A CAMARA DE REFLEXÕES E SEUS SÍMBOLOS - parte 4


O PÃO

O pão é o alimento essencial. Ele nos lembra que o corpo precisa de força. O iniciado não negligencia os alimentos terrenos, mas sabe que não são um fim em si mesmo. Muitos escritos tradicionais insistem nesta verdade elementar, portanto, o talmud especifica:  Sem farinha, sem conhecimento e sem conhecimento, sem farinha ”. Tão concisamente quanto possível, isso significa que a mente só pode realizar suas funções se o corpo estiver satisfeito, e que, por outro lado, o corpo encontrará material a ser satisfeito apenas se a mente cumprir suas funções. Em um nível deliberadamente tão “pé no chão” quanto possível, isso significa que o alimento é obtido graças a um certo conhecimento adquirido (técnica, engenhosidade, trabalho) e esse conhecimento só pode se desenvolver se a alimentação for garantida.

O pão, feito com farinha, é o primeiro e principal alimento cozido na sociedade agrícola. A agricultura, comparada ao nomadismo, representa para a sociedade antiga, a grande revolução que permitiu o desenvolvimento da civilização como a vivemos. O nômade, tendo observado as propriedades fertilizantes das fezes dos animais, teve a ideia de misturá-las com a terra e semear. A partir daí, uma considerável reviravolta nas formas de viver e também uma melhoria da vida por uma maior segurança.

Na sociedade agrícola, o trabalho é valorizado porque se torna absolutamente necessário e se desenvolve uma ética a partir das extrapolações a partir das operações de semeadura e colheita. Os totens tribais tornam-se deuses com uma função específica a cumprir para garantir uma boa colheita. Deuses, como os homens, não podem mais permanecer ociosos e contemplativos. Eles se organizam, como os homens, em uma sociedade hierárquica. A ideia de monoteísmo surgirá mais tarde, a partir da ideia de poder central e absoluto, ideia que se tornou possível devido à existência de uma hierarquia.

O pão é, portanto, o símbolo da grande revolução agrícola a partir da qual se desenvolveram os mitos e os valores morais e tradicionais que os maçons hoje cultivam, reconhecendo neles o "fermento" necessário para o progresso e a felicidade dos homens.

Pão é comida cozida e isso é muito significativo. O trigo, deixado no processo natural, apodrece. A intervenção humana retira-o do processo natural e coloca-o em um novo processo desenvolvido exclusivamente pelo homem, cuja finalidade é o estado de alimento cozido. Produto do trabalho, fruto da revolução agrícola, o pão é também o testemunho da ação do homem sobre a natureza. É o resultado de uma criação feita graças ao trabalho, à observação, à engenhosidade. Também envolve o domínio do fogo. Talvez seja por essas razões que o pão tem sido valorizado, até mesmo sagrado em muitas religiões. No Cristianismo, pão, alimento material, é um símbolo de alimento espiritual. É associado ao vinho para representar a totalidade divina.  "Grandes mistérios". Esta ideia deve ser comparada aos milagres realizados por Jesus Cristo com o pão e o vinho: a multiplicação dos pães é um milagre que envolve a ideia de quantidade, enquanto a transformação da água em vinho é um milagre que envolve a ideia de qualidade.

Quando associada à água, como no caso do gabinete de reflexão, expressa, no contexto de nossa cultura ocidental, a ideia de ascetismo, privação, renúncia. Pão e água são os alimentos do eremita, o essencial que lhe permite sobreviver. Pão e água são a refeição sem prazer. A ideia da substância útil, separada do agradável, é representada por esta união de pão e água. O eremita que assim expressa seu desprezo pelos prazeres terrenos, o prisioneiro que expia um crime, muitas vezes é associado à comida por meio de pão e água. Se fosse necessário interpretar a presença de pão e água na sala de estudos como um convite à mortificação, seria difícil conciliar essa ideia com a filosofia dos rituais de mesa, cuja importância na liturgia e tradição maçônica não pode ser demonstrada. Ascetismo é baseado em uma concepção de mundo que é falsa e que a tradição maçônica rejeita totalmente. Esta falsa concepção de mundo baseia-se na oposição entre matéria e espírito, entre corpo e alma, entre céu e terra, etc ..., etc ..., enquanto a concepção de mundo consistente com a tradição e a verdade se baseia em a noção de complementaridade e identidade fundamental entre os múltiplos aspectos da realidade. É o que expressam as frases antigas: “O que está em cima é como o que está embaixo” e “O que diferencia o veneno do remédio não é a natureza, mas a dose”.  Reúna o que está espalhado.

Além disso, considerar a presença de pão e água no Gabinete de Reflexão como um convite ao ascetismo é um mal-entendido.

Mas, dado o significado do pão que desenvolvemos, a presença da água nos lembra que a colheita do trigo só é possível se a água tornar a terra fértil. A ideia de complementaridade é, portanto, enfatizada no símbolo do pão porque ele existe graças à água, ao fogo e ao homem que soube usá-lo.

A ÁGUA

O simbolismo da água em todas as civilizações é muito rico, não só pela importância da água para a vida, mas também pelos seus múltiplos aspectos: a água violenta das torrentes, a água salgada e os oceanos amargos, as águas profundas, etc ... Explicações simbólicas e os mitos floresceram em cada um desses aspectos. Mas de toda a literatura sagrada que as mais diversas civilizações têm sobre o tema da água, duas funções essenciais se destacam: a purificação e a fertilidade.

A Bíblia, escrita em uma terra árida onde nascentes e rios trazem bem-estar e onde a chuva é uma bênção, celebra a água a que devemos a vida. A água é uma bênção. “A alma busca o seu Deus como o cervo sedento busca a água” (Salmos).

O justo é como a árvore plantada à beira de um fluxo de águas • (Números 24,6). • Deus é como a chuva da primavera e o orvalho que dá flores ao seu crescimento = (Oséias, 6,3 e 14,6).

A ausência de água, o deserto, é um castigo infligido por Deus (cf. Jeremias). "A água reside no coração

dos sábios; ele é como um poço e uma nascente • (Provérbios 20,5, Eclesiastes 21,13). Poços e fontes são lugares sagrados perto dos quais nasce o amor e começam os casamentos.

A presença de água na Sala de Reflexão nos direciona para a ideia de fertilização. Na verdade, a passagem do iniciado no Gabinete de reflexão é "A prova da terra". A água fértil e sua associação com o pão convida o recipiente a refletir sobre a natureza da qual deve conhecer as leis para realizar seu trabalho.

GALO

O galo é o signo do advento da luz iniciática. Este símbolo está em todas as civilizações, ligado ao sol e à luz, pois o canto do galo anuncia o nascer do dia. Na Índia, é atributo do SKANDA, que personifica a energia solar. No Japão, é o canto do galo que obriga AMATERASU, a deusa do sol, a deixar a caverna onde costuma se esconder. É por isso que nos templos xintoístas são mantidos galos que vagam livremente. O galo aparece, ao lado de Mercúrio, em algumas representações figurativas Galloromanas. Também é encontrado em moedas gaulesas, mas os romanos fizeram um trocadilho entre Gallus = Gallic. Esta é a origem do galo gaulês (1).

Na mitologia grega, o deus galo dos cretenses, VÉLCHANOS, foi assimilado a Zeus. O galo estava perto de LETO que, grávida de Zeus, deu à luz a Apolo e Ártemis. Também está consagrada ao mesmo tempo a Zeus, a Leto, a Apolo e a Ártemis, isto é, aos deuses solares e às deusas lunares. Os Vermes Dourados de Pitágoras recomendam: alimente o galo e não o sacrifique, porque é consagrado

para o sol e a lua. É um atributo de Apolo, o herói do dia que nasceu.

Apesar do conselho dado a Pitágoras, um galo foi sacrificado ritualmente a Asklepios, deus da medicina e um dos filhos de Apolo. Sócrates fez   esse sacrifício antes de morrer. Isso significa que o galo tem um papel de psicopompe: ele conduz as almas do falecido para ('outro mundo, para que seus olhos se abram para uma nova luz. A morte é de fato, um novo nascimento. O gabinete de reflexão, prelúdio para a iniciação , está, portanto, associado à morte, morte no mundo profano e renascimento, razão pela qual o galo tem o seu lugar.

O galo representa Mercúrio. Isso vem do fato de que o galo foi dedicado a Hermes, que os latinos traduziram para Mercúrio. Para os hermetistas, Mercúrio é o princípio   feminino   presente em todos os corpos. Ele está ligado ao que é volátil e inflamável.

O FALSO

A foice, instrumento usado pelos fazendeiros para   cortar trigo ou grama, é uma alegoria da morte. A foice iguala tudo o que vive porque a morte é o destino de todos. Só a partir do século XV a foice aparece nas mãos do esqueleto para significar o equalizador inexorável. Nesse nível, é mais uma alegoria do que um símbolo. No nível simbólico, pode ser associado à colheita. O ceifeiro fatia o trigo que semeou e manteve. Ele recebe a recompensa por seu trabalho. A morte das plantas é a fonte de vida do reino animal. Há uma riqueza de reflexões enriquecedoras aí. 

CRÂNIO

Símbolo da mortalidade humana, o crânio também é o símbolo do que sobrevive após a morte. Receptáculo da vida em seu mais alto nível, o crânio é o troféu por excelência nas sociedades antigas. Possuir o crânio do inimigo é possuir o que há de melhor em si mesmo, é apropriar-se de sua mente, de sua alma, de seu princípio vital. Os celtas tinham muitos santuários de crânios. Titus Live conta que os gauleses, tendo apreendido o cônsul romano Postumius, fizeram de seu crânio um vaso sagrado para oferecer libações durante as festas. Isso deve ser mencionado porque tais noções ainda vivem em nosso ser interior hoje.

Na verdade, há menos de duzentos anos, vimos homens plantando as cabeças de seus inimigos em lanças e caminhando alegremente em procissão, recriando instintivamente as antigas liturgias de vitória. Ainda hoje, em um país altamente civilizado, os inimigos da sociedade são mortos em uma cerimônia em que a cabeça é separada do tronco.

A posse de uma cabeça é experimentada como um sinal de vitória. Existe alguma relação entre esse fenômeno da psicologia humana e a presença de um crânio no Cabinet de Réflexion? À primeira vista, não, porque essa caveira perfeitamente anônima não é a de um inimigo. Ele está aí para nos lembrar do nosso futuro e também para mostrar o que resta, em termos concretos, dos nossos antecessores. Nesse nível de interpretação, descobrimos que o homem só supera sua mortalidade por meio dos frutos de seu trabalho. Dele pessoalmente, nada resta senão um monte de ossos, um estado ainda transitório, aliás, enquanto se espera a fusão perfeita com a terra.

Sem privar esta interpretação de qualquer valor, embora nos pareça insuficiente para estimular uma reflexão fecunda que se eleva um pouco acima da evidência primária, podemos ver as coisas de outra forma.

Notamos, por um lado, que para representar a morte, os homens criaram muitas alegorias, algumas das quais são muito mais impressionantes do que o crânio e, por outro lado, que em todos os lugares e em todos os momentos, a exibição de um crânio, humano ou animal, está associada à ideia de apropriação da vida (do ímpeto vital): Quer queiramos ou não, a caveira é sempre um troféu, ou seja, a marca de uma vitória, desde o momento em que é exibido em local habitado, mesmo que seja considerado um simples elemento decorativo.

Essa observação, baseada nas descobertas da antropologia, pode nos ajudar a descobrir os significados simbólicos do crânio no Cabinet de Réflexion. O iniciado, convidado a descer em si mesmo, não pode se entregar à introspecção sem perigo. sozinho e sem conhecimento preciso, seus esforços iriam inexoravelmente provocar nele desequilíbrios infelizes. Mas ele é guiado e apoiado por um mundo. de símbolos. A Camarade Re


flexôes dá-lhe uma primeira impressão.

Esta imagem é uma construção da mente, fertilizada pelos iniciados que a precederam. A caveira (que também terá sob os olhos por toda a vida porque a encontrará no púlpito dos veneráveis, na loja), representa a energia vital, o pensamento, a psique dos mais velhos. Ele é um aluno e seu mestre está ali, diante de seus olhos. O aluno questiona e o professor responde e assim o conhecimento é transmitido. Se vemos no questionamento o processo de   conquista   da mente, a relação professor-aluno não se assemelha um pouco a uma luta ao final da qual o aluno passa a ser professor?

A caveira existe para significar que o aprendiz se apropriará do pensamento e da experiência dos mais velhos. O papel e a justificação destes últimos consistem em transmitir e, por conseguinte, em dar o que têm de mais precioso, a sua vida. Encontra-se como constante, no simbolismo maçônico e nos antigos mistérios, a ideia de morte e renascimento pela identificação do aluno com o mestre que fez o sacrifício supremo. O aprendiz de pedreiro terá mais tarde outras oportunidades de meditar sobre esse "esquema".

Outro plano de meditação é fornecido pela ideia de que o homem é um microcosmo. O que está acima sendo como o que está abaixo (A Mesa Esmeralda), deduzimos que qualquer parte do real contém todos os elementos do real e que há no homem tudo o que existe no universo. Portanto, o autoconhecimento é um caminho para o conhecimento objetivo.

Nesta perspectiva baseada na analogia do microcosmo humano e do macrocosmo cosmo, o crânio, topo do esqueleto, representa a abóbada celeste. Essa analogia é ilustrada por muitas lendas europeias e asiáticas e, portanto, pode ser considerada necessária para a vida espiritual. Em um texto islandês, o Grimnismâl, o crânio do gigante Ymir se torna a abóbada do céu quando ele morre. De acordo com esta mesma lei de analogia, os olhos representam o sol e a lua e o cérebro as nuvens, etc.

Essas analogias são enriquecedoras para a mente? certamente não se acreditarmos neles literalmente, mas o fato de terem sido formulados merece nossa atenção porque, se os purgarmos de seus desenvolvimentos ingênuos, vemos uma verdade importante que é esta:   no universo, tudo está ligado e tudo obedece ao mesmas leis.

Notamos que este diagrama n analógico, que pode fazer alguns sorrir, foi um ponto de partida que permitiu ao homem estabelecer o princípio essencial da ciência, princípio graças ao qual ele foi capaz de alcançar um progresso prodigioso no conhecimento objetivo, e que é o seguinte: "as mesmas causas em todos os lugares produzem os mesmos efeitos".


(1) Deve-se notar, de passagem, que o galo só se tornou o emblema da França há cerca de um século.

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