HISTÓRIA DE UMA BEBIDA - A CERVEJA



Muita gente imagina, com comovente candura, que a cerveja ou "cervoise" foi fruto da imaginação dos nossos antepassados, os gauleses, em oposição ao sumo da vinha dos romanos. Correndo o risco de desapontá-lo, a sua origem, muito mais antiga, remonta à antiguidade, há cerca de 8.000 anos.

É na Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates, no reino da Suméria, que a preciosa bebida nasce e cresce. Civilização e cerveja têm um ponto em comum: ambas vêm do gênio do homem, e gênio, os sumérios não faltam.

Eles nos legaram, entre outras coisas, a escrita, o sistema sexagesimal baseado na divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o princípio da divisão da abóbada celeste em 12 signos zodiacais, o primeiro conhecimento astronômico, ... Podemos facilmente entender que depois de tudo isso, sentiram a necessidade de relaxar com um "pouquinho de espuma"!

Desde o seu surgimento, a cerveja, então chamada de " sikaru ", cuja tradução literal é pão líquido , é associada a ritos religiosos e usada como bebida em oferendas aos deuses.

A cervejaria suméria germina espelta e cevada e, portanto, produz malte. Ele o transforma em bolos de cerveja claros ou tostados, dependendo da cor desejada para a bebida. Esses pães são então esmigalhados e diluídos para fazer a fermentação necessária à produção do álcool . Chegando da Babilônia , o   famoso " sikaru " "  zythum  " é muito popular entre os egípcios. Dotados das abundantes matérias-primas que são a água e os cereais, é bastante lógico que os egípcios começaram a fabricar cerveja. Heródoto escreverá sobre este assunto "como o suco da videira faltando em seu país, os egípcios faziam vinho com cevada".

Nos estágios de germinação, queima (isto é, aquecimento da mistura) e fermentação , é adicionado o tempero com canela , mel ou quaisquer outras especiarias .

Como entre os sumérios, a cerveja continua ligada ao sagrado. Nenhum egípcio, mesmo o mais humilde, sai deste mundo sem levar para o túmulo a cerveja, símbolo da eternidade. Segundo a lenda, a fabricação de cerveja era ensinada por Osíris , deus da vegetação renascida, e gozava da proteção de Ísis , a deusa da fertilidade agrária. Ramsés II , apelidado de faraó cervejeiro, contribuirá para o estabelecimento sustentável da cerveja e para a sustentabilidade das primeiras cervejarias.

A cerveja se infiltrou rapidamente na região mediterrânea durante o primeiro milênio aC. Traços dela podem ser encontrados na Grécia , na Península Ibérica, no sul da Gália e em todo o Império Romano . A cerveja é então produzida em um caldeirão de cobre, símbolo da vida, abundância, símbolo mágico.

A cervoise gaulesa, mais alcoólica do que a cerveja atual, era então a mais famosa da Europa. Cerveja e pão são irmãos. O pão gaulês também goza de grande reputação por sua leveza, conferida pela adição de fermento de cerveja à sua massa. O boom da cerveja atingiu seu auge com o imperador romano Domiciano que, após uma fome, ordenou “ que em qualquer terra capaz de produzir cereais, o cultivo de videiras deveria ser proibido  ”. Daí devem, sem dúvida, datar os primórdios da velha contenda entre amadores de cerveja e amadores de vinho…

Porque em geral os romanos preferem o vinho , bebida nobre por excelência, cultivável em todo o império, à excepção de alguns países. , menos ensolarado e menos propício ao cultivo devinha .

Grande senhor da guerra, o imperador César difundiu o cultivo da videira ao mesmo tempo que suas legiões. Mas o augusto Caio Júlio César tem uma deficiência terrível, pois para um patrício romano, ele não pode suportar o vinho cuja amargura lhe queima o estômago. Também como muitos de seus legionários, ele sucumbe à tentação da cerveja. Esses mesmos legionários que, chamando o substantivo cervoise “BERE” do verbo latino BIBERE (beber), estão na origem da palavra cerveja. Por fim, e para encerrar o capítulo romano, recordo a frase que César lançou depois de ter derrotado Vercingetórix em Alésia (citação que aliás foi distorcida ao longo dos séculos): "  VINI, BIBI, VICI ", vim, bebi, venci  .

Por volta do século 5, o Império Romano começou a desmoronar sob os repetidos ataques dos alemães. Graças às suas muitas expedições, os povos do norte da Europa descobriram a cerveja. A bebida divina não encontra resistência da videira e se estabelece de forma duradoura em latitudes com chuvas ideais para o cultivo da cevada.

Como eu disse, a cerveja naquela época tinha um grau de álcool muito maior do que a que conhecemos hoje. É por isso que a Igreja se preocupa em ver seu rebanho se entregar ao consumo excessivo desta bebida, durante as festas pagãs, além disso, irá recuperar a fabricação de cerveja, confiando-a aos monges.

Você também notará a surpreendente profusão de marcas de cerveja com nomes de santos ou nomes diabólicos, o que ressalta o caráter ambivalente da cerveja: delirium tremens, morte súbita, o fruto proibido, o judas, o santo Bernardus, São Benedito, Val Dieu ... Estamos permanentemente nas fronteiras do divino e do satânico. O vidro, o bock, também significa em alemão "a cabra".

Todas as abadias da Idade Média têm uma cervejaria que lhes fornece uma renda substancial. Aos poucos, vão se proliferando decretos para regular o comércio dessa bebida, que vai esperar até o século XV para se tornar mais ou menos a que conhecemos hoje.

Com a introdução da flor de lúpulo, cujas propriedades desinfetantes foram descobertas, ela se tornou mais digerível e perfumada.

Cerveja universal do prazer 

Os ingredientes principais, água, cevada e espelta, fazem deste pão líquido uma bebida universal.

Em todo lugar do planeta onde o cultivo de cereais é possível, existe cerveja, e isso desde os tempos mais remotos. Não há necessidade, como acontece com o vinho, de terrenos ensolarados e de condições climáticas muito especiais.

Os chineses, no século III aC, produzirão cerveja de maneira semelhante à dos egípcios na mesma época. Em todas as latitudes, em todos os continentes e até mesmo nos navios dos vikings durante suas expedições, a cerveja pode ser fabricada.

Prová-lo é um prazer que realça todos os sentidos: além da língua, o nariz, os olhos e até as orelhas estão na festa quando se ouve o farfalhar suave da espuma:

Falamos de “renda” de cerveja a definir os traços de espuma deixados nas laterais do vidro. Essa espuma também é chamada de "flor" da cerveja. No aspecto visual, falamos de “vestido”, no domínio olfativo de “nariz” ou de “bouquet”, e no aspecto gustativo de “boca”, termos comuns à cerveja e ao vinho. Todo esse vocabulário lembra o do Amor. Provar uma cerveja é realmente um ato de amor. O melhor está de fato pendente, e não o fazemos com pressa:

“Começa muito antes da garganta. Nos lábios já este ouro cintilante, frescura amplificada pela espuma, depois aos poucos no paladar peneirou a felicidade da amargura ... (...) ... a enganosa sensação de um prazer que se abre ao infinito ... » diz Philipe DELERM .

Um prazer que se abre ao infinito. Em seguida, uma leve amargura. Uma amargura, com cada gole mais presente à medida que o prazer vai desaparecendo. Uma amargura semelhante à que senti durante a cerimônia de corte no dia da minha iniciação. Uma amargura que me lembra que "  nem tudo na vida é perfeito  " ...

Será que a Taça do Conhecimento estaria cheia de cerveja? Para mim, não há dúvida. O prazer que tiro do primeiro gole é imenso. Um milagre que acabou de acontecer e escapou ao mesmo tempo. E a amargura faz parte da diversão. É ela quem me dá vontade de beber do copo de novo ...

Cerveja e ciclos

Hoje à noite, vamos participar da cerimônia do solstício de verão. A festa do sol e da luz, pela "  oferta do trigo, símbolo da vida material, e do vinho, símbolo da vida espiritual  ", nos conta o ritual da cerimônia do solstício.

O ritual da oferenda é sem dúvida o mais praticado no Egito faraônico. Ele é o eixo de todos os outros, porque não há rito sem uma oferta. O ritual da oferenda não é uma prece para pedir um favor aos deuses, é antes uma espiritualização, uma dinamização da matéria diante do divino. Ele permite que você escape do que a alquimia chama de Rude. Trata-se de nutrir os espíritos, assim como o espírito.

A cerveja associada ao pão é a oferta básica de grãos. Presente em todas as mesas, representa o alimento metafórico dos deuses e dos defuntos.

O rei-faraó praticante do rito da oferenda é aquele que dá vida ao Egito, lhe dá a subsistência e permite que a criação continue seu caminho, mantendo a Ordem da Natureza. Por isso é associado a NEPER, o deus dos grãos, filho de RETENOUTET, a deusa cobra protetora das colheitas.

No Egito faraônico, consumir cerveja pode curar, afastar as influências sethianas, desde que não seja abusado, o que permitiria então que o deus vermelho SETH fosse liberado no corpo e na mente do bebedor impenitente. Ainda encontramos o caráter ambivalente da cerveja.

A embriaguez também pode apaziguar, como evidenciado pelo mito da Deusa Distante, TEFNOUT. Incorporando o calor nascido do sol, ela deixa seu pai Rê, para fugir para o deserto da Núbia na forma de uma leoa sanguinária. A deusa enfurecida deixa de lado seus impulsos assassinos depois de ficar bêbada com uma cerveja vermelha maliciosamente oferecida por THOT.

A radiação solar enfraquece no inverno quando a deusa foge e recupera a força após seu retorno.

Cerveja, vinho de cevada, é a bebida de Ísis e Osíris; simboliza o eterno retorno da vida após a morte, após a fermentação do grão. No Livro dos Mortos, a cevada é definida como "o alimento da imortalidade  "

Da Terra, o grão de cevada germinado é misturado à Água, aquecida pelo Fogo. Em contato com o Ar, fermenta e produz cerveja. A cerveja, como a vida, está no centro dos 4 elementos fundamentais. A criação se manifesta quando se organizam, se sustenta quando se harmonizam.

Durante nossa estada na sala de estudos, fiquei pensando na presença de um pedaço de pão ao lado de uma caveira. Se a vida precisa de alimento material, também precisa de outro alimento, integrando-se no ciclo do eterno retorno, símbolo da vida universal.

Nas entranhas da Terra, a semente se prepara para germinar, como o leigo no gabinete de reflexão. O maçom traz-lhe a Luz, o trigo aparece.

A Água do conhecimento o rega. O malte é formado. O rito acrescenta fermento, que o eleva e o traz de volta à vida em uma forma mais nobre. A cerveja como o pão, fruto espiritual, é o resultado da fermentação e da purificação.

A cerveja então simboliza esta elevação da alma, esta fecundidade do trabalho do homem que transforma o trigo, a sabedoria da Terra, em alimento espiritual.

O mestre cervejeiro e maçonaria têm uma coisa em comum. Eles são os guardiães de um segredo: o fermento para alguns, o Ritual para outros.

Seu segredo pode ser conhecido por qualquer pessoa que se importe. Porque não há segredo. Ele está na implementação. Ele está compartilhando.

É pensando em mim mesma, mas também nos meus irmãos e irmãs, que por minha vez, me tornarei o fermento de outra vida, mais profunda e mais rica.

Conclusão

Concluirei meu prato com uma “bolha” de luz, baseada em uma observação de Aristóteles. Ele notou que as pessoas que beberam vinho caem de cara, enquanto as que beberam cerveja deitam com a cabeça para trás. Onde os primeiros confiam na Terra, os segundos cochilam e confiam no Céu, concluiu ele.

Qualquer maçom cujo sonho é ligar o Céu e a Terra, não pode mais parar apenas no vinho e ignorar a cerveja.

Para realizar sua utopia, ele terá que beber os dois!

Comentários