OH, MINAS GERAIS - Guilherme Ribeiro da Silva



Não há de ver que hoje, dia dois de dezembro, é aniversário de Minas Gerais! 301 anos deste estado, que pode não ser pra vocês, mas para mim é meu país.

O estado das minas, dos ouros, das pedras preciosas e dos morros. Do queijo, do pão de queijo, do doce de leite, da terra íngreme onde mora o sertanejo. Já viu nossa bandeira que coisa mais linda, parece mesmo um pedaço de queijo com goiabada por cima. 

Aqui o bom dia é diferente, além do aceno com a cabeça, o "bão?", é etiqueta da gente. Pra nóis tudo é trem, o que anda, o que voa e a prova de que foi um legítimo mineiro que inventou o avião é o freio chamar trem de pouso.

Dizem que o "uai" não é nosso, que é de Goiás, já viu que coisa mais sem graça, que marmota. Mas o que significa esse trem? Uai é uai, se você não entende é problema seu, uai. 

O mineiro é desconfiado, também não nascemos ontem. Mas pensa num povo bom, caridoso e hospitaleiro. Nosso jeito de amar é mais concreto, quando a visita é boa um simples almoço vira festa sem decreto.

Por aqui o tempo passa na mesma velocidade que nos outros lugares, a diferença é que nós não nos preocupamos com isso, porque o hoje é mais importante. Que adianta se preocupar com tudo, resolver tudo? Se tem uma coisa que não somos é ignorante.

O mineiro tem algo de peculiar na sua relação com Deus. Talves a geografia da nossa região corrobore a isso. As serras, os montes, nos fazem mais perto de Deus.

Tudo isso não faz da gente um ser melhor, apenas diferente. Nós temos nosso jeito, simples, ajeitando tudo, até mesmo o que não tinha jeito.

Mas uma coisa é bem verdade, os que aqui nasceram e hoje estão longe morrem de saudade. Os que por aqui passam prometem sempre voltar, pois quem em Minas passa não esquece jamais. 

Oh Minas Gerais!

___________

Guilherme Ribeiro da Silva 

Poços de Caldas, 02 de dezembro de 2021

301 anos do Estado de Minas Gerais

Comentários