A ESTRELA FLAMEJANTE





INTRODUÇÃO

V \ M \ , Dignitários que decoram o Oriente e todos vocês meu FF \ em suas fileiras e qualidades.

Tenho o grande privilégio de apresentar esta tarde à vossa consideração esta obra de arquitectura intitulada "L'Etoile Flamboyante".

A estrela de cinco pontas é encontrada em todas as tradições, em todas as religiões, em   todas as filosofias, em todo o universo, em todos os tempos. Já aparecendo entre os grafites neolíticos (em Ariège, Olargues em Hérault), aparece na mitologia egípcia, como representando Ísis e Hórus, a Mãe Terra e o Sol.

Na mitologia grega, com o nome de Ugeia, por causa de Hygieia, deusa da saúde, ela tinha valor terapêutico como a pentalfa da vida e da saúde.

Na Bíblia, os Três Reis foram capazes de perceber e seguir a estrela cintilante que os conduziria ao feto.

Sua presença em mais de quarenta bandeiras nacionais atesta sua importância como conceito espiritual no mundo.

Aproximando-se de nossa ordem, durante a iniciação do leigo logo após fazer o juramento, a estrela flamejante pisca brevemente para o leste atrás do planalto do Venerável Mestre.

Durante a cerimônia de aumento de salário do aprendiz, ele caminha sobre os quatro pontos do pentagrama que é desenhado no chão durante sua quinta viagem para se encontrar no ponto leste.

Não esqueçamos de mencionar os construtores de catedrais da Idade Média, maçons operativos, que expressaram seu gênio construtivo através da estrela que encontramos em muitas igrejas, reflexos da perfeita harmonia do cosmos, onde tudo é cuidadosamente ordenado. Portanto, eles conheciam o pentagrama ou a estrela de cinco pontas. Este último foi de fato um de seus principais símbolos, ao mesmo tempo que a ferramenta geométrica preferida para a construção de templos, ou seja, a transformação da pedra bruta e inerte em edifícios construídos para a glória do Grande Arquiteto da Igreja. ”Universo.

A Maçonaria, portanto, tem um valor espiritual muito grande para a Estrela Flamejante, é sua estrela polar, a estrela do pensamento livre. É o símbolo essencial da categoria de Companheiro.

Para continuar a reflexão sobre a estrela flamejante, é preciso tocar as verdades que ela esconde para que o iniciado, principalmente o companheiro, vislumbre os caminhos de pesquisa que ela lhe abre.

A- A estrela flamejante suas propriedades, suas verdades.

Mais do que qualquer outro polígono regular, a estrela de cinco pontas, a estrela flamejante é representativa das leis da harmonia e simboliza a interação do microcosmo e do macrocosmo . O microcosmo que é o iniciado, o Companheiro, deve se tornar esse foco ígneo, essa fonte de calor e luz, de compreensão e propaganda. Este iniciado, iluminado por sua inteligência e seu coração, deve buscar a verdade praticando o altruísmo, mostrando bondade e devotando-se de todo o coração. Ele deve introduzir o desenvolvimento da ordem certa para alcançar a harmonia perfeita do homem consigo mesmo, ao mesmo tempo que a harmonia das coisas externas, com as idéias necessárias que melhor as organizam.

1- As propriedades numéricas da estrela em chamas.

Dois números chamam a atenção: o número 5, o microcosmo, que está simbolicamente associado ao poder da mente e da magia , o número 9 atribuído ao macrocosmo.

a- O número cinco

O cinco é o número do homem, assim como o do companheiro: aos cinco anos, ele fez cinco viagens, bate palmas cinco vezes para tocar a bateria, sua caminhada é de cinco passos.

O número cinco, base da estrela de cinco pontas, na árvore da vida, representa a sephirah Gebourah onde está localizado o planeta Marte, representação da Vontade que o companheiro deve nutrir para continuar seu caminho de iniciação, de pesquisa.

O número cinco é a união do número par 2 representando o princípio feminino e do número ímpar 3 representando o princípio masculino: a união, a adição dos dois números representa a vida manifesta, o sopro divino que vem animado e dirige o corpo.

A estrela de cinco pontas constitui uma aplicação estrita da relação privilegiada por excelência, a relação áurea ou proporção divina, que se expressa pela relação áurea.

Pela observação universal, tudo o que dá aos nossos olhos ou ouvidos uma agradável sensação de beleza e harmonia foi construído com base na proporção áurea, o ritmo cinco, daí as suas múltiplas aplicações em todas as artes: pintura, escultura, arquitetura e música.

b- O número nove

O nove   é o número da criação, vida e realização.

De sua correspondência com o macrocosmo, 3 x 3, representa os três mundos que fazem o Adam Kadmon, o homem primitivo que irá evoluir para um homem evoluído, um iniciado.

Portanto, temos:

Ø       Neshamah mundo do espírito,

Ø       Ruach mundo da alma,

Ø       Nephesh o mundo da questão.

Dotado de uma paciência infalível, o iniciado deve meditar para estar em harmonia consigo mesmo e com o exterior.

É transcendendo a matéria que ele terá a inspiração e a perfeição das idéias, a plenitude dos talentos.

É o número eterno da imortalidade do homem.

2- A letra G

A estrela de cinco pontas tem uma sexta ponta, invisível, induzida e equidistante dos cinco vértices, representando o centro, nosso centro.

Este centro, o do círculo, por vezes invisível, no qual repousa a estrela flamejante, exprime a presença do princípio divino, a prevalência do espírito sobre a matéria, a necessidade de uma relação harmoniosa entre o indivíduo e o mundo. Exterior, de um feliz coordenação entre seu corpo e seu espírito: os alquimistas dizem “a obra oculta e misteriosa está em você; onde quer que você vá, estará com você, desde que você não o procure fora ” . Nele tudo é um porque ele funciona no centro, no coração de todas as coisas: é apenas no Centro que a pessoa se torna Tudo.

A letra G, este sexto ponto no centro da Estrela de cinco pontas, resplandece a riqueza do espírito e da consciência do Companheiro: é o princípio divino resumido em 5 significados.

a- Gravitação

A gravitação, que rege o mundo físico, torna-se na esfera moral a imagem de uma força coesiva, sem a qual as pedras vivas que somos não deixariam de se separar. É o símbolo da unidade fraterna. A ferramenta da gravitação: o fio de prumo dá-nos a sensação de profundidade, a humildade que nos permite descer ao nosso abismo para poder subir e assim superar o ego.

b- geometria

A geometria é uma das artes do quadrivium, considerada a ciência do estudo do mundo sensível: aritmética, geometria, astronomia, música. O quadrivium está intimamente ligado ao trivium, riqueza das riquezas, das artes da fala: gramática, retórica, dialética. A geometria é a arte sagrada da construção universal. Tem por objeto citar Platão "Conhecimento do que é sempre e não do que nasce e perece". Os construtores viram na geometria a possibilidade de alcançar a beleza por um lado e, por outro, a forma de responder aos problemas técnicos. Para quem constrói, a geometria permite que se destaquem da multidão.

Mas o maçom, mais precisamente o companheiro, deve ser capaz de desenvolver a geometria interior, o trabalho do espírito, o domínio das paixões, a correta valorização dos atos, dos pensamentos. Platão disse: "Que ninguém entre sob meu teto, a menos que seja um agrimensor" e Pascal "Vemos por experiência que entre mentes iguais e todas essas coisas, quem tem geometria vence e adquire vigor. Tudo novo".

c- Geração

Como o templo construído com pedras vivas, o pedreiro deve construir um organismo capaz de decifrar o enigma da vida, os mistérios de gerações. Símbolo de transmissão iniciática a novos companheiros.

d- Engenharia

O homem de gênio é aquele que domina a arte de construir, aquele que conecta por meio de uma ponte as duas margens de um rio entre o microcosmo e o macrocosmo, entre ele e o universo, entre seus impulsos imediatos e seu projeto de vida.

e- Gnose

Conhecimento sagrado ao qual é adicionada sabedoria. Este conhecimento é adquirido por meio do trabalho que o Companheiro deve glorificar e da busca pessoal pelo significado oculto dos símbolos.

O Companheiro deve despir-se para se descobrir, encontrar sua primeira realidade, seu centro invisível, o da Estrela Flamejante que ordena e estrutura esses cinco pontos.

Este conhecimento permite a passagem do quadrado ao círculo, isto é, do quadrado ao compasso, da progressiva prevalência do espírito sobre a matéria. Assim, por um jogo indefinido de ressonâncias, de ritmos que se refletem e respondem uns aos outros, a construção se levanta, o Iniciado se levanta, se contempla em relação aos outros, daí o dever de comunicar-se com a Beleza, a Força e a Sabedoria para a harmonia universal.

B- As duas últimas etapas do acompanhante

O companheiro deve ser guiado no caminho de seu ideal pela estrela em chamas. O caminho que é o método que a Maçonaria disponibiliza ao Companheiro em sua abordagem do ideal iniciático é mostrado a ele graças às cinco viagens, especialmente a quinta. A estrela flamejante será toda a sua vida durante seu ideal iniciático. Qual evolução para o iniciado?

1- A cabala: “A chave dos grandes mistérios”

O companheiro em sua pesquisa deve encontrar um caminho complementar para sua jornada iniciática. Sendo o ritual do segundo grau no rito de Memphis Misraim muito imbuído da Cabala , a convivência é caracterizada pelo estudo da Cabala: Diz-se que: “O que está abaixo é como o que está acima, e o que está acima. é como o que está abaixo ”. Sendo o homem a imagem da natureza ou a natureza a imagem do Homem, o iniciado deve adquirir os conhecimentos essenciais para uma melhor compreensão da natureza, a fim de assegurar a sua evolução moral espiritual e material.

A   cabala ou magia branca é caracterizada em duas expressões:

Ø       Magia cerimonial,

Ø      Magia estrutural ou magia sem ritual.

a- Magia cerimonial

A magia cerimonial usa forças por meio de gestos e da pronúncia de Nomes Sagrados durante um ritual. O iniciado pode, graças a isso, chamar essas energias e direcioná-las.

Este ritual é montado em torno do pentagrama que representa um excelente suporte para a meditação e é um sinal de extrema força na Cabal: por isso é um símbolo que manifesta o espírito que está acima da matéria e que a transcende.

Este domínio da matéria é bem simbolizado pelos quatro elementos nos diferentes pontos do pentagrama (Terra, Ar, Água, Fogo, Éter ou Espírito, a Rainha do Céu, é atribuído ao ponto superior, com a implicação de que o Espírito domina os elementos físicos) e pela representação do corpo humano com seus quatro membros com um único ponto que representa a cabeça nele. O iniciado assim representado é o homem harmonioso e luminoso.

Outros atributos são dados a ele, a saber, os cinco sentidos (visão, tato, olfato, sensibilidade e paladar), e os cinco estágios da vida (nascimento, adolescência, amor, sabedoria, morte).

b- Magia estrutural

Após a purificação de sua natureza etérica, psíquica e mental por meio da magia cerimonial, o iniciado não mais recorre ao ritual para convocar as Forças Divinas. Portanto, ele se torna um canal permanente dessas Forças: ele pensa, ele murmura certas palavras e o que ele deseja é realizado.

Esta magia resulta da magia cerimonial, mas é inerente à estrutura elemental do iniciado porque é um presente divino.

A cabala assim caracterizada pode ser dividida em três tipos:

Ø       A cabala judaica,

Ø       A cabala cristã,

Ø       A cabala de hoje.

Se essa precisão é dada, é para que o iniciado de acordo com sua afiliação étnica ou religiosa possa se encontrar em sua pesquisa espiritual.

2- O   contorno do pentagrama em um ritual

O gesto fundamental da cabala é traçar o pentagrama em um ritual para implementar as forças do número cinco.

As propriedades ativas do pentagrama só são possíveis por meio de rituais que atuam na matéria e no espírito como uma forma de onda de energia. Sendo ativo e se o iniciado respeitar as leis da natureza, o pentagrama permite uma dosagem relativa dos quatro elementos (Fogo, Ar, Água e Terra) na mistura corporal (seu corpo que é a base, fundamento, terra / sua vontade, energia, vitalidade, fogo / intuição, pensamento, emoção, água / imaginação, criatividade, intelecto, ar) para que a alma domine o corpo, ou seja  que as fontes que estão no mundo das idéias, o poder da Respiração e do Éter, a Santa Gnose iluminando nossa alma, a luz inteligível espalhada sobre ela com Ordem e Medida a substância do real porque nada existe que tenha descido de acima e não volta para descer. Neste caminho de perfeição que será obra do companheiro, o domínio da Matéria permitirá que reine a Harmonia e será uma estrela resplandecente a nossa quintessência, ou seja, o que há de melhor em nós para a humanidade: o objetivo profundo da Maçonaria .

A semente cresce apenas em solo bom: o iniciado deve preparar seu ser traçando e pronunciando os Nomes Sagrados durante um ritual para que as forças do número cinco, aquelas que se relacionam com o aspecto Divino, isto é, "perfeito a inteligência controladora do mundo ", vitoriosa sobre a densidade, faz com que ela evolua em seu caminho de iniciação, daí a atividade benéfica do pentagrama sobre o homem. Uma vez que a Estrela é acesa, o Germe Solar nasce e então segue sua germinação.

CONCLUSÃO

Ao nível da Filosofia Perennis , da Filosofia Eterna, a resposta de todos os iniciados, de todas as idades, de todas as religiões, de todas as escolas de pensamento espiritualista, é uniformemente a seguinte: devemos ir até ao fundo do seu ser e, encontrando ele mesmo plenamente ele mesmo, renascendo para uma nova vida de pesquisa e aplicação do Conhecimento adquirido: que gradualmente despertará o homem primitivo para o homem do conhecimento.

Todas as experiências místicas nos mostram que esse homem acaba não tendo nem dentro nem fora . Este homem que, outrora, se referia a escalas sociais, morais, religiosas, para aceitar ou condenar, para pesar seus pensamentos e suas ações, para julgar seus vizinhos ... descobre, agora, que chegou a " um universo privado de obstáculos, porque sem dualidade ”(MM Davy). Simultaneamente, o equilíbrio do universo se torna perceptível . Por um paradoxo simplesmente aparente, este " homem interiorizado está perfeitamente corporificado e aberto a todos " (MM Davy).

Com Fé, Boa Vontade, todos podem, em um contexto de respeito mútuo, escolher seu caminho moral, seus meios, seu grande ou seu "pequeno veículo" (como dizem os budistas) ... para ir em direção ao Equilíbrio porque a Verdade é Uma .

Comentários