DIFERENÇA ENTRE HEBREU, ISRAELITA E JUDEU - Almir Sant’Anna Cruz


Do livro *Personagens Bíblicos da Maçonaria Simbólica do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350


Sabemos existir uma diferença, ao nosso ver meramente técnica, entre os termos Hebreu, Israelita e Judeu.

O termo *Hebreu* está ligado a conquista da terra na época de Abraão. 

Os *Israelitas* são os Hebreus que passam a receber esse nome a partir de Jacó, que teve o seu nome mudado por Deus para Israel, e sua descendência dos 12 filhos homens que formaram as 12 tribos de Israel.

Após a morte de Salomão, durante o reinado de seu filho Roboão, as 12 tribos se dividiram em dois diferentes reinos, o de Israel (com capital em Siquém e posteriormente em Samaria), com 10 tribos que se apartaram de Roboão e o de Judá (com capital em Jerusalém), com as 2 tribos que permaneceram fiéis a Roboão.

Israel sobreviveu 208 anos, até a queda de Samaria, ocasião em que a maioria de seus habitantes foram levados cativos para a Assíria. 

Judá durou 343 anos, com a destruição de Jerusalém pelo rei caldeu Nabucodonosor, que levou seus habitantes prisioneiros para a Babilônia. 

Quando os habitantes de Judá foram libertados da Babilônia, voltaram às suas terras e reconstruíram o Templo destruído por Nabucodonosor, esses Hebreus passaram a se chamar *Judeus*. 

Como se vê, Hebreu, Israelita e Judeu na verdade são três diferentes denominações para nomear o mesmo povo, em épocas diferentes. 

Veja-se como esses três termos se interpenetram e se completam: o país atualmente chama-se *Israel*, o povo chama-se *Judeu*, a religião é a *Judaica* e a língua é *Hebraica*.

Interessados contatar o Irm.’. Almir no WhatsApp (21) 99568-1350

Comentários