HORUS - FILHOS DE RÉ - Leonardo Redaelli



A adoração do falcão tem suas raízes nas mais antigas concepções dos deuses do Egito. Já os primeiros reis estavam ligados ao seu aparecimento. No entanto, a partir do sul do Alto Egito até o Delta, várias divindades falcões foram adoradas e como sua fusão em Hórus permaneceu incompleta, este deus também apresenta uma imagem não muito uniforme que se opõe tenazmente a qualquer classificação, especialmente mítica e genealógica. Como um mestre do ar que viaja pelo céu, ele está associado ao sol. Horakhty é, portanto, o "Horus do horizonte", a forma diária do sol. Harmakhis, o “Horus no horizonte ”, tornou-se o nome da Grande Esfinge de Gizé.

Haroéris, “Horus o Velho”, era considerado filho de Re. O surgimento do culto a Osíris, bem como a identificação de Hórus com o rei, no entanto, criaram uma nova concepção. Se o falecido rei era Osíris, seu filho e sucessor deveria ser Hórus, portanto filho de Osíris e Ísis. Nessa qualidade, ele foi chamado de Harsiésis, filho de Ísis. Seu aspecto de filho-afilhado, Harpócrates, tornou-se quase independente na última época. Hórus, como falcão ou antropomorfo com cabeça de falcão, pode usar como emblema tanto as coroas dos Dois Países quanto o sol rodeado por um uraeus. Seus olhos simbolizam o sol e a lua e, como um disco solaralado, simboliza o céu em geral. Em muitos santuários, falcões sagrados eram mantidos , por exemplo em Philae, Edfu ou Hermopolis.

O sacerdote Djedhor de Athribis, no 10º nome do Baixo Egito, nos deixou um relatório detalhado sobre isso no final do século 4 aC Nesta cidade era adorado Hórus Khentekhtai, que aparentemente vivia em um respeitável salão hipostilo no terreno do templo. Para a manutenção do falcão, era necessário um poço com água doce e pura, um parque com árvores e um pombal. No cemitério dos falcões, não foram apenas enterrados os falcões sagrados encontrados mortos. Como rei divino e filho de Osíris, Hórus vinga seu pai * (Harendotes) e luta por sua herança; sob o aspecto solar, ele derrota os inimigos deD. Nos mitos, as duas ideias se misturam em uma disputa estranhamente comovente entre Hórus e Seth. Esse curioso deus, com a cabeça delgada e alongada de “animal sethiano ” que não pode ser identificada zoologicamente, só se tornou um personagem negativo através do mito osiriano, mantendo suas características positivas originais. Ele também é um dos reis divinos; com Hórus, ele consegue " a unificação dos países" e luta contra o inimigo original de Re, a serpente Apopis.

Por outro lado, disfarçado de hipopótamo ou crocodilo, também pode se tornar adversário de Re e, arpoado por Hórus, perde sua força. Sendo o “vermelho”, ele é empurrado de volta para o deserto, estéril, grosseiro e perverso, trazendo a tempestade e as nuvens da tempestade, inimigas da vida e do poder real. Depois do assassinato de Osíris e da perseguição ao pequeno Harpócrates, o mito retrata em detalhes a disputa entre Hórus e Seth pela sucessão. Há 80 anos, adversários se enfrentam perante o tribunal divino da Enead, quando o Conselho se reúne para tomar uma decisão.decisão. Enquanto todos os deuses imploravam por Hórus, Re se sentiu ignorado e ficou chateado. Foi consultado Ba, o touro de Mendes, que por sua vez pediu a perícia de Neith. Como ela também defendeu os interesses de Horus, Re tornou-se agressivo. Chamando Hórus de "um fraco que chupa seu dedo", ele ficou muito ofendido quando foi informado de que seu naos estava vazio (o que é correto, já que ele era adorado ao ar livre). Seth argumentou que ele era o maior e o mais forte e que todos os dias ele matava Apopis, o oponente de Rá. E os deuses aprovaram isso.

Quando Ísis se defendeu com fúria, Seth ameaçou nocautear os deuses e ele conseguiu pela força que Ísis fosse excluída do processo. Então o Conselho mudou - se para a "ilha do meio" e o barqueiro recebeu a ordem estrita de não deixar Ísis passar em hipótese alguma. Mas, disfarçada de velhinha, ela o enganou e o subornou com um anel de ouro. Chegando na ilha, ela se transformou em uma bela mulher, seduzindo Seth para fazê-la acreditar que um estranho estava tentando despojar o filho de seu falecido marido de sua propriedade . Indignado com tal injustiça, Seth tomou partido contra si mesmo e o Enead confirmou esse fato. Então vieram os duelosque Horus venceu por pouco com astúcia e com o apoio de sua mãe. Mas o tribunal ainda não decidiu.

Era preciso que Osiris interviesse a favor da justiça e de seu filho tomando uma atitude ameaçadora, para que Seth fosse preso e para que Hórus pudesse receber sua herança. Seth foi, no entanto, recompensado e aceito no "barco de milhões de anos" como filho do Deus Sol. Ainda assim, a reputação de Seth não melhorou . Combinando as idéias da vingança do pai e da aniquilação dos inimigos de Re , o ritual dos "dez arpões" foi celebrado, sob o aspecto de um espetáculo de culto, no lago sagrado do templo de Hórus em Edfu. De seu barco, Horus Behedety arpoou Seth, representado por um hipopótamo ou crocodilo. O rei compareceu da costa,vestindo o adorno do deus caçador Onouris. No final da cerimônia, o hipopótamo foi esfolado e distribuído para nove deuses.

Desde a última época, a lenda de Ísis e o menino Hórus tem sido um dos temas mais populares da crença popular. Com elementos ternos ou às vezes até sentimentais, embelezamos o relato da perseguição por Seth, o tio malvado: Como ele enviou todos os tipos de animais temíveis e como Ísis, no entanto, conseguiu proteger a criança e curá-la das picadas de cobras e picadas de escorpião . Isso dificilmente era feito sem bruxaria e magia, e Harpócrates gradualmente se tornou um ser auxiliar contra todas as feras e poderes do mal quesão ao mesmo tempo os adversários de Re. Para a prática mágica, usamos pequenas estelas nas quais o filho Hórus estrangula cobras e escorpiões, doma leões e gazelas e pisoteia crocodilos. Esses relevos eram usados ​​como amuletos; eles foram colocados na água ou aspergidos com água que se tornou curativa. Um sincretismo tardio equiparou o filho Hórus ao deus de lótus Nefertem. Foi associado ao deus protetor Bes e os gregos viram nele uma reminiscência de Hércules como uma criança que estrangulava cobras.

Publicado em Bulim - Boletim N ° 11 - 30 de outubro de 2009

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