ÁGAPE - Sérgio Quirino


Sérgio Quirino é notável intelectual maçônico e atual Grão Mestre da GLMMG 2021/2024


O primeiro ponto que devemos compreender é que os trabalhos maçônicos devem sempre ser coroados com a satisfação manifesta em ambas as Colunas.

Além do conteúdo didático, da objetividade e do foco das reuniões ritualísticas, há a real necessidade de se criar oportunidades de sociabilização entre os Irmãos.

O Maçom como ser social deve ter em mente que ele é frágil para viver sozinho. 

Por mais que tenha acesso às instruções, ele somente será inteiro vivenciando sua aplicação junto aos Irmãos e comprovando a transformação da teoria em prática.

O ambiente desprovido das formalidades e a possibilidade da circulação e do contato igualitário nos liberam para o compartilhamento de experiências. 

No Ágape , assumimos o mais belo dos graus da Maçonaria.

Justamente nos ágapes Maçônicos é que nos aproximamos mais, simplesmente porque há oportunidades para TOLERAR, para SERVIR, para ESCUTAR duas vezes mais do que FALAR e principalmente para COMPARTILHAR.

Se ocorre excesso da comida e da bebida, é a natureza bruta do homem, mas também é uma oportunidade de aprendizado para os que não perderam a consciência e, assim, aprendem com o “mau exemplo”.

Desses processos advém a integração do individuo com o grupo, o que chamamos de “estreitar os laços”, despertando também o espírito de fraternidade, que em nosso meio é a cooperação desprovida de interesses.

Portanto, sendo a vida um grande PRESENTE, o que foi feito é PASSADO.

Sendo o FUTURO uma consequência, nos resta então celebrar.

Não permitam que este ano termine sem se sentar ombreados aos Irmãos, sem servir, que seja um pedaço de pão, sem compartilhar um bom canhão de boa pólvora vermelha.

COMIDAS E BEBIDAS ALIMENTAM O CORPO,

ABRAÇOS E SORRISOS A ALMA.

JAMAIS DEVEMOS CONFUNDIR SERIEDADE COM SEVERIDADE.

TODOS OS LABORES MAÇÔNICOS SÃO SÉRIOS, NUNCA CARRANCUDOS.

“Pitágoras concebia a vida iniciatória como atividade social dinâmica e desprendida. 

Os discípulos dispunham de todos os seus bens em comum, buscando a formação de uma sociedade fraternal e voltada predominantemente para o bem de todos”. 

,

Comentários