilômetros foi provavelmente construída para manutenção

Embora o aqueduto seja de origem romana tardia, o carbonato encontrado no canal é da Idade Média bizantina. Isso fez com que os pesquisadores pensassem em possíveis estratégias de limpeza e manutenção – porque limpar e consertar um canal de 426 quilômetros implica que ele não possa ser usado por semanas ou meses, enquanto a população da cidade depende do abastecimento de água. Eles então descobriram que 50 quilômetros da parte central do sistema de água são construídos em dobro, com um canal de aqueduto acima do outro, cruzando-se em pontes de dois andares.

“É muito provável que este sistema tenha sido configurado para permitir operações de limpeza e manutenção”, disse Passchier. “Teria sido uma solução cara, mas prática.”

Infelizmente para a equipe de pesquisa, não é mais possível estudar o funcionamento exato do sistema. Uma das pontes mais imponentes, a de Ballıgerme, foi explodida com dinamite em 2020 por caçadores de tesouros que erroneamente acreditaram que poderiam encontrar ouro nas ruínas.

Em 324 DC, o imperador romano Constantino, o Grande, fez de Constantinopla a nova capital do Império Romano. Embora a cidade esteja em uma encruzilhada geopoliticamente importante de rotas terrestres e marítimas, o abastecimento de água doce era um problema. Portanto, um novo aqueduto foi construído para abastecer Constantinopla das nascentes 60 quilômetros a oeste. À medida que a cidade crescia, esse sistema foi expandido no século 5 para nascentes que ficam a 120 quilômetros da cidade em linha reta. Isso deu ao aqueduto um comprimento total de pelo menos 426 quilômetros, tornando-o o mais longo do mundo antigo. O aqueduto consistia em canais de alvenaria abobadados grandes o suficiente para serem percorridos, construídos em pedra e concreto, 90 grandes pontes e muitos túneis de até 5 quilômetros de comprimento.

“Isso significa que todo o aqueduto deve ter sido mantido e limpo de depósitos durante o Império Bizantino, mesmo pouco antes de parar de funcionar”, explicou Sürmelihindi, que junto com sua equipe estudou os depósitos de carbonato deste aqueduto, ou seja, o calcário que se formou na corrida água, que pode ser usada para obter informações importantes sobre a gestão da água e o paleoambiente da época. Os pesquisadores descobriram que todo o sistema de aquedutos continha apenas depósitos finos de carbonato, representando cerca de 27 anos de uso. Dos anais da cidade, porém, sabe-se que o sistema de aquedutos funcionou por mais de 700 anos, pelo menos até o século XII.

Os depósitos de carbonato podem bloquear todo o abastecimento de água e devem ser removidos de tempos em tempos. A construção dupla com mais de 50 quilômetros foi provavelmente construída para manutenção

Embora o aqueduto seja de origem romana tardia, o carbonato encontrado no canal é da Idade Média bizantina. Isso fez com que os pesquisadores pensassem em possíveis estratégias de limpeza e manutenção – porque limpar e consertar um canal de 426 quilômetros implica que ele não possa ser usado por semanas ou meses, enquanto a população da cidade depende do abastecimento de água. Eles então descobriram que 50 quilômetros da parte central do sistema de água são construídos em dobro, com um canal de aqueduto acima do outro, cruzando-se em pontes de dois andares.

“É muito provável que este sistema tenha sido configurado para permitir operações de limpeza e manutenção”, disse Passchier. “Teria sido uma solução cara, mas prática.”

Infelizmente para a equipe de pesquisa, não é mais possível estudar o funcionamento exato do sistema. Uma das pontes mais imponentes, a de Ballıgerme, foi explodida com dinamite em 2020 por caçadores de tesouros que erroneamente acreditaram que poderiam encontrar ouro nas ruínas

fonte : ancientpages - texto original de :  Conny Waters -Tradução : Fatos Curiosos

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