ROYAL SOCIETY - Reinaldo de Freitas Lopes




Meus iguais , irmãos da Maçonaria universal e especulativa , a discorrer hoje de uma instituição a qual seu brilho resplandecente , tramita *imutável* em sua posição em beneficio da ciência e do conhecimento . A Sociedade Real de Londres para a Melhoria do Conhecimento Natural .

Destinada à promoção do conhecimento científico fundada em 28 de novembro de 1660 em Londres e a Academia Real Irlandesa (Royal Irish Academy), fundada em 1782, é afiliada a ela .

Tem por Augusto Fundamento a responder cientificamente , filosófica e mística , ....*A Origem*.

Desde a sua fundação , um dos primeiros foi o vulto Elias Ashmole , os candidatos devem ser naturais ou residirem no Reino Unido, República da Irlanda ou nos territórios da Commonwealth. Os cientistas proeminentes de outros lugares podem assumir a condição de membro estrangeiro. Os estatutos da Sociedade indicam que os candidatos à eleição devem ter feito "uma contribuição substancial à melhoria do conhecimento da natureza, incluindo matemática, ciência da engenharia e ciência médica".

O lema Nullius in verba afirma a vontade de estabelecer a verdade no domínio dos fatos, baseando-se somente na experiência científica, e jamais na palavra de alguma autoridade. 

Apesar de esta intenção parecer óbvia hoje em dia, os fundamentos filosóficos da Royal Society diferem daqueles observados em outros contextos filosóficos, como, por exemplo, na Escolástica, que estabelecia a verdade científica baseando-se na lógica dedutiva, mantendo-se de acordo com os dogmas da religião católica e citando autoridades antigas, como Aristóteles.

Thomas Bayes foi o primeiro a apresentar um teorema, o teorema de Bayes, diante da sociedade.

Após centenas de anos esta instituição , prevalecendo em seus registros a oferta do que é inquestionável e mais próximo do verdadeiro , enquanto que ao atravessar os tempos , aqui bem próximo a nós a Royal Society é balançada a sua razão :

Em 17 de setembro de 2008, Michael Reiss, diretor de educação da Royal Society, após críticas de outros cientistas e pressionado pela própria instituição, pediu demissão do cargo por ter se manifestado favorável à discussão nas escolas britânicas de todas as formas alternativas para a origem do universo, inclusive o criacionismo. Segundo Reiss, que também é sacerdote da Igreja Anglicana, embora a teoria *criacionista* não tenha qualquer base científica, o assunto deveria ser discutido, já que a sua exclusão faria com que muitas crianças, oriundas de famílias religiosas, se distanciassem cada vez mais da ciência. Ele disse isso uma semana antes durante um Festival da Ciência, em Liverpool. Em sua defesa, disse ter sido mal interpretado, mas foi levado a abandonar o cargo, gerando mais críticas, dessa vez também à atuação da Royal Society, que, em comunicado oficial, declarou seu apoio ao pedido de demissão de Reiss.

Nota : “Michael Reiss , hoje com 61 anos de idade , é um bioético, educador, jornalista e sacerdote anglicano britânico. Reiss é professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres”.

*Cronologia da Instituição* :

* Década de 1640 - Primeiros encontros informais ;

* 1660 - Fundação em 28 de novembro ;

* 1661-  O nome da Royal Society aparece impresso pela primeira vez ;

* 1662 - A carta real autoriza a Royal Society a imprimir livros ;

* 1663 - Uma segunda carta real é dada à Royal Society ;

* 1665 - Primeira publicação de Philosophical Transactions ;

* 1666 -  O Grande Incêndio de Londres obriga a Royal Society a se mudar para Arundel House ;

* 1710 - A Royal Society adquire sua sede em Crane Court.

Em Pé e a Ordem .

Todos recebam o meu Tríplice e fraterno Abraço.

Comentários