SIMBOLOGIA OCULTA DO XADREZ

O xadrez, como outros jogos e costumes contemporâneos, surge de um pano de fundo mítico. O jogo estratégico que busca encurralar o rei inimigo vem da Índia antiga. Como afirma um pesquisador qualificado do simbolismo antigo, o tabuleiro de xadrez "simboliza a existência concebida como um campo de ação para as forças divinas. Em seu significado mais universal, o combate representado pelo jogo de xadrez representa a batalha mítica dos devas com o asuras, dos deuses com os titãs, ou dos anjos com os demônios, derivando disso todos os outros significados do jogo."

O exército branco é o da luz, o preto é o das trevas. Numa ordem relativa, a batalha representada no tabuleiro representa, bem, a dos dois exércitos terrestres.

O que mais fascina o homem de casta nobre e guerreira é a relação entre vontade e destino. Pois bem, é exatamente isso que o jogo de xadrez ilustra, justamente porque suas sequências são sempre inteligíveis, sem serem limitadas em sua variação. Um rei da Índia queria saber se o mundo obedecia à inteligência ou à sorte. Dois sábios, seus conselheiros, deram respostas contrárias, e para provar suas respectivas teses, um deles pegou o xadrez, por exemplo, em que a inteligência prevalece sobre o acaso, enquanto o outro trouxe alguns dados, a imagem da fatalidade.

Em cada fase do jogo, o jogador é livre para escolher entre várias possibilidades, mas cada jogada trará uma série de consequências inevitáveis, de modo que a necessidade limita cada vez mais a livre escolha, aparecendo o fim do jogo não como resultado. do acaso, mas como resultado de leis rigorosas.

Aqui se revela não apenas a relação entre vontade e destino, mas também entre liberdade e conhecimento: a menos que haja um descuido do adversário, o jogador resguardará sua liberdade de ação apenas na medida em que suas decisões coincidam com a natureza do jogo. , ou seja, com as possibilidades que isso implica. Em outras palavras; a liberdade de ação é aqui solidária com a previsão, com o conhecimento das probabilidades; inversamente, a pulsão cega, por mais livre e espontânea que possa parecer à primeira vista, acaba se revelando como uma não-liberdade.

O xadrez representa o indivíduo capaz de governar seu mundo externo ou interno de acordo com suas próprias leis.

Esta arte supõe a sabedoria, que é o conhecimento das possibilidades; a verdadeira sabedoria é a identificação mais ou menos perfeita com o Espírito, este último simbolizado pela qualidade geométrica do tabuleiro, selo da unidade essencial das possibilidades cósmicas.

O Espírito é a verdade; pois seu homem é livre; fora dela, ele é escravo de seu destino. Esse é o ensinamento do jogo de xadrez.

Comentários