A CAMARA DE REFLEXÕES E SEUS SÍMBOLOS - parte 2

 


METAIS

Antes de entrar no Gabinete de Reflexão, o leigo é convidado a se desfazer de todos os seus "metais": dinheiro, relógio, joias, enfeites. Ele repõe sem restrições aquelas coisas que, na vida cotidiana, permitem a integração social e que constituem os sinais de "respeitabilidade", valor relativo e contingente.

Em todo o mundo e em todos os tempos, as sociedades fechadas que se dão uma vocação espiritual exigem de seus neófitos a renúncia aos valores temporais. Essa renúncia mais ou menos severa se expressa em um   ritual. Os mosteiros orientais exigem a raspagem da cabeça, sendo o cabelo considerado um sinal de vaidade. Esse costume existe no Ocidente e persiste, em menor grau, entre os padres, na forma de tonsura. Todas as cerimônias de iniciação praticadas em todas as latitudes começam com a remoção das roupas ou atributos corporais. A circuncisão também tem uma origem que pode ser inserida no mesmo contexto.

Na Maçonaria, a remoção dos metais tem um valor puramente simbólico, pois o neófito os recupera após a cerimônia. Não é, na tradição maçônica, arrancar o neófito do mundo profano no sentido concreto do termo.

A Maçonaria não requer renúncia ao mundo temporal. Pretende apenas ensinar seus membros a se abstrair das contingências seculares, que é o pré-requisito para a autorreflexão, para a “interiorização”. Indica a direção espiritual, o “caminho real”, que permite ao neófito cultivar seu reflexo, sua sensibilidade, sua intuição. O iniciado, treinado nesta forma particular de ascetismo, retornará ao mundo profano com novas forças. Tendo sua atenção sido atraída para o significado da remoção de metais, o neófito se esforçará durante sua vida para alcançar um equilíbrio tão harmonioso quanto possível entre os valores materiais e espirituais.

Este equilíbrio exclui necessariamente o desprezo pelos valores materiais em favor dos valores espirituais ou vice-versa. A realidade é uma totalidade inseparável. O maçom aprende que “o que está em cima é como o que está embaixo” (The Emerald Table).

Ele deseja alcançar uma espécie de "alquimia espiritual", ou seja, uma transformação do seu ser interior através de um trabalho rigoroso de estudo e reflexão. A “Arte Real” é simplesmente a arte de encontrar todos os valores em seu devido lugar. Por uma simples analogia, podemos comparar o homem, seus problemas, seus desejos, suas contradições, a um jardim com suas mais variadas plantas que competem por água e espaço. Trata-se de cultivar o jardim de maneira que cada planta encontre, segundo uma alegre expressão japonesa, o seu "lugar primoroso".

Mas as analogias são perigosas e não devemos nos perder nas reconciliações muitas vezes precipitadas e leves entre metais e paixões.

Até agora falamos apenas de signos, devemos agora estudar a noção de metais no nível simbólico.

Dissemos acima: metais são signos. Um signo é a representação material que tem a vantagem de ser facilmente expressa por uma simplificação gráfica fácil de lembrar de uma realidade abstrata. Os sinais matemáticos são a melhor ilustração dessa definição. Mas não são só eles. A sociedade precisa de uma série de sinais: sinais de trânsito, as mais diversas grafias para indicar aqui a presença de um hospital, ali a existência de uma tabacaria. Siglas, abreviações e, em um nível mais detalhado, atributos de roupas como gravata, paletó,. jaquetas, joias, formas, qualidade e cores de alojamentos, móveis, objetos, são todos signos. Vivemos em um mundo de signos que traduzem mensagens mais ou menos precisas. Os sinais são inequívocos e sua interpretação sempre leva ao mesmo resultado. Eles constituem mensagens a serem decifradas.

Não é o mesmo com os símbolos. A confusão é frequentemente feita entre signos e símbolos porque estamos falando de "símbolos" matemáticos e físicos. No contexto das ciências físicas e matemáticas, confundimos signo e símbolo e isso não tem importância porque se trata de criar ferramentas precisas para construir teorias, ou seja, desenvolver vínculos causais entre fenômenos.

No discurso filosófico, por outro lado, a distinção é essencial e por um motivo muito preciso: o pensamento do pesquisador é posto em causa. Não se supõe, a priori, ser uma ferramenta suficiente para abordar o estudo dos fenômenos. Ela coloca o problema do sentido da vida, da própria vida, e esse próprio problema leva à reflexão sobre o pensamento, seus limites, sua origem, suas estruturas. O símbolo é, portanto, interessante para o filósofo por duas razões: por um lado, sua própria existência e suas manifestações levantam a questão de sua função na evolução da humanidade e ele deve estudá-lo objetivamente.  como fenômeno, e por outro lado o símbolo pode ser um estímulo para sua própria reflexão. É esta função, estimulante para a mente, que Gaston Bachelard ilude quando diz: “O símbolo não impõe nada, dá origem ao pensamento. "

O símbolo se distingue do signo, do ponto de vista formal, pela pluralidade de seus significados. Quanto à substância, sua vocação é metafísica e ontológica. Qualquer reflexão sobre o símbolo leva à questão dos propósitos da vida e ao problema da natureza do ser. É, como disse Goethe, uma "janela aberta para o mundo".

A realidade é muito complexa e quanto mais perto você se aproxima dela, mais difícil é contê-la inteiramente em uma definição. A definição básica de uma pedra é "corpo mineral sólido e duro". Podemos incluir na definição tudo o que o compõe e, além disso, tudo o que está nele e o transforma ao longo do tempo? Podemos expressar em uma definição simples tudo o que é movimento na pedra ao nível dos átomos e elétrons?

Qualquer definição é uma simplificação operada por abstração. Ele negligencia a totalidade de uma coisa para reter apenas a aparência ou função. No entanto, a razão precisa de definições. No campo da filosofia, as definições são, como sabemos, ainda mais aproximadas e incompletas do que na ciência objetiva. Estamos cientes disso, mas o discurso racional tropeça em definições e, de definição em definição, às vezes leva ao delírio. A ideia de sair do campo do discurso e representar por uma simplificação gráfica um sistema coerente de leis e princípios universais está na origem do símbolo. Mas o símbolo só merece este nome a partir do momento em que a simplificação gráfica deixa de ser percebida apenas como sinal de lembrança de um sistema, mas também como um suporte para a imaginação criativa e intuição. Sua virtude educativa se manifesta quando tentamos traduzi-la no discurso. Este exercício desenvolve as faculdades de imaginação e intuição, faculdades infelizmente negligenciadas pela educação "leiga".  que envolve quase exclusivamente a inteligência racional e a memória.

O símbolo, simplificação gráfica como uma cruz ou um compasso, poderia ser definido como a manifestação desta necessidade essencial para a mente humana: encerrar a realidade elusiva em um objeto ao alcance humano; coloque o imenso no perceptível e o complicado no simples. É uma questão de dominar a realidade, com o duplo objetivo de compreender e afastar a ansiedade. É o gênio preso na lâmpada de Aladim. Em outras palavras, é reunir o que está espalhado.

Na origem do símbolo, há uma abordagem que envolve a totalidade das faculdades humanas: inteligência, sensibilidade, afetividade, intuição, etc ... A finalidade de uma sociedade iniciática é transformar o homem para fazê-lo feliz harmoniosamente desenvolvendo todas as suas faculdades, é natural que ela integre símbolos em seu sistema.

Em relação à preparação do candidato antes da iniciação, a remoção dos metais nada tem a ver com o processo simbólico. É, como já dissemos, um rito relacionado com uma tradição universal, aquele que se baseia na ideia de uma renúncia a certas riquezas para adquirir outras, de outra ordem. A originalidade da Maçonaria consiste em recordar este rito sem aplicá-lo inteiramente, pois restaura os metais. Portanto, os metais não são objeto de desprezo.

Além disso, não seguimos as interpretações de certos autores que vêem no descascamento dos metais o ensino do desprezo pela riqueza. Essa forma de ver as coisas deve muito a uma certa influência de origem católica. A Maçonaria não exige de seus membros o voto de pobreza. A Maçonaria exalta o trabalho. Todo o seu simbolismo estampava o amor ao trabalho, única fonte verdadeira de dignidade e único motor do progresso individual e coletivo. A Maçonaria não pode admitir que o trabalho seja um castigo infligido ao homem por causa de sua desobediência à ordem desejada por Deus. Riqueza em  na medida em que é fruto do trabalho (e apenas sob esta restrição, é claro) é uma bênção. Em países com tradição protestante, essa afirmação é vista como óbvia. O iniciado, se não despreza a riqueza, fruto do seu trabalho, não se deixa embriagar por ela e sabe dar-lhe o seu devido lugar, onde não atrapalhe o seu desenvolvimento espiritual.

Esta é a lição a ser aprendida com o rito da remoção do metal.

O trabalho maçônico na Loja também exige que   os metais sejam deixados na porta do Templo.

Todos os rituais nos lembram disso. Para compreender plenamente o significado desta obrigação, é necessário situá-la no contexto das fontes bíblicas da Tradição Maçônica. O Templo Maçônico, nesta perspectiva, é o Templo de Salomão que os maçons claramente dizem que desejam reconstruir. Agora, se nos referirmos ao relato da construção do Templo, lemos na Bíblia (Reis 6,7): “Quando construímos a Casa, a construímos com pedras preparadas na pedreira: martelos, picaretas, não ferramentas. nenhum ferro foi ouvido na casa durante a construção ”.

É fácil extrapolar a partir desta citação para explicar a obrigação de deixar metais na porta do Templo. Na Loja, não usamos mais ferramentas de ferro para preparar pedras. Estes estão prontos. É apenas uma questão de montá-los. Para isso, apenas instrumentos de medição são utilizados: esquadro, bússola, prumo, nível, etc. Estes instrumentos são silenciosos. Eles não envolvem os músculos, mas apenas as faculdades intelectuais. Estamos na fase final de construção: montar, consultar os planos, construir a casca. Por fora cortamos a pedra bruta e por dentro montamos as pedras. Aprendizes cuja tarefa é tornar a pedra áspera fazem esse trabalho fora do Templo. Dentro,

Na Loja, todos os elementos à nossa disposição, ou seja, os irmãos com o seu trabalho e os seus pontos de vista pessoais, devem encontrar o seu devido lugar no edifício, fruto do trabalho coletivo. A este nível, as únicas ferramentas são os instrumentos de medição, com qualidades próprias: precisão e rigor. Nesse clima, qualquer excesso de linguagem é incongruente, qualquer manifestação apaixonada é indesejável. As trocas têm apenas um objetivo: construir o edifício. As opiniões, como as pedras, são colocadas sob o signo da igualdade. Nenhum prevalece, nenhum é esquecido. Eles devem encontrar seu lugar e se encaixar harmoniosamente.



Comentários