UMA ÓTIMA LOJA - Ir.'. Wilson Marques Barbosa



Com frequência ouvimos alguém dizer, “minha loja é uma boa loja” E nós ficamos a nos perguntar: “o que é uma boa Loja?”. Não basta que ela seja regular, que tudo esteja funcionando de acordo com a tradição e os regulamentos?

Podemos dizer que uma boa Loja é aquela que tem boa frequência, onde os irmãos sejam pontuais e assíduos. Sem dúvida isto pode ser um critério. Não deixa de ser um bom indicativo: se os Irmãos comparecem é porque ali eles encontraram o que buscam.

Parece-nos que uma boa Loja é aquela que cuida criteriosamente do recrutamento e da seleção dos seus obreiros; que é minudente e rigorosa durante a formação do processo e no ato do escrutínio; que não se deixa levar por paixões de qualquer natureza, quando da escolha de um novo membro para a Maçonaria Universal.

Parece-nos que uma boa Loja não esquece a importância e significação do ritual, e se esmera para que tudo esteja absolutamente de acordo com a letra do manual. Se nos parecer que o manual merece reparos e mesmo contém erros ou enganos trabalhemos para ele seja modificado - enquanto tal ocorre, cumpramos fielmente o atual.

Os rituais devem ser lidos com frequência e os oficiais devem treinar, ensaiar principalmente no início de mandato e quando da realização de iniciações, Adoção de Lowton e outras cerimônias contidas nos Rituais Especiais.

Se a Maçonaria é herdeira das Escolas de Mistério, cabe-lhe a tarefa de transmitir o saber esotérico aos seus iniciados através das claras Instruções. Precisamos ir além das Instruções contidas nos manuais.

É indispensável que o Iniciado seja elevado ao grau seguinte por meio de conhecimento teórico e prático. Exige-se de uma boa Loja que ela faça com que o seu Aprendiz e Companheiro interiorizem a sabedoria e moral maçônica para que amanhã ele seja realmente exaltado ao Grau de Mestre. Pois a Maçonaria está interessada em povoar a sociedade atual de Mestres-Maçons que sejam, antes, Mestres em si mesmo. E só é Mestre de si mesmo quem submete os seus instintos, quem domina a sua vontade, quem disciplina o seu pensamento, quem desenvolve a sua inteligência e quem exercita a sua sensibilidade no sentido do bem comum.

Entendemos que uma boa Loja não esquece os aspectos materiais e, portanto, cuida da construção e conservação do seu templo próprio. E a hospitalaria não pode se esquecer da benemerência interna e externa. Mesmo porque esta atividade é formativa; fazendo nascer o espírito de solidariedade que conduz à caridade - virtude por excelência.

E, claro, que uma boa Loja não esquece os procedimentos administrativos internos nem os referentes aos Grandes Orientes do Brasil e Estadual  (ou Distrital) ou às coirmãs. Uma boa Loja é administrativamente bem organizada e financeiramente estável.

As promoções abertas à comunidade e as festas públicas devem ser planejadas nos mínimos detalhes para que projetem uma impecável imagem da sublime Instituição.

Mas o que tipifica mesmo uma boa Loja é o clima psicossocial que ai se respira; uma boa Loja é aquela em que os Irmãos se sentem em plena harmonia por circular a paz verdadeira - pois a amizade é um verdadeiro culto.

Uma boa Loja é aquela em que a confiança recíproca nasce da fraternidade e se solidifica na igualdade. E, em consequência, em uma boa Loja não há espaço para discórdia, nem para cambalachos, nem para disputas eleitoreiras nem para a inveja e menos ainda para a intolerância.

Eu estou trabalhando realmente para construir uma boa Loja, uma ótima loja Maçônica? Caso a resposta seja afirmativa, creia que todos os Irmãos lhe são gratos. E que o Supremo Arquiteto do Universo lhe cubra de incessantes bênçãos.

Comentários