A VERDADE - Ir. Bruno Bezerra de Macedo


Ir. Bruno Bezerra de Macedo, MM - ARLS Adolfo Bezerra de Menezes n° 100 filiada a Grande Loja do Estado do Ceará GLMECE

Meditava sobre o Poder da Verdade, quando me deparei com a contundência das palavras do Ir.’. Vicente Wanzeler, que diz: "Viver a verdade e falar da verdade sempre será perseguido pelo sistema." Sim, é fato. Acontece!

Tal perseguição ocorre quando estamos desprovidos da capacidade de argumentação. Ter argumentos requer consciência desperta e este despertar só ocorre quando se conhece a si mesmo, aos outros e ao mundo em plenitude. 

Da argumentação advém o convencimento, do qual brota o entendimento e a harmonia, tomando unas as verdades conflitantes a benefício da evolução e do progresso.

Silenciar a verdade é atrocidade moral! 

É ato de opressão que extingue parcial ou totalmente a liberdade. Sobre isto, cumpre lembrar que não há democracia onde inexista o Estado de Direito, ou seja, sem a legalidade e suas benéficas edificações, não há liberdade, tão pouco igualdade e muito menos fraternidade. Assim, reina a barbárie ofuscando a clareza dos sublimes ideais.

Portanto, o Princípio da Legalidade é o fiel combatente contra a autotutela dos direitos, embora, por vezes, esta galhardia tenha suas forças minguadas por duas formas:

1 - pela não disseminação de seus valores em momento algum, nem de forma alguma.

2 - pela retenção deste saber nas mentes de pequena parcela do todo (a quem abrange independentemente de ser conhecido ou não) graças à forma ininteligível com que possa ter sido disseminado.

Cabe lembrar que "um povo unido é um povo esclarecido", como adverte o professor Maurício Leite, ganhador do prêmio nacional “Ricardo Oiticica”, na categoria Formação de Mediadores. Porém, estando a imensa massa do todo totalmente perdida no obscurantismo, facilmente a mordaça faz calar a verdade, como aduz o irmão Vicente.

Ainda que severa seja esta trevosa força, tal terror não assusta o Maçom, tão pouco o afugenta do cumprimento do seu mister de combater a tirania, a ignorância, os preconceitos e os erros; também não o impede de glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade, pois com sutileza vai imprimindo na sociedade em que vive, pela excelência do melhor exemplo, os sublimes princípios da moral e da razão, irradiando aos quatro cantos da Terra a luminescência da Maçonaria.

Façamos nossa parte! Tornemos feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e à crença de cada um. 

Nisto admoesta Samuel Lima: "Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino."

Comentários