SABEDORIA, FORÇA E BELEZA - Leonardo Redaelli




Em hebraico e no judaísmo, um conceito muito importante.

De acordo com a tradição judaica, a alma é tripla, como os 3 pilares em nossas Lojas e a chama de uma vela, notamos:

FORÇA :

1 - A pequena chama negra ou negra, presa ao pavio e que se alimenta do corpo, a substância material da vela (nun, phé, shin) o NEPHESH , ou seja, a alma animal, princípio da vida .

BELEZA:

2 - a luz visível e branca da chama, que é emitida pela chama negra, a base de sua existência, (substantivo, shin, mem, héh) o NESHAMAH , ou seja, a alma da respiração, da respiração.

SABEDORIA :

3 - luz invisível, calor, que só pode ser tangível capturando sua propagação, por exemplo, colocando a mão acima e à distância da chama.

A radiação de luz e calor invisíveis torna-se então tangível, é o ROUAKH (resh, vav, kheth), parte da alma, centelha que é o reflexo, a sombra de ELOHIM (D ...) e que é feita dela, Nela Imagem, o TSELEM ( tsadik , lamed, mem), uma palavra hebraica usada em Gen. I: 27 e erroneamente traduzido como "Imagem" em vez de Sombra ou melhor , Silhueta, ou seja, a parte da alma que pode, se quisermos, comunicar-se, em ambas as direções, com o Divino, com o nosso próximo, com a natureza, etc.

Sede de sentimentos, amor, pensamento, desejo e vontade.

NB: 1 \ Segundo a tradição judaica, o homem ganha vida no momento de sua concepção, no momento do encontro do espermatozóide com o óvulo; mas sua alma tríplice é recebida em seu nascimento.

É oferecido a ele por ordem de Gadlu, por seu anjo da guarda, que o acompanhará por toda a vida, colocando um dedo de fogo em seus lábios, com a injunção de esquecer tudo o que ele teria aprendido em sua vida.

A cicatriz, lembrança daquele dedo de fogo em nossos lábios, está aí, veja, embaixo do nosso nariz!

       2 \ Outra tradição nos ensina que recebemos uma alma adicional

(Neshama Yetérah) na noite de sexta-feira, véspera do Shabat, até o seu final, no sábado à noite, se essas 25 horas forem dedicadas ao dia do Senhor.

É em homenagem a essa segunda alma adicional que a anfitriã judia acende uma segunda vela antes do pôr do sol na noite de sexta-feira.


Comentários